Buscar

PEÇA QUEIXA CRIME CASO 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DE NITERÓI/RJ.
Pedro......, nacionalidade......., estado civil......., engenheiro, portador da carteira de identidade nº......., inscrito no cadastro de pessoa física sob o nº........ residente e domiciliado na Praia de Icaraí – Niterói – RJ, vem por seu advogado infra-assinado, cuja procuração com poderes especiais nos moldes do art. 44 do Código de Processo Penal se apresenta, com fundamento nos arts. 30 e 41 do Código de Processo Penal combinado com o art. 100, § 2º, do Código Penal, oferecer, tempestivamente, a presente
 
QUEIXA-CRIME
em face de HELENA .........., residente e domiciliada à Praia de Icaraí – Niterói/RJ, pelos motivos a seguir aduzidos: 
DOS FATOS:
Pedro, motivado pela passagem de seu aniversário resolveu que tal data deveria ser comemorada em uma famosa churrascaria da cidade de Niterói/RJ, para tanto, decidiu que, na manhã do dia de seu aniversário, dia 19 de abril de 2016, seus contados deveriam ser informados por meio de uma postagem em sua rede social, o que o fez naquela mesma manhã. 
Ocorre que, Helena, ex-namorada e vizinha de Pedro, residente à praia de Icaraí, Niterói/RJ soube da informação postada e resolveu com o intuito de ofender o ex-namorado, publicar o seguinte comentário na mesma rede social: “não sei o motivo da comemoração, já que Pedro não passa de um idiota, bêbado, porco, irresponsável e sem vergonha”. 
Não satisfeita, Helena ainda acrescentou a seguinte informação: “ele trabalha todo dia embriagado e vestindo saia! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário de expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo” 
Pedro tomou conhecimento dos comentários ofensivos de Helena ao acessar o seu perfil na rede social, sendo tal fato testemunhado pelos amigos de Pedro que estavam ao seu lado, neste caso Marcos, Miguel e Manuel, gerando naquele momento um grande constrangimento para Pedro o que motivou o cancelamento da festa programada para aquele dia. 
DO DIREITO:
Pode ser observada na ação de Helena, ao fazer as publicações na rede social de Pedro, dois propósitos específicos, inicialmente com os xingamentos direcionados ao seu ex-namorado, existiu a clara intensão de ofender a honra subjetiva de Pedro, ficando caracterizado dessa forma o crime de INJÚRIA, tipificado no artigo 140 do Código Penal. Posteriormente, ao narrar fato ofensivo relacionado à reputação de Pedro, Helena visava atingir a honra objetiva, neste caso, ficou clara a prática do crime de DIFAMAÇÃO previsto no artigo 139 do Código Penal.
Observa-se que no fato em questão, foi identificada uma causa de aumento de pena prevista no artigo 141, III do Código Penal, visto que a intenção de Helena, em publicar em uma rede social xingamentos e fatos mentirosos em relação ao ex-namorado, visava dar publicidade a várias pessoas de forma rápida e instantânea. 
Considerando ainda que a prática criminosa de Helena ocorreu em função de desígnios autônomos, ficou evidenciada a existência de concurso formal imperfeito. 
DOS PEDIDOS: 
	Diante do exposto, tendo o acusado infringido os arts. 139, 140 e 141, III da Lei Penal Brasileira, requer a Vossa Excelência:
A designação de audiência preliminar ou de conciliação;
A citação da querelada;
O recebimento da queixa-crime;
A oitiva das testemunhas arroladas;
A procedência do pedido, com a consequente condenação da querelada nas penas dos artigos 139 e 140 c/c o art. 141, III, n/f com o art. 70, todos do Código Penal;
Fixação de valor mínimo de indenização, nos termos do artigo 387, IV, do Código Penal.
Termos em que,
Pede Deferimento.
Local, Data
Advogado
OAB
Rol de Testemunhas: 
Marcos, Miguel e Manuel.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais