Buscar

Física I P1B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��FOLHA DE QUESTÕES�NOTA:�������CURSO:����Ciclo Básico das Engenharias���PROVA:�DISCIPLINA:�PROFESSOR:�Data:��P1B�FÍSICA I�MARCELO DINIZ�27/09/11  ��Nº:�MATRÍCULA:�ALUNO:�TURMA:��������������� ��
ATENÇÃO: - É obrigatório conter o desenvolvimento das questões, á caneta azul ou preta;
- Todos os desenvolvimentos e cálculos deverão estar na folha de resposta. Não serão consideradas respostas em outra folha que não seja a folha de respostas.
- O uso de calculadora é permitido. O empréstimo da mesma durante a prova NÂO!
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	FORMULÁRIO:
	v = vo + at
	S = so + vt
	Ec = ½ mv2
	Fat = (.N
	EpG = mgh
	V = 2(rf = 2(r/T
	V2 = vo2 + 2a(S
	FR = m.a
	Ep = ½ k(x2
	V = ( . r
	EM = Ec + EP
	T = 2(/L
	S = so + vot + ½ at2
	T = 1\f
	Fc = mv2/r
	Fm = -k . (x
	( = 2(/T = (k/m)1/2
1- Os carros A e B se movem no mesmo sentido em pistas vizinhas. A posição x do carro A é dada na figura, do instante t = 0 ao instante t = 7,0 s. A escala vertical do gráfico é definida por xs = 40,0 m. Em t = 0, o carro B está em x = 0, com uma velocidade de 12 m/s e uma aceleração positiva aB. (a) Qual deve ser o valor de aB para que os carros estejam lado a lado (ou seja, tenham o mesmo valor de x em t = 5s? Plote a posição x do carro B em função do tempo t. 
2- Um projetista de páginas da internet cria uma animação na qual um ponto da tela do computador possui posição r = [4,0cm + (2,5cm/s2)t2] i + (5,0cm/s)t j. a) Ache o módulo, a direção e o sentido da velocidade média do ponto para o intervalo entre t1 = 0 e t2 = 2,0s. b) Ache a velocidade instantânea para t1 = 0 e t2 = 2,0s.
3- Um dardo e arremessado horizontalmente com uma velocidade inicial de 10 m/s em direção a um ponto P, o centro de um alvo de parede. Ele atinge um ponto Q do alvo, verticalmente abaixo de P, 0,19 s depois do arremesso. (a) Qual é a distância PQ? (b) A que distância do alvo foi arremessado o dardo?
4- Um menino faz uma pedra descrever uma circunferência vertical com 2,0m de raio e com centro do solo, como mostra a figura. A corda se parte e a pedra é arremessada quando passa pela posição indicada. Sabendo que a pedra toca o solo 2m adiante do ponto em que foi lançada, determine:
a) o tempo gasto para atingir o solo;
b) a velocidade com que a pedra foi lançada;
c) a velocidade angular com que a pedra girava antes do lançamento ocorrer.
5- Duas rodovias se cruzam, como mostra a figura. No instante indicado, um carro de policia P está a uma distância dp do cruzamento, movendo-se com uma velocidade escalar vp = 54 km/h. O motorista M está a uma distância dM = 150m do cruzamento, movendo-se com uma velocidade escalar vM = 126 km/h. Quando percebem o perigo de colisão os dois motoristas passam a frear com 4 m/s2. Eles conseguirão evitar a colisão? De sua resposta determinando o intervalo de tempo e a distância percorrida até a colisão. 
vo
2,5m

Outros materiais