Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Gestão da Sustentabilidade/Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
As taxas referenciais são utilizadas para fixar contratos. Um exemplo de taxas referenciais é o CDI, utilizado para remunerar aplicações financeiras como o CDB.
Avalie as afirmativas a seguir e assinale a que indica somente afirmativas corretas em relação as Taxas Referenciais brasileiras e internacionais:
I – São utilizadas para remunerar as aplicações dos investidores, e quanto maior for a taxa do CDI, maior serão os percentuais de remuneração.
II – O CDI é uma taxa média de empréstimo do governo para os bancos.
III – A taxa referencial internacional mais utilizada é a Libor.
IV – A taxa Libor é uma taxa diária, referentes os empréstimos com duração de um dia, realizados pelas instituições financeiras inglesas. 
V – A taxa Libor mensura a taxa média paga pelos bancos para conseguir empréstimos em uma determinada moeda, dentro do mercado interbancário de Londres.
São corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV, somente.
	
	B
	I, III e V, somente.
Você acertou!
Alternativa B.
A alternativa II é incorreta, pois o CDI é uma taxa média de empréstimo entre os bancos. A alternativa IV é incorreta, pois a Libor é uma taxa anunciada em 07 vencimentos diferentes.
Aula 1, Tema 4, pág. 13 e 14.
	
	C
	I e III, somente.
	
	D
	III, IV e V, somente.
	
	E
	I, II, III e IV, somente.
Questão 2/5 - Gestão da Sustentabilidade
Em muitos de seus princípios, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (documento elaborado durante a Rio 92) – que reafirma a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) estabelece a necessidade imperativa da cooperação entre os Estados visando a preservação ambiental, equidade social e o crescimento econômico das diferentes nações.
Em uma avaliação das conjecturas atuais e considerando o assunto abordado em rota de aprendizagem, que desafios o direito ambiental tem para enfrentar na atualidade.  Em sua análise considere as colocações apresentadas pela UNEP – o programa da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento:
(  ) A defasagem de tempo entre o entendimento das problemáticas ambientais e a criação de legislações de proteção;
(  ) Legislações ambientais desatualizadas e defasadas;
(  ) Falta de legislação ambiental adequada, sobretudo em países em desenvolvimento;
(  ) Capacidade insuficiente na aplicabilidade da legislação existente, principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F e V
	
	B
	F, F, F e F
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	V, V, V e V
Você acertou!
Aula 2, páginas 17 - A reposta para esta questão é a letra (d). No entanto, de acordo com a UNEP – o programa da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o direito ambiental tem desafios para enfrentar. Podemos citar como exemplo (UNEP, 2016):
A defasagem de tempo entre o entendimento das problemáticas ambientais e a criação de legislações de proteção;
Legislações ambientais desatualizadas e defasadas;
Falta de legislação ambiental adequada, sobretudo em países em desenvolvimento;
Capacidade insuficiente na aplicabilidade da legislação existente, principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
	
	E
	F, V, V e V
Questão 3/5 - Gestão da Sustentabilidade
SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente), uma estrutura político-administrativa que tem por função a proteção e melhoria da qualidade ambiental. O SISNAMA é formado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público.
Identifique na estrutura do SISNAMA, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) o Órgão Superior, Órgão  Consultivo e Deliberativo e Órgão Executor nesta ordem.
Nota: 20.0
	
	A
	CONAMA, IBAMA e ICMBio
	
	B
	ICMBio; Seccionais e Locais:
	
	C
	Conselho de Governo; CONAMA e IBAMA
Você acertou!
Aula 2, páginas 11 e 12 - A reposta para esta questão é a letra (c). O SISNAMA é formado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público. A estrutura do SISNAMA, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), é a seguinte: Órgão Superior: Conselho de Governo; Órgão Consultivo e Deliberativo: CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente; Órgão Central: Ministério do Meio Ambiente; Órgão Executor: IBAMA e ICMBio; Órgãos Seccionais: os dos estados responsáveis pela execução de programas. projetos e controle/fiscalização de atividades degradadoras do meio ambiente; Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais responsáveis pelo controle e fiscalização destas atividades, nas suas respectivas jurisdições.
	
	D
	IBAMA, Conselho de Governo e Seccionais
	
	E
	CONAMA, IBAMA e EIA;
Questão 4/5 - Gestão da Sustentabilidade
Comumente vemos em muitos livros a evolução da espécie humana como uma sucessão progressiva de conversões como podemos notar na figura baixo.
Em geral, a primeira espécie à esquerda seria a figura mais antiga – um tipo de primata curvado, com braços longos e muito semelhantes fisicamente aos macacos. Ao final vemos uma espécie muito parecida com a as espécies mais recentes: sendo os australopitecus quase que totalmente eretos, os neandertais, e finaliza-se com o homem moderno.
Assim, a partir dessas informações é possível afirmar que a figura é:
Nota: 20.0
	
	A
	Totalmente correta, pois podemos notar que o homem se desenvolveu de uma forma contínua e progressiva.
	
	B
	Totalmente correta, pois pela figura podemos notar que o homem descende diretamente do macaco.
	
	C
	Inadequada, pois as espécies que já estão extintas nada têm a ver com a evolução humana e por isso não podem ser colocadas na figura.
	
	D
	Inadequada, pois as espécies que estão na figura podem não ser exatamente ancestrais das espécies que vêm em seguida.
Você acertou!
De fato, vimos em nossa aula que as espécies se desenvolvem concomitantemente, e algumas delas se extinguem antes de outras surgirem. Nesse caso, uma linha reta e contínua não é adequada. O mais correto seriam várias ramificações ao longo da evolução.
Questão 5/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
Os títulos de dívidas, ou bonds, podem ser de países, chamados de soberanos, ou de empresas, chamados títulos privados.
No Brasil, qual é a dívida que é considerada o ativo livre de risco:
Nota: 20.0
	
	A
	Taxa CDI.
	
	B
	Títulos Públicos Federais Americanos.
	
	C
	Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
	
	D
	Títulos Públicos Federais Brasileiros.
Você acertou!
Alternativa D.
A dívida pública do Brasil, representada pelos títulos públicos federais brasileiros, constituem-se o ativo livre de risco no Brasil.
Aula 2, Tema 1, pág. 4.
	
	E
	Taxa Libor.
Questão 1/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
O mercado de moedas é o mercado em que são determinados os preços das moedas dos países. Segundo o Banco Internacional de Liquidação, no ano de 2016, o mercado de moedas movimentou algo em torno de U$5,1 trilhões ao dia.
Marque a alternativa a seguir que refere-se ao mercado em que ocorrem as negociações de moedas e há transferências dos recursos.
Nota: 20.0
	
	A
	Mercado de Derivativos.
	
	B
	Mercado Futuro.
	
	C
	Mercado de Opções.
	
	D
	Mercado à Vista.
Você acertou!
Alternativa D.
O mercado à vista é o que caracteriza-se pelas negociações da moeda e a transferência de recursos entre os envolvidos na negociação.
Aula 3, Tema 1, página 4.
	
	E
	Mercado Monetário.
Questão 2/5 - Gestão da Sustentabilidade
Durante os processos de liberação de licenças e alvarás, muitas siglas são colocadas nos relatórios emitidos para tais fins. Assim, é de extrema importância que se conheçam essas denominações. Nesse caso, as siglas CONAMA/EIA/RIMA/ significam:
Nota: 20.0
	
	A
	Comissão Nacional do Meio Ambiente; Resumo de impacto
Página12