Buscar

gabarito prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
	Prova Objetiva:
	5600381
Parte superior do formulário
	1.
	A administração é uma ciência jovem. Assim como no âmbito comportamental, no início do século XX, boa parte da população que vivia em pequenas aldeias, ou vilarejos, produzia seus alimentos e seus utensílios para o uso no dia a dia, porém alguns indivíduos, mais por uma questão de necessidade, de sobrevivência ou em busca do sustento e subsistência de suas famílias, passaram a especializar-se em algumas tarefas. Na época eram denominados de artesãos. Havia também nessas vilas pequenas escolas e prestação de serviços de profissionais, assim como alguns lavradores. E, por fim, ora em feiras livres, ora em pequenas lojas físicas, acontecia o comércio. Podemos, portanto, denominá-los como organizações que já adotavam ações administrativas. Assim, antes de falarmos da administração contemporânea, adotada nas empresas e organizações, havia outros grupos que foram influenciadores na ciência da administração. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes grupos:
	 a)
	Influência das classes sociais. Influência da Igreja Luterana. Influências filosóficas. Influência militar.
	 b)
	Influência da Revolução Industrial. Influência econômica. Influência real. Influências filosóficas. Influência dos camponeses.
	 c)
	Influência da Revolução Industrial. Influências filosóficas. Influência real. Influência da Igreja.
	 d)
	Influência da Revolução Industrial. Influências filosóficas. Influência militar.  Influência da Igreja.
	2.
	Enquanto Taylor desenvolvia a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916, na França surgia a Teoria Clássica da Administração com Fayol (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2006). Fayol é considerado o pai da Teoria Clássica. A Administração Científica era pautada na tarefa realizada pelo operário, e a recém-chegada Teoria Clássica da Administração apoiar-se-ia nessa estrutura. A Teoria Clássica parte da visão sistêmica da organização e principalmente de sua estrutura, visando garantir a eficiência de todos os envolvidos no processo. Fayol, em seus estudos, destaca que todas as empresas apresentam seis funções básicas. Sobre essas funções e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Técnicas.
II- Comerciais. 
III- Financeiras.
IV- De segurança.
V- Contábeis.
VI- Administrativas.
(    ) Ligada aos processos da produção de bens ou de serviços da empresa.
(    ) Ligadas aos processos de integração entre os gestores da cúpula, coordenam e sincronizam as demais funções da empresa.
(    ) Ligada às compras e às vendas feitas na empresa.
(    ) Ligada à proteção e à preservação dos bens e das pessoas.
(    ) Ligada à gestão dos recursos financeiros na empresa. 
(    ) Ligada aos registros, aos balanços, aos custos, ao inventário e às estatísticas.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CARAVANTES, G. R.; PANNO, C. C.; KLOECKNER, M. Administração: teoria e processos. São Paulo: Pearson, 2006.
	 a)
	I - VI - II - IV - III - V.
	 b)
	I - III - II - VI - IV - V.
	 c)
	II - III - I - VI - V - IV.
	 d)
	III - IV - I - II - V - VI.
	3.
	Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa (CHIAVENATO, 2011). Percebeu também que, pelo fato de aprenderem através da imitação e/ou repetição, isso condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele então resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado para atingir melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e, de forma precisa, estudar os tempos e movimentos. "Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho - ORT" (CHIAVENATO, 2011, p. 56). Deste modo, sobre os principais aspectos contemplados com relação à ORT e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise do trabalho e estudo de tempo e movimentos.
II- Estudo da fadiga humana.
III- Divisão do trabalho e especialização do operário.
(    ) Por meio da aplicação dos métodos científicos, a administração procurou eliminar os movimentos desnecessários para o desenvolvimento de uma determinada atividade, visando à diminuição dos esforços musculares. Os movimentos em demasia, por sua vez, proporcionam a queda da produção.
(    ) Proporcionou a especialização do operário pelo fato de ele se limitar à execução rotineira do mesmo trabalho. Dessa forma, cada operário passou a ser especializado na execução de tarefas simples e elementares, visando seu ajuste aos padrões descritos e às normas do desempenho estabelecidas pelo método.
(    ) Os movimentos inúteis eram eliminados e os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos, para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário, ao mesmo tempo em que se fazia estudo de tempo e movimentos, ou seja, a determinação do tempo médio que um operário comum levaria para executar uma tarefa. Com isso, padronizava-se o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - III - II.
	4.
	O estudo e a história da administração têm seus primeiros relatos no início do século XX. O pensamento administrativo muito evoluiu e se aperfeiçoou com o passar dos anos. A respeito desta evolução das teorias da administração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Teoria da Administração Científica teve ênfase nas pessoas.
(    ) As tarefas foram ênfase da Teoria dos Sistemas, Caos e Complexidade.
(    ) A ênfase nas tarefas partiu da Teoria da Administração Científica, já a Teoria da Burocracia teve ênfase na estrutura.
(    ) A Teoria do Comportamento Organizacional e das Relações Humanas deu ênfase à abordagem humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	A liderança é um papel importante que deve ser desempenhado pelo gestor. É preciso gerenciar com pessoas e não para pessoas, pois são elas que movimentam toda a organização e fazem as coisas acontecerem. Existem vários estilos de liderança discutidos na literatura. Sobre esses estilos, analise as sentenças a seguir:
I- Líder autocrático.
II- Líder democrático.
III- Líder liberal.
(    ) Geralmente busca a participação das pessoas para que as tarefas sejam desenvolvidas. 
(    ) Não busca a participação de outras pessoas na tomada de decisão, é centralizador e não permite a liberdade de ação das pessoas.
(    ) É conhecido por deixar a equipe trabalhar livremente, mas cobra o alcance dos resultados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	6.
	O modelo produtivo adotado por Ford era o vertical, em que se produzia desde a própria matéria-prima até o produto acabado. Já com relação à distribuição, esta era através da concentração horizontal, pois tinha as suas agências próprias. Henry Ford fez fortuna na sua época em função da busca constante no aperfeiçoamento de métodos e processos de trabalho, seguindo três princípios básicos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes princípios:
	 a)
	Princípio da Organização, direção, avaliação e controle.b)
	Princípio do Planejamento, Princípio da organização, Princípio da direção e Princípio do controle.
	 c)
	Princípio da comunicação, Princípio da direção, Princípio da avaliação.
	 d)
	Princípio de intensificação, Princípio de economicidade e Princípio de produtividade.
	7.
	Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa (CHIAVENATO, 2011). Percebeu também que, pelo fato de aprender através da imitação e/ou repetição, condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele então resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado para atingir melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e de forma precisa, estudando os tempos e os movimentos. "Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho - ORT" (CHIAVENATO, 2011, p. 56). Sobre os principais aspectos contemplados com relação à ORT e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Desenho de cargos e tarefas.
II- Supervisão funcional.
III- Condições de trabalho.
(    ) A eficiência não está atrelada só à aplicação dos métodos científicos e ao incentivo salarial, mas também às condições do ambiente.
(    ) Compreende a definição de seu conteúdo em termos de tarefa/atividades, bem como os métodos necessários para a sua execução e seu relacionamento com outros.
(    ) Demonstra que cada supervisor deve cuidar de determinada área ou especialidade. Por exemplo, recursos humanos, marketing, finanças, logística. O supervisor possui autoridade somente na área que supervisiona.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2011.
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	8.
	Segundo Chiavenato (2011), devido aos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja a sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Neste sentido, o administrador possui algumas responsabilidades. Sobre essas responsabilidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Atingir as metas e os resultados através da gestão das pessoas.
II- Estabelecer prioridades.
III- Interligar as atividades exercidas pelas organizações.
IV- Habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	9.
	Segundo Chiavenato (2011), devido aos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja a sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Para que o administrador seja bem-sucedido, é necessário que tenha desenvolvido habilidades técnicas, humanas e conceituais. Sobre estas habilidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Habilidades técnicas estão relacionadas ao saber utilizar os métodos, as técnicas e os equipamentos necessários para realizar tarefas específicas.
II- Habilidades conceituais estão relacionadas ao saber utilizar os métodos, as técnicas e os equipamentos necessários para realizar tarefas específicas.
III- Habilidades humanas estão relacionadas à capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz. Facilidade no relacionamento interpessoal e grupal.
IV- Habilidades conceituais: capacidade de utilizar ideias, conceitos, teorias e abstrações como guias orientadores da ação administrativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	10.
	O modelo produtivo adotado por Ford era o vertical, em que produzia desde a própria matéria-prima até o produto acabado. Já com relação à distribuição, era através da concentração horizontal, pois tinha as suas agências próprias. Henry Ford fez fortuna na sua época em função da busca constante no aperfeiçoamento de métodos e processos de trabalho, seguindo três princípios básicos. Sobre esses princípios, analise as afirmativas a seguir:
I- Princípio de intensificação, diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e das matérias-primas, e a rápida entrega do produto no mercado.
II- Princípio de intensificação, aumentar a capacidade de produção do trabalhador no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem.
III- Princípio de economicidade, reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em produção, a ponto de que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencer o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima comprada.
IV- Princípio de produtividade, diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e das matérias-primas, e a rápida entrega do produto no mercado.
V- Princípio de produtividade, aumentar a capacidade de produção do trabalhador no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais