Buscar

Alteraçoes na Lingua Odonto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ALTERAÇÕES PRÓPRIAS DA LÍNGUA
Microglossia
Macroglossia
Anquiloglossia
Língua fissurada
Tireóide lingual
Varizes linguais
Língua pilosa
Língua geográfica
Papilite foliácea
ALTERAÇÕES PRÓPRIAS DA LÍNGUA
MICROGLOSSIA (Hipoglossia)
Alteração de desenvolvimento incomum, de causa desconhecida, caracterizada por uma língua anormalmente pequena.
Aglossia: ausência (virtual) de toda a língua, que pode ocorrer em raras ocasiões.
Há relação com condições associadas com Síndromes de hipogênese de membros oromandibulares, normalmente associadas a anomalias de membros como a hipodactilia (ausência de dedos) e a hipomelia (hipoplasia de parte ou de todo um membro). 
É frequentemente associada com hipoplasia da mandíbula, podendo haver ausência dos incisivos inferiores.
Tratamento e prognóstico dependem da natureza e da gravidade da condição. A cirugia e a ortodontia podem melhorar a função oral, e o desenvolvimento da fala depende do tamanho da língua.
MACROGLOSSIA
Condição incomum caracterizada pelo aumento da língua, causada por grande variedade de condições como malformações congênitas e doenças adquiridas.
Pode ocorrer em:
Malformações vasculares: linfangioma e hemangioma; hemihipertrofia, cretinismo, síndrome de Down, Carcinomas de língua e pacientes desdentados.
 As causas mais freqüentes são malformações vasculares e hipertrofia muscular.
Ocorre mais frequentemente em crianças, variando de leve a grave, e em recém-nascidos, o sintoma inicial pode ocorrer por ruído na respiração e dificuldade de alimentação. 
A pressão da língua na mandíbula e nos dentes pode causar edentações na borda lateral da língua, mordida aberta e prognatismo mandibular. Quando projetada constantemente para fora da boca, a língua pode sofrer ulceração, infecção e necrose. 
A condição pode levar à gagueira, e quando acentuada pode obstruir vias aéreas.
Em pacientes com linfangiomas, a superfície da língua apresenta-se caracteristicamente pregueada e com múltiplas elevações semelhantes a vesículas (vasos linfáticos dilatados na superfície). Na Síndrome da Down, a língua aumentada apresenta superfície fissurada.
Em pacientes edêntulos, pode espalhar-se lateralmente, dificultando o uso de P.T.
O tratamento e o prognóstico dependem da causa e da gravidade. A cirurgia para redução de sintomas indicada é a glossectomia, e fonoaudiologia é indicada se a fonação estiver afetada.
ANQUILOGLOSSIA
Anomalia de desenvolvimento da língua caracterizada por um freio lingual curto, resultando na limitação dos movimentos da língua. A anquiloglossia acentuada é relativamente rara.
Podem ocorrer defeitos de fonação, e o freio curto pode levar a limitação de alguns movimentos, sendo que sua inserção mucogengival mais alta pode causar problemas periodontais.
Como tratamento, quando da presença de problemas funcionais e periodontais, indica-se a frenectomia.
LÍNGUA FISSURADA
Presença de numerosas fendas , fissuras ou sulcos na superfície dorsal da língua, variando de 2 a 6 mm de profundidade. A etiologia é desconhecida, sendo que a hereditariedade parece ser importante.
Clinicamente é variável, podendo apresentar uma grande fissura central com pequenas fissuras laterais perpendiculares ou fissuras localizadas apenas na bordas da língua.
Geralmente é assintomática, podendo apresentar ardência ou discreta dou. 
É fortemente associada à presença de língua geográfica e atinge crianças e adultos. Está associada à Síndrome de Melkerson-Rosental (queilite granulomatosa - tumefação dos lábios – edema facial não inflamatório, paraliisia facial e língua cerebriforme)e à Sindrome de Down (trissomia do cromossomo 21), entre outras.
Não é indicado qualquer tratamento, e a higienização por escovação pode evitar irritação.
TIREÓIDE LINGUAL
Remanescentes de tecido tireoidiano encontrados na parte dorsal posterior da língua, entre o forame cego e a epiglote. Podem variar de pequenas lesões nodulares assintomáticas a grandes massas que podem bloquear as vias aéreas. Os sintomas clínicos mais comuns são: disfagia, disfonia, dispnéia. 
O diagnóstico é bem estabelecido pelo estudo da tireóide com iodo radioativo, e se necessário for, biopsia parcial.
O tratamento recai sobre o acompanhamento periódico em pacientes assintomáticos, e nos sintomáticos, a terapêutica com suplemento de hormônio da tireóide pode reduzir o tamanho da lesão.
VARIZES LINGUAS
Veia anormalmente dilatada e tortuosa. A etiologia exata é incerta, havendo predileção por adultos e idosos. A literatura não relata associação com hipertensão ou outras cardiopatias, mas especula-se a relação com carizes nas pernas.
A variz sublingual é o tipo mais comum, e apresenta-se classicamente como múltiplas bolhas e pápulas vermelho azuladas na borda centro-lateral da língua. São assintomáticas, salvo quando ocorre trombose secundária. Varizes solitárias podem ocorrer em outros locais da boca, principalmente em lábios e mucos jugal. 
Tratamento: como são classicamente assintomáticas, nenhum tratamento é indicado. As varicosidades de lábio que causem comprometimento estético podem ser esclerosadas ou removidas cirurgicamente..
LÍNGUA PILOSA
Acúmulo de queratina nas papilas filiformes da superfície dorsal da língua. A condição parece representar um aumento na produção de queratina ou um decréscimo na descamação normal de queratina. Os possíveis fatores associados são:
# tabagismo crônico
# terapêutica com antibióticos
# higiene oral deficiente
# debilitação geral
# radioterapia
# uso indiscriminado de bochechos
# proliferação de bactérias ou fungos
A língua pilosa afeta mais comumente a porção mediana anterior das papilas valadas, espalhando-se para as bordas laterais e anteriores. Geralmente as papilas alongadas são castanhas, amareladas ou negras, resultado de bactérias cromogênicas, pigmentos de tabaco ou alimentos. Grande envolvimento pode resultar em aparência espessada.
A sintomatologia pode estar presente como náusea, gosto ruim na boca, ou halitose intensa.
O tratamento consiste na eliminação de fatores predisponentes associados e promoção de excelente higienização oral: escovação e raspagem periódica.
LÍNGUA GEOGRÁFICA (Glossite migratória benigna, estomatite migratória benigna, eritema migratório)
Condição benigna comum da etiopatogênese desconhecida.
Possível relação com pacientes atópicos, podendo representar uma hipersensibilidade a um fator ambiental. No gênero feminino esta ocorrência pode aumentar e diminuir de forma previsível pelo uso de contraceptivos orais, sugerindo relevância de fatores hormonais.
Clinicamente se manifesta no dois terços anteriores do dorso da língua, como áreas de eritemas múltiplos e bem demarcados, concentrados na ponta e bordas laterais da língua. Isto é devido à atrofia das papilas filiformes, e estas áreas atróficas são tipicamente circundadas, totsal ou parcialmente por uma borda circinada em forma de serpentina, cor amarelo-esbranquiçada e levemente elevada. Pode iniciar-se como uma mancha branca. As lesões surgem rapidamente, resolvem-se em poucos dias ou semanas e em seguida instalam-se em área completamente diferente. Uma lesão solitária não é comum. Geralmente a língua geográfica é assintomática, mas pode haver sensibilidade a alimentos quentes e sensação de queimação.
Raramente ocorre em outros locais, mas quando ocorre em mucosa jugal, labial ou palato mole, a língua também está envolvida. As bordas da lesão devem ser observadas quando do diagnóstico diferencial com candidíase e leucoplasia.
Tratamento: geralmente nenhum tratamento é indicado. Em casos da sintomatologia estar presente e exacerbada, corticóides tópicos (como gel de fluocinamida) pode ser utilizado.
PAPILITE FOLIÁCEA
Proliferação das células linfóides em resposta a ameaças antigênicas, aumentando seu número para combater o agente agressor com maior eficiência.Tal proliferação resulta em um aumento do tecido linfóide , também denomindado de hiperplasia linfóide. Os agregados do tecido linfóide, também chamados de anel de Valdeyer, normalmente espalhados pela cavidade bucal localizam-se particularmente em orofaringe, palato mole, lateral da língua e soalho da boca.
Os agregados linfóides intra-orais hiperplásicos apresentam-se como inchaços discretos e firmes sob a mucosa, em geral menores que 1 cm, podende parecer normais ou de cor rosa-escura, se o agregado for mais profundo, ou possuir uma nuance amarelo-alaranjada cremosa , se a coleção de linfócitos estiver mais superficial. Quando atinge a porção lateral posterior da língua, o aumento de tamanho é geralmente bilateral e simétrico, o que auxilia no diagnóstico diferencial de lesões malignas.
Tratamento: Não é necessário. Se a sintomatologia dolorosa se tronar exacerbada, a excisão cirúrgica é indicada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes