Buscar

Introdução à Administração (19) AV1 2011.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação:
	AV1-2011.1EAD - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - GST0251 
	Disciplina:
	GST0251 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
	Tipo de Avaliação:
	AV1 
	Nota da Prova: 
	7
	Nota do Trabalho:      
	Nota da Participação:      
	Total:  
	7
	
Prova On-Line 
Questão: AV1200111EADGST02511016 (128777)
1 - 
“Apesar do ambiente de hostilidade no campo da concorrência, a sustentabilidade de uma empresa continua sendo a entrega de valores reais à sociedade e a base formada por uma equipe de profissionais comprometidos com a missão e objetivos da corporação “. (YAMAGUTI, 2006, p.294) 
Em relação ao Planejamento Estratégico, os itens sinalizados neste trecho pelo autor têm como cenário adequado de ocorrência o (s): 
  Pontos da Questão: 1 
Ambiente Interno 
Aspectos Cooperativos 
Ambiente Externo 
Aspectos Competitivos 
Questão: AV220103GST02510126 (109827)
2 - Um grupo financeiro recém adquiriu uma empresa de software que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não vinha ocorrendo devido à falta de agressividade da empresa adquirida, em função de sua estrutura extremamente pesada, inflexível e de pouca interação com o mercado. O grupo decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Você foi convidado a opinar sobre as ações necessárias à consolidação de uma organização adaptativa e identificou ações imediatas a serem implementadas.  Você propôs:
  Pontos da Questão: 1 
Implementar um programa de vendas arrojado para atender aos antigos consumidores e alavancar o faturamento, apoiado por ações de marketing. 
  
Estabelecer uma estrutura organizacional rígida com desenho mecanístico e clara unidade de comando, para que a comunicação com o ambiente externo seja acelerada.
Promover um downsizing, redefinindo a estrutura de organização, capaz de aprender e de adaptar-se às mudanças e valorizando a inovação e criatividade.
Rever a política de cargos e salários, estabelecendo melhores salários e maior número de órgãos de staff a fim de fornecer suporte aos gerentes de linha na condução das áreas funcionais.
Questão: AV120111EADGST02511029 (128841)
3 - Segundo diversos autores, coexistem nas empresas uma organização formal e uma organização informal. A organização informal é aquela que:  Pontos da Questão: 1 
Apresenta relacionamentos espontâneos entre os funcionários, independentemente de trabalharem ou não na mesma área. 
As pessoas circulam livremente pela empresa, sendo dispensado o uso de crachás ou de qualquer forma de identificação nas áreas. 
As pessoas trabalham com roupas informais e casuais, não havendo nenhuma restrição ao comportamento organizacional. 
Os gestores exercem uma liderança participativa, delegando poderes informalmente aos seus subordinados para que a informação circule mais rapidamente. 
Questão: AV220103GST02510104 (109654)
4 - O Balanced Scorecard (BSC) é um importante instrumento que auxilia na definição do planejamento estratégico, e organiza-se em torno de quatro perspectivas. Assinale qual alternativa apresenta estas perspectivas:
  Pontos da Questão: 1 
Financeiro, cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
Novos entrantes, compradores, fornecedores e produtos substitutos.
Pontos fortes, clientes, fornecedores, financeiro. 
Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Questão: AV1200111EADGST02511018 (128779)
5 - “Enfrentar o mundo dos negócios é como entrar no tabuleiro com suas peças ( recursos) , pensar em como movimentá-las (estratégias e ações táticas) e , enfim , chegar a um resultado: a vitória ou a derrota “. (YAMAGUTI, 2006, p.297) 
Para evitar que tanto recursos quanto estratégias e ações táticas deixem de alcançar o sucesso pretendido e necessário à sobrevivência de uma empresa, deve ser executado um planejamento do tipo: 
  Pontos da Questão: 1 
Tático 
 Financeiro 
Estratégico 
Operacional 
Questão: AV220103GST02510122 (109823)
6 -  Sabemos que a velocidade e a intensidade da mudança tem sido uma realidade no ambiente de negócios em que operam as empresas. Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posição deve adotar uma organização?
  Pontos da Questão: 1 
Aceitar os mecanismos criados para assegurar a auto-preservação das ilhas de eficiência.
Aceitar o determinismo ambiental como inevitável e se curvar às suas conseqüências.
Aceitar a inevitabilidade da necessidade de constante mudança e de adaptação aos novos cenários.
Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propósitos da cultura organizacional.
Questão: AV220103GST02510116 (109817)
7 - As empresas que adotam um modelo responsável de gestão estabelecem para os seus públicos os seus valores. A identificação dos valores organizacionais se dá através de:
  Pontos da Questão: 1 
Comunicados internos emitidos pela área de Recursos Humanos.
Resultados financeiros obtidos com o alto volume de vendas.
Por determinação da alta administração por meio de anúncios na mídia. 
Ações e exemplos que a organização demonstra aos seus públicos interno e externo.
Questão: AV220103GST02510106 (109807)
8 -  Como Diretora de Recursos Humanos, Letícia Diniz está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Letícia deverá:
  Pontos da Questão: 1 
Contratar uma Consultoria especializada para entrevistar os funcionários e fazer o levantamento das necessidades salariais da força de trabalho.
Determinar que a área de RH realize uma pesquisa interna de clima organizacional, a fim de que cada funcionário expresse qual a melhor solução para o problema que envolve as pessoas no Planejamento Estratégico. 
Diagnosticar cada problema, procurar soluções e alternativas para estes problemas, analisar e comparar essas alternativas para então selecionar e escolher a melhor delas. 
Convocar uma reunião com todos os supervisores para que cada um aponte os problemas de seus funcionários a fim de que Letícia posteriormente os analise e decida sobre a melhor ação a ser tomada.
Questão: AV220103GST02510087 (109636)
9 - Podemos identificar como características da Visão das organizações:
  Pontos da Questão: 1 
É uma meta desafiadora, descreve o que a organização quer ser no futuro e estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização.
É a razão da existência da organização. É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização existe, funciona como um propósito orientador para aglutinar esforços de seus membros para atingir os seus objetivos.
É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização existe e serve de guia para o comportamento dos empregados e da organização junto aos clientes, fornecedores e sociedade.
Está colocada fora das fronteiras da organização e centrada na sociedade, refletindo os valores e prioridades da organização.
Questão: AV220103GST02510077 (109626)
10 -  Ao assumir a Presidência da empresa BSB, Letícia Diniz, juntamente com a equipe de diretores, buscou nortear os rumos do negócio, para que posteriormente fosse feito o planejamento estratégico da empresa.  Depois de muitas análises e discussões, fizeram uma declaração na qual ficavam definidos: a razão de ser do negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Podemos afirmar que esta declaração da BSB contém:
  Pontos da Questão: 1 
A Missão da empresa
A Visão da Empresa
Os Valores da empresa 
Os Objetivos da empresa

Outros materiais