Buscar

Veteglan: solução injetável para controle do cio em bovinos

Prévia do material em texto

VETEGLAN
O Veteglan é composto por D (+) cloprostenol, é uma solução injetável, onde tem como ação luteinizante, ou seja, causa uma regressão morfológica e funcional do corpo lúteo, seguida pela volta do cio entre 2 a 4 dias após o tratamento, com uma ovulação normal. É altamente eficaz em bovinos. 
Sua eficácia não tem efeito em períodos de ovulação que vai até 5 a 7 dias depoi., É um produto caracterizado por alcançar índices terapêutico alto, não alterando a fertilidade e não causando efeitos colaterais sobre os bezerros (crias) concebidos no cio seguinte ao tratamento.
É utilizado em rebanhos leiteiros, na intenção de reduzir o número de vacas secas, através do controle do cio de cada animal e o índice de partos, eliminando a necessidade de detectar o cio da primeira inseminação, além de poder sincronizar o cio em grupos de vacas e novilhas, permitindo assim uma utilização ótima de pastagens.
Deve-se lembrar de não administrar o produto a fêmeas gestantes e nem ser administrado por mulheres grávidas, caso a medicação entre em contato com a pele, é necessário lavar imediatamente com água corrente abundante, pois ele pode ser absorvido através da pele, levando ao aborto em gestantes devido seu poder de luteinização.
Nos homens as prostaglandinas do tipo F2 podem causar espasmo bronquial, se por acidente ocorrer a inalação do medicamento, deve-se administrar imediatamente um broncodilatador de ação rápida, como a isoprenalina ou o salbutanol por inalação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes