Buscar

AULA 03 – DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E PROCESSOS DECISÓRIOS - EXERCÍCIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
GST0574_A3_201702299481_V1
	
	
	
	
	
	
	 
	Aluno: JEFFERSON LOPES HERDY
	
	Disciplina: GST0574 - PSICOLOGIA NAS ORG. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
	
	
		1.
		Segundo a teoria Psicnalítica de Freud, nossa personalidade está dividida em três estruturas: ID, EGO e SUPEREGO. A respeito do assunto, considere as afirmativas a seguir: I- O ID representa a consciência e é a última estrutura psíquica a se formar. II- O EGO serve de mediador entre os impulsos do ID e as regras estabelecidas pelo SUPEREGO. III- O SUPEREGO representa o núcleo primitivo de nossa personalidade, já formado ao nascermos. IV- O ID representa os impulsos ligados ao alcance do prazer e é a única estrutura já formada ao nascermos. V- O EGO representa a consciência e vai se formando a partir do contato com o mundo e a realidade. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	
	
	
	II e IV.
	
	 
	II, IV e V.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	II e III.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A observação e o estudo do comportamento humano é foco da atenção há muitos séculos. Muitos autores contribuíram para o enriquecimento das teorias psicológicas. O Behaviorismo foi um movimento de extrema importância para compreensão e utilização de seus princípios até hoje. Trata-se de uma:
		
	
	
	
	
	Teoria que representou o Id, ego e o superego segundo ela os indivíduos possuem características bem diferentes.
	
	
	Teoria baseada em mecanismos de defesa, na qual os indivíduos apresentam distorções de percepção, como lentes que interferem na realidade percebida.
	
	 
	Teoria do estímulo e resposta, o comportamento observado e medido com objetividade e validade científica, relação causal entre reforço e comportamento.
	
	
	Teoria do comportamento observado e medido com objetividade e validade científica, relação entre consciente e inconsciente.
	
	
	Teoria que considera a percepção de figura e fundo, motivando o indivíduo a estabelecer metas claras, específicas e com recompensas reais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Sobre a personalidade, a psicologia afirma que é a soma total de maneiras pelas quais um indivíduo reage e interage com os outros. Trata-se da maneira de ser das pessoas, dos hábitos motores, das motivações psíquicas e, consequentemente, dos tipos de relacionamento interpessoal que com elas se mantêm. A personalidade se mostra através de tudo aquilo que a pessoa é capaz de produzir ou de ser. Sobre esse assunto, afirma-se: I. Segundo a Teoria Psicanalítica de Freud, não controlamos totalmente a nossa conduta. II. Segundo Carl Rogers, na abordagem Humanista, nossa personalidade é o resultado das nossas interações com outras pessoas. III. Segundo Skinner, na Teoria Behaviorista, o comportamento é determinado por estímulos ambientais, ou seja, o ambiente externo exerce influência na estruturação da personalidade. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	 
	I, II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas II
	
	
	Apenas III
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A tomada de decisão faz parte da rotina de um gestor de equipe. Para realizá-la com maestria e segurança, esse gestor deve entender os seus respectivos momentos. Assim, assinale a opção correta com esses momentos:
		
	
	
	
	 
	Pré-decisório, decisório, pós-decisório.
	
	
	Problematização, execução, avaliação.
	
	
	Passado, presente, futuro.
	
	
	Diagnóstico, planejamento, ação.
	
	
	Conhecimento, diálogo, acompanhamento.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Refere-se a qualquer experiência vivenciada com desconforto pelas pessoas. em termos psíquicos, nos referimos a ela quando pensamos em alguma situação de difícil administração, que retorna vez por outra à mente, provocando problemas e/ou tristeza. A partir de 1895, Freud apresentou conceitos que causaram bastante agito à comunidade científica. A citação anterior refere-se ao seguinte conceito em sua teoria:
		
	
	
	
	 
	Trauma
	
	
	Inconsciente
	
	
	Psicanálise
	
	
	Histeria de conversão
	
	
	Recalque
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		É uma estrutura dinâmica e, portanto, mutável; sofre influência de condições variáveis , que são percebidas de modo subjetivo, isto é, pessoal; nunca está concluída. Estamos falando de:
		
	
	
	
	
	Psicologia
	
	
	Percepção
	
	
	Dinâmica de grupo
	
	 
	Personalidade
	
	
	Aprendizagem
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		De acordo com esta teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos. Consiste na necessidade de eliminar da investigação científica a noção subjetiva da consciência, para explicar o comportamento a partir da relação entre estímulo e resposta. Portanto pode-se afirmar que esta teoria refere-se a :
		
	
	
	
	 
	Behaviorismo
	
	
	Psicanálise
	
	
	Gestalt
	
	
	Analise Transacional
	
	
	Teoria dos Traços
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A personalidade humana possui diversos aspectos que devem ser considerados. Quando identificamos que essa personalidade sempre está em constante evolução podemos associar esse fato ao aspecto que ela é:
		
	
	
	
	
	Rígida e previsível.
	
	
	Subjetiva e pessoal.
	
	 
	Dinâmica e mutável.
	
	
	Influenciável e volátil.
	
	
	Falível e constante.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais