Buscar

Questionário Unidade 2 Desenvolvimento Sustentável Unip (OPT)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIDADE 2
A dimensão ______ do desenvolvimento sustentável tem como objetivo construir uma civilização em que seus integrantes tenham a maior eqüidade na distribuição dos recursos e da renda, para melhoria dos direitos e condições de vida, reduzindo a distância entre padrões de vida
R= Alternativa C, SOCIAL
2 - O Brasil registrou, a partir de maio de 2001, uma deficiência no fornecimento de energia elétrica no plano nacional, em virtude dos baixos investimentos no setor elétrico, níveis de precipitações de água inferiores aos normais e erros na condução do sistema e redução dos reservatórios.
A afirmação acima refere-se a/ao:
R= Alternativa B, Racionamento de energia. 
Em virtude dos baixos investimentos no setor elétrico, nos níveis de precipitação de água inferiores aos normais e erros na condução do sistema de redução dos reservatórios.
Leia as afirmações abaixo
I. A ocorrência de racionamento, para a melhor utilização,
em parte foi benéfica à educação e conscientização social, mas
deixou sem energia total, parcial ou limitada muitas famílias, em
geral, de classes menos favorecidas. 
II. É importante contar com outras fontes de geração de energia que permitam suprir as deficiências de geração elétrica.
III. O racionamento não foi benéfico para a população.
São verdadeiras as alternativas
R= Alternativa A I e II. 
Entre os benefícios da energia eólica, podemos citar:
R=Alternativa B “Seriam fornecer eletricidade para suprir as demandas do sistema elétrico nacional, interligando povoados, além de ser um fonte renovável”. 
O empreendimento deste tipo de geração de energia pode levar a energia elétrica a comunidades que estão afastadas da capital ou para locais de grande potencial turístico, porém distantes das linhas de transmissão, e a energia elétrica poderia ser suprida por geração de fontes como a eólica, que levaria a estas populações não somente o conforto, mas também poderia levar a geração de emprego e renda.
Leia as afirmações abaixo
I .Com respeito à água, poderíamos deixar de utilizar este recurso de geração de energia elétrica,aproveitando-o para o consumo humano.
II. A conservação de fontes de energia não renováveis não tem sido debatida.
III. A aceitação de energias novas, como a eólica, tem tido receptividade na sociedade mundial.
Estão corretas as alternativas
R= Alternatica C I e III. 
O principal é diminuir as diferenças entre níveis sociais e obter melhoria das condições de vida das populações. Quanto a maiores oportunidades de serviços, os diferentes níveis sociais terão oportunidades de acessos iguais. Atualmente, observa-se que o setor energético elétrico no Brasil, pouco a pouco, está superando suas carências, e a utilização de energias não renováveis está sendo mais discutida, dando oportunidade a outras novas fontes de energia, que favorecerão os objetivos da dimensão social.
Sustentabilidade ______ pode-se definir como uma progressiva alteração do sistema produtivo e de seus padrões qualitativos e quantitativos, mediante uma gestão eficiente dos recursos, por um fl uxo regular de investimentos públicos e privados, levando à sociedade a melhoria ________ sustentável.
As duas lacunas são preenchidas respectivamente por
R= Alternativa C Econômica, econômica. 
Sustentabilidade ECONÔMICA pode-se definir como uma progressiva alteração do sistema produtivo e de seus padrões qualitativos e quantitativos, mediante uma gestão eficiente dos recursos, por um fl uxo regular de investimentos públicos e privados, levando à sociedade a melhoria ECONÔMICA sustentável.
Leia as alternativas abaixo e responda
I. A sustentabilidade econômica abrange a alocação e distribuição dos recursos naturais dentro de uma escala apropriada.
II. O serviço elétrico brasileiro precisa de constantes iniciativas de investimento de capital estrangeiro e nacional, visando abrir novos negócios.
III. Existe,atualmente, a tendência de avaliar projetos também em função
dos impactos ambientais.
 
Estão corretas as alternativas
R= Alternativa E. A sustentabilidade econômica pode-se definir como uma progressiva alteração do sistema produtivo e de seus padrões qualitativos e quantitativos, mediante uma gestão eficiente dos recursos, por um fluxo regular de investimentos públicos e privados, levando à sociedade a melhoria econômica sustentável
Assinale a alternativa que apresenta fontes de energia renováveis
R= Alternativa B Água, vento, sol, animais. Segundo Barbieri “os recursos naturais, denominados terra nos textos de economia, envolvem elementos ou partes do meio ambiente físico e biológico, como solo, plantas, animais, minerais e tudo o que possa ser útil e acessível à produção da subsistência humana”.
Leia as afirmações abaixo
I. O conceito de recursos renováveis está diretamente ligado
à possibilidade de ser obtido infi nitamente, de uma mesma fonte.
II. No caso dos recursos não-renováveis, estes possuem a característica de serem fi nitos, ou seja, caso sejam explorados com continuidade serão esgotados.
III. Os recursos naturais estão tradicionalmente classificados em renováveis e não renováveis.
Estão corretas
R= Alternativa D I, II e III. Sendo o conceito de recursos renovável diretamente ligado à possibilidade de ser obtido infinitamente, de uma mesma fonte. Na verdade é possível que todos os recursos se renovem de forma natural, porém, essa renovação poderá demandar muito tempo, em alguns casos até milhões de anos.
Os ____________ , apesar de serem retirados pelo homem da própria natureza, dificilmente são consumidos em sua forma primitiva. Quase todos sofrem algum tipo de modifi cação ou benefi ciamento antes de serem utilizados, e o segredo da conservação está exatamente na forma como esse beneficiamento é realizado.
R=Alternativa A Recursos Naturais. Os RECURSOS NATURAIS, apesar de serem retirados pelo homem da própria natureza, dificilmente são consumidos em sua forma primitiva. Quase todos sofrem algum tipo de modifi cação ou benefi ciamento antes de serem utilizados, e o segredo da conservação está exatamente na forma como esse beneficiamento é realizado.

Outros materiais