Buscar

Turismo Historico Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Licenciatura em Turismo
Disciplina: Turismo Histórico Cultural
Profª Vera Lúcia Bogéa Borges
Tutor a distância – José Carlos Meireles da Silva
Nome:Baltazar de Almeida Matricula:16115100029
	
 Seja bem vindo visitante!
 Angra dos reis além de uma cidade que possui inúmeras praias, belas ilhas, grande beleza natural possui também grande Patrimônio Histórico Cultural, tendo monumentos datados dos séculos XV ao século XIV, Patrimônios de estilo Colonial Brasileiro tendo também em seu acervo inúmeros exemplares de Arte Sagra encontrados somente aqui,a seguir iremos conhecer um pouco dos monumentos históricos localizados no Centro de Angra dos reis que ajudam a trazer o passado para o presente.
 Em pouco mais de duas horas percorrendo o centro a pé o visitante tem a opção de fazer um City Tour por Prédios , igrejas, ruas e monumentos históricos que ajudam a contar um pouco da historia de Angra dos Reis, entre os destaques do Centro está o Convento do Carmo, localizado ao lado da praça General Osório e fundado em 1625; 
Igreja da Boa Morte construída a meados do século XVIII ;  a Igreja de Santa Luzia;  uma das mais antigas do município, construída no ano de 1632; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; o Convento de São Bernardino de Sena ;e a Igreja da Lapa, onde funciona o Museu de Arte Sacra. Entre os monumentos e prédios históricos mais conhecidos estão o Mercado Redondo, o Chafariz da Saudade, a Casa de Cultura e a Bica da Carioca oferecendo também boa gastronomia com restaurantes, bares e lanchonetes ao longo do City Tour, boa sinalização, centro de informações turísticas e segurança .
Preservar, Restaurar e cuidar hoje para vivenciar no Amanha.
 O centro histórico de uma localidade é de estrema importância pois ajuda a contar sua historia sendo o ponto inicial de sua composição urbana, é de extrema importância para o fomento do turismo que uma localidade tenha zelo pelo seu acervo cultural, material ou imaterial sendo um atrativo a mais para os visitantes dessa localidade.
Porque Preservar? Preservar ajuda a manter a memória e as raízes de uma cultura, não deixando que seu patrimônio seja imaterial ou material se deteriore com o passar do tempo.
Porque revitalizar? Através da revitalização consegue-se restaurar características importantes dos acervos, monumentos, prédios, documentos ou seja revitalizar o patrimônios deixado por gerações anteriores possibilitando a sua maior duração estética e física revitalizando também traços culturais e históricos locais como ritmos musicais, danças e sotaques .
Posso Ajudar ?
 Trocas culturais são de extrema importância tanto para nativos quanto para turistas em angra são exemplos oferecidos a vida caiçara, os nossos monumentos, nosso folclore, nossas igrejas coloniais, nossos ritos e crenças, nossas belezas naturais é isso que temos a oferecer para nossos visitantes e muito mais, hoje a historia cruza com o presente surgindo novos pensamentos e releituras de nossas historia novos movimentos, novas poesias, novos patrimônios, novos traços e movi
mentos culturais. Transmitimos nossa historia e cultura em nossa fala, nas ruas que caminhamos, nos morros que moramos na nossa culinária, nas nossas festividades, 
trocando e aprendendo com os povos que nos visitam, aumentando não só a renda mas aumentando também nossos traços culturais .
Bibliografia 
 http://www.a-brasil.com/angradosreis/index.htm
http://visiteangradosreis.com.br/roteiros/angra-historica
http://www.angra.rj.gov.br/imprensa_noticias_release.asp?vid_noticia=26932&IndexSigla=IMP#.WY8SbFGGMdU

Outros materiais