Buscar

Apol 1 Etíca e Responsabilidade Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
O atleta Patrick Mendes, que ficou em quarto lugar no levantamento de peso na categoria até 105 Kg, foi flagrado no exame antidoping durante os Jogos do Pan Americanos de Toronto. De acordo com a notificação da comissão Médica da Odepa (Organização Desportiva Pan Americana), foi identificado um tipo de testosterona no exame feito no atleta.
Com o resultado, Mendes teve o resultado cancelado. A medida não altera o quadro de medalhas, já que ele ficou em quarto lugar. O Brasil conquistou um ouro, uma prata e dois bronzes no levantamento de peso. Mendes tem direito de realizar um exame de contraprova.
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/07/1656790-brasileiro-do-levantamento-de-peso-e-pego-no-doping-em-toronto.shtml
As ambiguidades humanas são cercas pela ética. As atitudes em alguns aspectos são boas, mas em outros são más: elas nos convêm e ao mesmo tempo não nos convêm. No terreno das relações humanas, essas ambiguidades ocorrem com maior frequência ainda.
Assim diante do material desta rota, qual a definição de ética segundo Motta (1984)?
Nota: 20.0
	
	A
	A ética é uma lei imposta por Deus para determinar nossa vida em sociedade.
	
	B
	O direito é um sistema ideal que faz da ética inútil na sua prática.
	
	C
	A ética não está relacionada ao direito, pois a ética procura os fundamentais do comportamento humano.
	
	D
	A ética é um bloco de valores que conduz o comportamento humano na sociedade, garantindo o bem-estar social.
Você acertou!
Comentários: Para Motta (1984), a ética pode ser entendida como um bloco de valores que conduz o comportamento humano na sociedade, com fins de garantir o bem-estar geral.
	
	E
	Nenhuma das afirmações anteriores
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas
Proporcionar competitividade à organização significa criar, desenvolver e aplicar as habilidades e as competências da força de trabalho. A função da Gestão de Pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados. Esta foi a crença que levou Walt Disney a construir a Disney a partir de sua própria equipe de pessoas. No nível macroeconômico, a competitividade é o grau em que uma nação pode, em condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços que sejam bem aceitos nos mercados internacionais, enquanto simultaneamente mantém os ganhos reais de seus cidadãos. Nessa definição, a palavra nação pode ser substituída pela palavra organização e a palavra cidadãos por pessoas (CHIAVENATO, 2010)
A partir da leitura analise as afirmativas abaixo:
 I - Competitividade organizacional é explorar ao máximo a força de trabalho.
II - A Gestão de Pessoas (GP) deve estar focada apenas na ampliação dos lucros da empresa.
III- Competitividade macroeconômica é ter forte presença nos mercados internacionais mantendo os ganhos dos trabalhadores da organização.
 
É CORRETO o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II, apenas.
	
	D
	III, apenas.
Você acertou!
. Competitividade verdadeira com bons resultados e força no mercado valoriza seus funcionários.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas
Percebemos que as empresas contemporâneas buscam não só profissionais, mas parceiros da organização, estando dispostas a investir no capital intelectual, pois são conscientes de que é necessário um quadro motivado e qualificado para que a empresa obtenha sucesso e se mantenha competitiva no mercado. Não só as empresas mudaram a visão, os profissionais também se tornaram mais exigentes e seletivos, buscando cada vez mais qualificação profissional e desafios que os permitam crescer e desenvolver-se em sua área. É bem verdade que muitas organizações brasileiras ainda apresentam vestígios práticos bem demarcados dos antigos modelos de gestão, apesar de que na teoria apresentem-se como seguidores afincos dos processos de modernização. (Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=qzaextpdq)          
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
 I - As empresas contemporâneas investem em seus próprios profissionais.
                                                PORQUE
II - Profissionais motivados e competentes contribuem para o sucesso e a competitividade da empresa no mercado.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são corretas e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
Não é por simples benevolência que as empresas investem em seus funcionários (I) mais porque isso vai contribuir para alcançar bons resultados e afirmar-se no mercado perante as empresas concorrentes.
	
	B
	A asserção I é falsa.
	
	C
	A asserção II é falsa.
	
	D
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II nada tem a ver com a I.
	
	E
	As asserções I e II são falsas.
Questão 4/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Enxurrada de lama, causada pelo rompimento de barragem em Mariana – MG, causou destruição por onde passou.
Em novembro de 2015 no estado de Minas Gerais, aconteceu uma das maiores tragédias ambientais já ocorridas até então no Brasil. O rompimento de uma barragem levou morte e destruição por onde passou. Fica a pergunta: a empresa mensurava os riscos? Os responsáveis sabiam dos riscos? Tinham autonomia para agir? Tinham consciência de que uma tragédia deste porte poderia ocorrer? O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que detinha a responsabilidade da fiscalização, sabia dos riscos? Houve alguma subvenção para que dessem autorização para a produção? Difícil averiguar, mas um indivíduo não colocaria em jogo questões tão delicadas, a não ser que não houvesse conhecimento do real potencial de risco. Bom, partimos do pressuposto que um ser humano em sã consciência não colocaria em risco seu emprego e o sustento da sua família, bem como, não gostaria de tomar para si a responsabilidade de tantas vidas afetadas por uma negligência de sua parte. Posto isto e diante a dificuldade de se achar um culpado, partimos para a análise de acontecimentos que sucederam a tragédia. Um fato que merece destaque e que envolveu questões éticas, morais e legais, foi o fato de comerciantes das cidades afetadas pela lama, ao se depararem com a elevação da demanda por água mineral, imediatamente aumentaram os preços dos galões de água.
Com base nestas informações é possível afirmar:
I - A elevação dos preços por parte dos comerciantes é considerada uma atitude ética;
II - A existência de poucos concorrentes em condições de ofertar a água, faz da atitude dos comerciantes, devido a elevação da demanda, uma atitude baseada na moral;
III- Os comerciantes, tem o direito de elevar os preços, porém este fato não é moral;
IV - A elevação dos preços diante de um fato como o ocorrido, não caracteriza uma atitude ética e de direito.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmações (i) e (ii) são verdadeiras
	
	B
	Apenas as afirmações (i) e (iii) são verdadeiras
	
	C
	As afirmações (iii) e (iv) são falsas
	
	D
	As afirmações (iii) e (iv) são verdadeiras
	
	E
	Somente a afirmação (iv) é verdadeira
Você acertou!
Comentário: A atitude dos comerciantes não é caracterizada como ética, imbuída de moral e de direito, uma vez que, diante dos fatos, uma atitude ética seria aquela que diante da elevação da demanda, os preços se reduziriam, uma vez que as pessoas comprariam mais e o comerciante continuaria ganhando, e mais, diante do sofrimento das pessoas e da necessidade de água para a sobrevivência, seria até mesmo ilegal esta prática. A reportagem abaixo esclarece um pouco mais a afirmação.
Questão 5/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Historicamente, a ética foi palco de muitas reflexões filosóficas, em todas as sociedades e culturas. A ética filosófica buscou sempre nortear e encontrar soluções para os problemas básicos das relações entre os indivíduos
de uma determinada sociedade. Desde a Grécia Antiga à Contemporaneidade, a Ética foi discutida, elaborada e referenciada por muitos filósofos, entre eles Sócrates, Platão e Aristóteles são exemplos de grandes filósofos.  Sócrates racionaliza a Ética e preconiza uma concepção do bem e do mal. Em Platão, a Ética ganha fôlego na política a partir de uma concepção metafísica e da sua doutrina da alma. Assim como Platão, Aristóteles fala do homem político, social, condenado a viver na pólis. Assim podemos perceber que os dilemas éticos não são temas estudados apenas na contemporaneidade, mas sim ao longo do tempo e vem se aprimorando. Neste sentido pergunta-se: Qual filósofo é considerado o “pai da ética” ao revelar uma necessidade de se refletir, de forma sistemática, sobre conceitos que antes eram dados de forma automática, como o bem, a virtude e a justiça?
Nota: 20.0
	
	A
	Platão
	
	B
	Kant
	
	C
	Aristóteles
	
	D
	Sócrates
Você acertou!
Comentário: Sócrates é considerado o fundador da reflexão racional, sistemática e crítica sobre a ação humana virtuosa. Antes de Sócrates existiam costumes e leis, ditados pela religião e tradições. Sócrates então contra o que já era estabelecido, propõe e defende a Ética ao defender que devemos pensar e analisar as nossas condutas e os nossos comportamentos em função do que nós próprios pensamos, através de um exame racional de nossos comportamentos.
	
	E
	Hegel
Conheça o novo AVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais