Buscar

Ferrovia e turismo

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Ferrovia e turismo.
O Brasil sempre sonhou com uma extensa malha ferroviária. Desde o ano de 1800. Entretanto, tal implantação passou por problemas, desde dificuldade na implementação até no seu desenvolvimento. Chegou um período que a malha ferroviária era o meio de transporte mais substancial de pessoas e cargas no país, colaborando com o desenvolvimento e o avanço urbano e humano do Brasil, conectando regiões antes improváveis de serem conectadas colaborando com o aumento da economia. Surgindo um novo país, mas houve também um período em que essa tecnologia foi ficando obsoleta com o desenvolvimento do setor rodoviário e a chegada do mercado automobilístico no país; causando o desinteresse do governo pelas grandes máquinas.
Atualmente o setor ferroviário ainda está operando, mesmo que numa escala muito menor de seu passado recente, o setor ainda funciona com o transporte de mercadorias por todo país. Outro setor que faz uso da malha ferroviária é o turismo. No setor turístico, as ferrovias funcionam com passeios ecológicos, históricos e culturais com os mais variados atrativos, teatro, shows, belezas naturais e o contato com o passado chamando a atenção de turistas .
 O setor turístico enxerga grande potencial na malha ferroviária, investindo com o apoio do governo em reformas de estações, trens e trechos abandonados, investindo também na fabricação de novas maquinas e na aquisição de novos trens, promovendo a tal setor como uma alternativa viável de turismo ecológico, pois não causa danos ao meio ambiente. As estradas de ferro possuem valor histórico. Através de sua criação e produção podemos recontar um importante recorte da nossa história, onde a mão - de- obra escrava e enfatiza também o começo de um novo modelo de país, que surge a beira de trilhos e estações de trem; sendo muito importante no desenvolvimento da nação pela grande conectividade produzida pelo setor, assim chamando a atenção do turista para entender um pouco mais sobre a História do Brasil. 
Outro ponto a ser destacado é o potencial econômico e de mobilidade urbana. Ocasionando numa potencial redução de custos quanto ao tipo de transporte predominante no país. Tal como alguns países europeus o fazem, a malha ferroviária poderia reduzir consideravelmente os custos que hoje se exacerbam devido a precária manutenção de nossas estradas e rodovias uma alternativa no setor de transportes para a melhoria da locomoção nacional, com projetos de leis de melhoria, preservação, manutenção e ampliação da malha ferroviária aumentando as opções de transporte do país, podendo colaborar com a economia do país e o desenvolvimento nacional através do aumento de fluxo turístico que o país possa ter com a ampliação do setor ferroviário. 
Referências Bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_ferrovi%C3%A1rio_no_Brasil
ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres. (Março 2010). "Evolução do Transporte Ferroviário 2010": 18 páginas.
ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres. (Outubro 2011). "Evolução do Transporte Ferroviário 2011": 15 páginas.
BORBA, José Luiz (2007). Material de Tração - Pós Graduação em Engenharia Ferroviária (Belo Horizonte: PUC - Minas Gerais).
STEFANI, Celia Regina Baider - O sistema ferroviário paulista - um estudo sobre a evolução do transporte de passageiros sobre trilhos; Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas/Departamento de Geografia; São Paulo, 2007
http://cabana-on.com/Brasil/artigos/artigo22.html
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2015/07/1653133-natureza-e-nostalgia-movem-passeios-de-trem-pelo-brasil.shtml
http://www.logisticadescomplicada.com/situacao-do-transporte-ferroviario-no-brasil/
http://oglobo.globo.com/boa-viagem/com-31-locomotivas-sistema-ferroviario-brasileiro-se-consolida-como-boa-opcao-de-turismo-14324398
http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/04/trens-turisticos-e-estacoes-ferroviarias-sao-recuperados
https://www.youtube.com/watch?v=j-5uOoJ9QVk
Aluno: Baltazar de Almeida Pólo: Angra dos Reis 
Matricula: 16115100029

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes