Buscar

Questionário Unidade 3 Desenvolvimento Sustentável Unip (OPT)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIDADE 3
A preservação do meio ambiente converteu-se em um dos fatores de maior influência da década de 90, com grande rapidez de penetração de mercado. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo dessa influência.
R= Alternativa C “É o caso de cerca de 40 empresas (Tramontina, Tok &Stock, Cickel dentre outras) que criaram o grupo de Compradores de Madeira Certificada com adoção de selo de procedência ambiental e social” . As empresas começaram a apresentar soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável e sem se preocupar em aumentar a lucratividade de seus negócios. Isso tudo se deve porque um dos maiores desafios que o mundo enfrenta é fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e no uso criterioso de instrumentos econômicos, num contexto harmonioso de regulamentação
Fonte primária de recursos utilizados em processos de produção de bens e serviços; deve ser usado minimizando e anulando os danos ocasionados na natureza, porque é a base sobre a qual está assentada a espécie humana.
O texto acima refere-se a:
R= Alternativa A “Capital natural ou recursos naturais”. O capital natural é a fonte primária de recursos utilizados em processos de produção de bens e serviços, dimensões ecológicas do desenvolvimento sustentável.
Leia as afirmações abaixo e responda:
I. A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da organização moderna amplia substancialmente todo o conceito de administração.
II. Administradores, executivos e empresários introduziram em suas empresas programas de reciclagem, medidas para poupar energia e outras inovações ecológicas.
II. A gestão ambiental envolve a passagem do pensamento mecanicista para o pensamento sistêmico, mudança em que um aspecto essencial é a percepção do mundo como máquina, cedendo lugar à percepção do mundo como sistema vivo.
Quais das afirmações referem-se a mudanças na administração visando o desenvolvimento sustentável?
R= Alternativa D I, II e III. “O mundo corporativo tem um papel fundamental na garantia de preservação do meio ambiente e na definição da qualidade de vida das comunidades de seus funcionários.”
Leia as afirmações abaixo:
I. A água é um dos recursos mais sujeitos a escassez, nas próximas décadas, apesar de ser um recurso renovável, devido a muitas iniciativas do ser humano.
II. Por causa da poluição, a água está se esgotando no mundo. Particularmente, é o caso do Ceará e de todo o litoral nordestino do Brasil: a escassez de água, afeta a agricultura, a geração de energia e o consumo da água potável.
III. A seca é uma tragédia anunciada: sabe-se exatamente quando deve ocorrer sem e com que intensidade virá.
Estão corretas as afirmações:
R= Alternativa C I e II. “Alternativa III está incorreta pois não se sabe exatamente quando se deve ocorrer e sim que deve-se saber que ocorrerá sem saber ao certo quando, onde e com que intensidade virá.”
Leia as seguintes afirmações sobre globalização:
I. Muito antes de a palavra globalização adquirir a força que tem hoje, já se falava numa globalização de problemas, como o buraco na camada de ozônio ou o aquecimento global.
II. As empresas passavam da posição de geradoras de problemas ambientais para assumir o papel de “salvadoras do meio ambiente”.
III. Observem que, além de uma mudança comportamental, ocorreu uma mudança de atitude, feito não muito simples de ser realizado, principalmente se a empresa possuir um histórico de pouca relação com questões ambientais.
Estão corretas as alternativas:
R= Alternativa E I, II e III. “As empresas já haviam percebido que uma atitude por parte delas seria a solução, ou mesmo a minimização de muitos dos problemas ambientais que já estavam instalados e começavam a ameaçar a tranquilidade de muitas espécies.”
Na esfera das empresas, a preocupação com o meio ambiente é um assunto mais recente ainda na maioria das organizações, apesar de muitos organismos particulares terem adotado esse comprometimento mesmo antes que os órgãos da esfera pública se manifestassem.
O texto acima se refere a:
R= Alternativa B Responsabilidade ambiental das empresas. “Quando os problemas ambientais saíram das esferas públicas e passaram a ser de responsabilidade da sociedade como um todo, as empresas precisaram mostrar aos seus empregados que também se sentiam corresponsáveis por tentar diminuir os impactos das ações degradativas do homem sobre a natureza.”
Representam entidades organizadas da sociedade civil, que atuam de forma bastante dinâmica na busca para a solução de variados problemas sociais e ambientais. Essas organizações possuem um papel muito importante frente à causa que representam e não possuem fins lucrativos.
A afirmação acima se refere a:
R= Alternativa A ONG’s. “As organizações não governamentais representam entidades organizadas da sociedade civil.”
Trata-se de um ramo da educação, cujo objetivo é a disseminação do conhecimentosobre o ambiente, a fim de ajudar a sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
A afirmação acima define:
R= Alternatica C Educação ambiental. “é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”
Um dos maiores desafios que o mundo enfrentará no próximo milênio é fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e uso criterioso de instrumentos econômicos, num contexto harmonioso de regulamentação.
A afirmação acima se refere a:
R= Alternativa A Gestão ambiental e o novo ambiente empresarial. “O novo contexto econômico se caracteriza por uma rígida postura dos clientes voltada à expectativa de interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado, e que atuem de forma ecologicamente responsável.”
“A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
O texto acima refere-se
R= Alternativa A A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental. “Artigo 2° Lei No 9.795, de 27 de abril 1999.”

Outros materiais