Buscar

Av2 Serviço Social Unopar Segundo Semestre etica politica e cidadania

Prévia do material em texto

1)
O livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel, foi publicado em 1532 e representa um tratado político que serviu como base para moldar a estrutura governamental dos tempos modernos. Para Maquiavel os valores políticos são medidos pela utilidade social e pela eficácia prática, apartados dos valores que norteiam a moralidade privada das pessoas. Analisando a ideias de Maquiavel e a ruptura do seu pensamento com a tradição política, avalie as asserções:
I-Para Maquiavel só há um fundamento anterior a política que é Deus.
II-As comunidades e a sociedade são divididas desde suas origens, portanto, jamais teremos uma unidade social ou uma harmonia e bem comum.
III-Para o filósofo, todo príncipe deve ser virtuoso, cristão, com virtudes morais e principesca.
IV-Quanto o pensamento do filósofo sobre a divisão clássica dos regimes políticos, Maquiavel, diz que todo regime político, com qualquer origem ou forma, poderá ser legitimo ou ilegítimo, sendo o critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade, é a liberdade.
V-A ideia de maquiavelismo decorre da noção de Maquiavel sobre as virtudes políticas. A virtude política, para o filósofo é a astúcia que o príncipe deve ter para se moldar as circunstâncias e aos tempos, reconhecendo e sendo ousado para aproveitar as ocasiões.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)
Estão corretas as asserções I; II; III; IV; V
b)
Estão corretas as asserções I; II; III; V.
c)
Estão corretas as asserções II; III; IV.
d)
Estão corretas as asserções II; IV; V.
Alternativa assinalada
e)
Estão corretas as asserções III; IV; V. 
2)
O Período que ficou conhecido como Guerra Fria foi de 1945 a 1989, retrato pela polarização entre a ideologia capitalista x socialista, posições ideológicas, opostas que ao final da Segunda Guerra Mundial, passaram a delimitar, zonas geográficas denominadas de bloco capitalista e bloco socialista. Essa nova ordem bipolar representada pelos Estados Unidos da América versus União das Repúblicas Socialistas Soviéticas formam as bases da Guerra Fria.
A partir das leituras e de seus conhecimentos, avalie as afirmações:
I-A Guerra Fria, foi uma marca do enfrentamento entre duas teorias ideológica, política e econômica, com valores e posições opostas - socialismo versus capitalismo.
II-O confronto direto entre os países EUA e URSS nunca ocorreu, porque ambos, detém alta tecnologia de guerra e a bomba atômica.
III-O Socialismo é um sistema político-econômico que se opõe ao capitalismo e ao liberalismo. Seu princípio básico é a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder e do controle do Estado pelos trabalhadores e operários.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)
As afirmações I; II; III estão corretas.
Alternativa assinalada
b)
Somente a afirmação III está correta.
c)
Somente a afirmação II está correta
d)
Somente a afirmação I está correta
e)
As afirmações I; II; III estão incorretas. 
3)
Platão imortalizou seus conhecimentos sobre o pensamento Socrático, em seus diálogos com o Mestre, nas obras A República e Leis. Para o filósofo, os homens comuns são vítimas do conhecimento imperfeito que vem da opinião e, por isso, devem ser dirigidos por homens inteligentes e que se distinguem pelo saber. Dessa maneira, a pólis e os seres humanos, para Platão, possuem a mesma estrutura, pensando assim, coloque C ( certo) e E (errado).
( ) Para o filósofo Platão, um homem virtuoso é aquele que a  razão se sobrepõe a cólera e o desejo.
( ) Para Platão a alma racional está localizada na cabeça, fundada na vontade e no pensamento e consegue ser mais forte do que à alma concupiscente e a alma colérica.
( ) A justiça ética para o filósofo Grego Platão, seria obtida através da hierarquia das almas: a alma superior domina e se sobrepõe as almas inferiores.
( ) Para o filósofo Platão, a justiça distributiva está relacionada aos bens econômicos e partilháveis, enquanto a justiça participativa, relaciona-se ao poder político participável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
Alternativas:
a)
C;C;E;E
b)
C;C;C;E
Alternativa assinalada
c)
E;E;C;C
d)
C;C;C;C
e)
E;E;E;E
4)
De acordo com as leituras realizadas sobre Política, observamos que esse termo  é utilizado com diferentes sentidos. Sendo assim, analise as proposições.
I-O termo política, deriva do Grego antigo, que sugere a ideia de procedimentos relativos à pólis ou a cidade-Estado.
II-Podemos utilizar o termo política para significar ações coletivas, realizadas por membros da sociedade e dirigidas aos governos ou ao Estado.
III-O termo política, também foi absorvido na atualidade, como uma expressão que demonstra as formas como as pessoas envolvidas participam ou se envolvem em organizações e administrações de grupo.
IV-A ética da política tem total sintonia com a ética da vida pessoal, ou seja, o político precisa revelar à sociedade que o elegeu, sua ampla capacidade de defender o bem comum. 
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)
As proposições I e III estão corretas e a II e IV incorretas
b)
As proposições II; IV estão corretas e a I e III incorretas
c)
As proposições I; II; III; IV estão corretas
Alternativa assinalada
d)
As proposições III e IV estão corretas e a I e II incorretas. 
e)
As proposições II; III; IV estão corretas e a I incorreta
5)
Ao estudarmos o contexto político do século XIX, observamos que as nações que se industrializaram tardiamente, como a Itália e a Alemanha, procuravam estratégias de dominação e de expansão no espaço afro-asiático, espaços esses, que já tinham sido tomados pelos países Inglaterra e França. Essa disputa por terras entre esses países, fez com que a 1ª grande Guerra Mundial se tornasse a única solução para resolver o choque de interesses entre os países europeus. Sabendo que esse conflito inaugurou uma nova fase para o desenvolvimento do século XX, analise as asserções I e II.
I – Podemos afirmar que a política liberal dos séculos XIX e XX, sem a intervenção do Estado, levou à disputa imperialista, à Primeira Guerra Mundial e também conduziu o mundo à crise de superprodução de 1929.
Porque
Com a disseminação da manufatura, o aumento da produção, a expansão de créditos, criam uma bolha inflacionaria e os investimentos na bolsa de valores de nova Iorque, entraram em colapso.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são falsas.
b)
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
c)
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
d)
As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
e)
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa assinalada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes