Buscar

Plantas Produtoras de Cera

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANTAS PRODUTORAS DE CERAS
CERAS
As ceras são produzidas nas células internas da folhas e migra para a sua superfície, ela forma uma película na folha que impede que a planta perca muita água por transpiração.
Todas as plantas produzem cera para se proteger das agressões do ambiente, uma forma de controlar a evaporação e ficar hidratadas. 
As ceras podem ser secreções naturais das plantas e dos animais ou produzidas artificialmente pela purificação do petróleo.
PRINCIPAIS PLANTAS CERÍFERAS
1- Carnaúba (Copérnica prunífera) endêmica do semi-árido do nordeste.
2- Carandá (Corpérnica Alba) encontrada no Mato Grosso do Sul até o Paraguai e Argentina.
3- Licuri (Syagrus coranata) ocorre de Pernambuco a Minas Gerais.
4- Cauaçu (Calathea lutea) encontra nas várzeas do Baixo Amazonas (super úmidos).
5- Palmeira-de-cera ou Palma Branca (Ceroxylon alpinum) ocorre na região Andina da América.
6- Cana-de-Açúcar (Saccharum officinarum) ocorre em SP, MG, Centro-Oeste e Nordeste.
7- Coccoloba cerífera é uma espécie campestre na Serra do Cipó (Minas Gerais).
8- Sisal (Agave sisalana) encontrada no Nordeste.
9- Jojobá (Simmondsia chinensis) nativa no deserto de Sonora no México e sul dos EUA.
10- Candelilla (Euphorbia antisiphyliti) nativa nos desertos mexicanos.
11- Bayberry (Myrica faya) nativa dos arquepelogos da Madeira, Canárias e Açores.
 PLANTAS PRODUTORAS DE CERA
Dentre elas podemos citar: a cera de carnaúba, Cana-de-Açucar, candelilla, Licuri, bayberry e óleo de Jojoba. 
Do ponto de vista comercial, a cera mais importante é a cera de carnaúba, composto duro obtido a partir da palmeira brasileira Copernicia prunifera.
CARNAÚBA
A carnaúba, cujo nome científico é Copernicia prunifera, deriva do Tupi e significa árvore que arranha, conhecida também como “Árvore da vida”.
Essa planta típica produz cera em suas folhas, um tipo de lipídeo capaz de evitar a perda da umidade através de transpiração em razão de o clima do local onde se encontram ser muito quente.
A cera produzida por esta planta é de ótima qualidade, embora bastante cara.
Tipo 1
Tipo 2
Tipo 3
CERAS 
CERA DA CARNAÚBA 
Tipo 1: originada das folhas do olho da carnaubeira é a mais clara e possui um tom bastante amarelado. A cera é utilizada para elaboração de ceras de assoalhos, emulsões, na industria cosmética e farmacêutica.
Tipo 2: é a cera originada das folhas da carnaubeira e possui um tom amarelado mais escuro. A cera é utilizada para elaboração de ceras de assoalhos, na conservaçao de frutas, na industria de papéis de madeiras,emulsões,na industria cosmética e farmacêutica.
Tipo 3: é a cera originada das folhas da carnaubeira e possui um tom amarronzado.A cera é utilizada para elaboração de ceras de assoalhos, em graxas, em ceras para automoveis e na conservaçao de moveis e madeiras.
CANA-DE –AÇUCAR
O processo para a obtenção e purificação de cera de cana de açúcar (saccharum officinarum) para uso na área alimentícia, cosmética, farmacêutica e de limpeza, visa o aproveitamento de um resíduo da indústria sucro-alcooleira para a produção de cera de valor comercial. 
 A extração da cera da cana-de-açúcar é uma atividade relacionada com a diminuição e aproveitamento de descartes, já que a torta de filtro é um produto de baixo valor agregado
 A cera bruta extraída da cana-de-açúcar possui coloração verde intensa,que limita suas aplicações, fazendo-se necessária sua clarificação.
CANDELILA
É originária quase exclusivamente em uma região de semi-deserto da América do Norte, conhecido como "O Deserto de Chihuahua”.
As suas propriedades específicas atribuídas à qualidade de materiais essenciais para a fabricação de cosméticos, tintas, colas, tintas, emulsionantes, pomadas e produtos farmacêuticos., além de diversos produtos na indústria eletrônica e eletrodoméstica. 
Cera de Candelila é marrom amarelada, dura e quebradiça.e é utilizada para a fabricação cosméticos, como batons e maquiagens. É utilizada também como desmoldante em diversos processos industriais. É utilizada também na fabricação de loções, chicletes, vernizes, tintas e muitas outras aplicações.
LICURI
Encontra-se nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e no norte de Minas Gerais. A espécie, comum na vegetação da caatinga, penetra no cerrado e restinga ou em áreas de transição entre floresta e caatinga.
Esta espécie suporta bem as secas prolongadas, consegue se desenvolver sobre o cascalho e necessita de pouca umidade para sobreviver – ao contrário do que poderia parecer – por sua aparência agreste, ocorre naturalmente em solos de boa fertilidade.
 A CERA DE LICURI tem a cor marrom e é obtida a partir da palmeira brasileira Syagrus coronata, conhecida popularmente como licurizeiro. 
 A cera do licuri é obtida através da descamação das folhas. É utilizada na fabricação de papel carbono, graxa para sapatos, móveis e pintura de automóveis, sendo considerada equivalente a cera de carnaúba.
BAYBERRY
 A CERA DO BAYBERRY  é um vegetal verde aromático de cera. É removido da superfície do fruto do bayberry (baga-de-loureiro) arbusto Myrica faya, fervendo os frutos em água e desnatando a cera da superfície da água.
 
 Ela é composta principalmente de ésteres de ácido láurico, mirístico e ácido palmítico.
 É utilizada principalmente na fabricação de velas e outros produtos onde se deseja fragrância.
JOJOBA
A Jojoba (Simmondsia chinensis) é uma espécie de arbusto nativo dos deserto de Mojave e Sonora (Arizona, Califórnia e México). É a única espécie da família Simmondsiaceae.
O Óleo de Jojoba tem a tendência de criar condições ideais no couro cabeludo, nas quais, novos folículos capilares podem crescer e se regenerar no passo mais saudável possível
Ele é um umedecedor puro e natural que tem as qualidades de penetração e cicatrização. Quando massageado na pele, o Óleo de Jojoba é conhecido por ser eficaz contra várias disfunções epidérmicas. Por essa razão, naturalmente, é que o Óleo de Jojoba, é de valor inestimável na criação de uma fina linha de produtos de beleza.
A semelhança do Óleo de Jojoba com o óleo de Cachalote (baleia) é uma das surpresas mais agradáveis da natureza. Os dois óleos são praticamente idênticos, quimicamente falando. De fato, o Óleo de Jojoba tem se mostrado até superior em diversos aspectos. A esperança é a que o uso do Óleo de Jojoba possa, em alguns anos, eliminar o uso do óleo de Cachalote, evitando assim sua matança e ajudando na preservação da espécie
CONCLUSÃO
O processo de produção das ceras vegetais na sua maioria pode ser feito de maneira sustentável, pois não há necessidade de corte total das plantas.
As ceras vegetais já foram insubstituíveis para muitas finalidades.
Porém devido ao seu alto custo, foram desenvolvidos substitutos mais baratos reduzindo a sua importância econômica. 
FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaúba
http://www.seagri.ce.gov.br
http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xivcongresso/cdrom/pdfN/335.pdf
http://www.icos.com.br/?bnrkw=fluxo&gclid=CPa4g6T_yaoCFZNV7AodtRf1yg
http://sec.sbq.org.br/cdrom/30ra/resumos/T0367-1.pdf
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Hymenaea_courbaril.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais