Buscar

Fisiologia SIST ENDÓCRINO - CRESCIM E DESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA – crescimento e desenvolvimento 
Os condrócitos dispostos em colunas na cartilagem (disco epifisário) faz com que haja o crescimento ósseo através da proliferação celular. Essa multiplicação dos condrocitos, atua nesse processo até o período que acaba a cartilagem e o indivíduo para de crescer.
Crescimento - Período fetal: criança nasce com 30% da estatura final da pessoa; Infância (até a puberdade: maturação sexual). 
Cada tecido tem um perfil de crescimento específico. Por exemplo: o tecido neural tem um perfil de crescimento dos 5 anos até a idade adulta; tecido linfóide tem pico de crescimento em torno dos 10 anos de idade etc.. Isso significa que nem todos os tecidos tem um perfil de crescimento igual. O que está envolvido na estatura é o crescimento dos ossos longos. 
HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (GH)
- Age em tds os tecidos do organismo; É uma proteína; É transportada por um carreador pelo sangue; Tem perfil circadiano de secreção (maior liberação de GH pela madrugada); 
-É importante para manutenção da massa magra.
-Recep do GH: de membrana, pois sua estrutura é hidrofílica. As prtn q fazem parte do receptor ficando separadas e na presença do gh elas se aproximam formando um dímero, causando uma mudança conformacional na parte interna do receptor, expondo um sítio permitindo que prtns (ex. JAK – janus kinases) do citosol interajam com ela e desencadeiem suas funções. Depois da interação da JAK com o receptor, ela toma a forma de tirosina quinase, podendo assim adicionar um fosfato em aa tirosinas de outras prtns, inclusive no próprio receptor, ativando ele mesmo mais e mais, dessa maneira é possível alterar funções celulares importantes (diferenciação celular, proliferação celular, diminuição de apoptose), através da amplificação do sinal.
-GH desencadeia o crescimento indiretamente. Não é o próprio GH que desencadeia o crescimento. Ele ativa vias que ativam proliferação etc, mas o efeito sobre o crescimento efetivo é dado pela formação de outros sinalizadores que o GH é responsável por estimular. Estes são os IGFs (fatores de cresc semelhantes a insulina).
*IGF-1: Predomina na vida pós nascimento.
*IGF-2: Predominantemente expresso no período intrauterino.
-HIPOTÁLAMO – ADENO HIPÓFISE (GH) - CORRENT SANG – FÍGADO – IGF – CORREN SANG -CRESC. 
-É vantagem ter IGF pois sua meia vida dura entorno de 20 h enquanto o GH uns 20 min. 
-Existem prtn de ligação ao IGF (IGPbp) que aumentam a meia vida do IGF na circulação. Desta maneira elas ficam mais “protegidas” de enzimas que poderiam degradar elas.
-Ao chegar IGF nos tecidos, ele interage com o seu receptor (4 prtns: 2 extracel e 2 intracel). Ao haver interação horm:recept na porção externa, a porção interna passa a ter ação tirosina quinase. Ao desencadear essa via, irão ser manifestadas ações de crescimento celular. 
-Ações do GH: a) crescimento, b) metabolismo carb proteínas e lipídeos, c) renovação tecidual
a) CRESCIMENTO: o GH contribui em 30% no crescimento
GH da circulação; IGF da circulação, IGF local: irão causar um aumento na diferenciação dos condrócitos (no disco epifisário) para maior proliferação das cels p formação dos ossos.
ACROMEGALIA: excesso de GH quando o disco epifisário já fechou... td deforma causando danos funcionais nos tecidos; 
NANISMO: falta de GH ou de IGF, gera a diminuição da proliferação 
b) METABOLISMO DOS MACRONUTRIENTES: 
i) METAB LIPÍDICO: estimulação da lipólise (hidrólise do triacilglicerol liberando ac graxo e glicerol p sangue). 
ii) METAB PROTEICO: efeito anabólico pelo estímulo de transporte de prtns. Diminui o transporte de glicose no musculo (pode causar diabetes).
iii) METAB CARBOIDRATOS: efeito baixo do GH por q a grande [] deste no organismo, faz que com que o metabolismo proteico esteja mais ativado... com isso, maior qnt de glicose circulante podendo gerar o quadro de diabetes.
	c) RENOVAÇÃO TECIDUAL: o GH mantem a resistência tecidual. Em idosos, a pele vai ficando mais fina podendo causar hematomas e sangramentos mais facilmente devido a baixa concentração do GH no organismo do idoso. 
-Regulação da secreção do GH: O controle está no eixo hipotálamo-hipófise; o GHRH é levado a eminencia mediana e pelo sistema vascular porta hipotálamo hipofisário, aumentando assim a síntese se secreção do GH pela hipófise e liberado na corrente sanguínea. 
I) FATORES DE ESTIMULAÇÃO DO GHRH: aumento de aa –especialmente a arginina; fator nutricional através da fonte do aumento de prtn; diminuição da glicose plasmática; hormônios: glucagon, testosterona; neurotransmissores: noradrenalina
I) FATORES QUE INIBEM LIBERAÇÃO DO GHRH: Ac graxo elevado; aumento da glicemia
*Feedback negativo: 
-DIRETO: Inibe secreção de GHRH pelo hipotálamo e de GH pela hipófise 
-INDIRETO: Estímulo para secreção de SOMATOSTATINA; cortisol; falta de horm tireoidianos etc... 
- Outros hormônios que contribuem para o crescimento do indivíduo: t3 e t4 estimulam a produção de GH e produzem fatores de crescimento localmente, insulina, esteroides sexuais, fatores de crescimento (fibroblasto, epiderme, vascular...).

Outros materiais