Buscar

Portifólio reportagem sobre tecnologia (AVIÃO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O AVIÃO
	Uma tecnologia revolucionária que transformou a vida da humanidade e trouxe muitas vantagens para todos.
Vanessa Camilo Ferreira Surek RU 250905
Polo Sítio Cercado
O sonho de voar para o ser humano, desde a pré história se tornou um desafio, a criação de uma máquina mais pesada do que o ar, capaz de levantar vôo por meios próprios. Um avião ou aeroplano, é qualquer aeronave que necessita de asas fixas e motores para se sustentar no ar.
Anos de pesquisa por muitos estudiosos do tão sonhado vôo, produziram resultados fracos e lentos, mas contínuos. No começo do século XX em 28 de agosto de 1883, John Joseph Montgomery, tornou-se a primeira pessoa a fazer um vôo controlado, em uma máquina mais pesada do que o ar, em um planador, capaz de gerar a potência e sustentação necessária por si mesmo.
Porém isto é um fato polemico, já que Santos Dumont é creditado no Brasil e em diversos países como o responsável pelo primeiro vôo num avião. Todavia em outras partes do mundo, o crédito à invenção do avião é dada aos irmãos Wilbur e Orville Wright de origem estaduniense.
Duas características comuns a todos os aviões são um fluxo constante de ar pelas asas, para a sustentação da aeronave e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos, onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar vôo, ou diminuí-la em caso de uma operação de pouso. A maioria dos aviões portanto, necessitam de um aeroporto, dispondo de uma boa infraestrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, cargas e passageiros. 
Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decola em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo em água (hidroaviões), outros são capazes de decolar e pousar tanto na água quanto em terra (aviões anfíbios) e alguns até mesmo em superfícies congeladas.
O avião é atualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (sem levarmos em conta os foguetes e os ônibus espaciais). Aviões a jato comerciais podem alcançar cerca de 900 km por hora e percorrer um quarto da esfera terrestre em apenas algumas horas, e mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente velocidades que giram em torno de 175 Km por hora ou mais em voo de cruzeiro. Já aviões supersônicos, que operam atualmente somente para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som.
Mas como dizia o físico Albert Einsten. “Todo o nosso progresso tecnológico, que tanto se louva, o próprio cerne da nossa civilização, é como um machado na mão de um criminoso”.
Embora alguns tenham sido usados para fins de guerras e ataques terroristas, estatísticas mostram que o risco de um acidente aéreo é muito pequeno. É mais provável sofrer um acidente indo até o aeroporto de carro do que durante um vôo.
A maioria dos acidentes em avião acorre devido a falha humana durante o vôo, devido ao erro dos pilotos, ou de algum órgão de controle, por falha mecânica ou tempo adverso.
A Airbus A 380, desenvolvido e construído pela Airbus, é o maior avião comercial de passageiros da história. Sua capacidade é de 845 passageiros, mais com a configuração de três classes diferentes, comporta 555. Seu peso vazio é de 277 toneladas e o peso máximo é de 560 toneladas. Sua velocidade é de 970 Km por hora e a autonomia é de 14.800 Km.
O avião tem comprimento equivalente ao de oito ônibus londrinos e um espaço nas asas que seria suficiente para estacionar 70 carros. Representa uma nova era nas viagens comerciais e um desafio a Boing, na batalha pelo mercado mundial.
Papel Revolucionário
Aviões comerciais hoje fazem com que a sociedade atual esteja cada dia mais conectada entre si. Hoje é possível subir em um avião e poucas horas depois descer em um local que antes levariam dias ou talvez meses para chegar. Com isto temos hoje um mundo cada vez mais próximo.
Além de todo sua aplicabilidade, para a sociedade outra grande vantagem desta tecnologia é na área da saúde. As empresas aéreas fazem cada vez mais parte de uma corrente de solidariedade em favor da vida.
Aeronaves que estiverem transportando órgãos, tecidos e células têm prioridade em pousos e decolagens,o processo de seleção dos vôos, emissão de passagens para equipe médica, além do embarque e desembarque nos aeroportos são facilitados.
A maior parte do tráfego de produtos de alta tecnologia é feita por via aérea. Por este motivo, muitas indústrias instalam-se cada vez mais, nas proximidades dos aeroportos internacionais. 
É o mais adequado para o transporte de mercadorias d alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (frutas, flores, etc.)
Logo após a guerra os aviões começaram a evoluir tecnologicamente, desde sua criação até os dias de hoje, tendo assim diversos tipos e modelos de aviões para várias funções.
Com esta inovação tecnológica o mundo realmente evoluiu, impactando a sociedade, de tal forma que todos necessitamos de algum tipo de serviço desenvolvido por um avião.

Outros materiais