Buscar

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA - TEMA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Contabilidade Introdutória – Tema 1
FINANÇAS CORPORATIVAS
O método contábil deve estar presente sempre, para fundamentar qualquer decisão
FOCO DE ATUAÇÃO:
Setor privado (lucro)
Entidades não lucrativas (governo/terceiro setor)
A contabilidade é a linguagem dos negócios
É ATRAVÉS DA CONTABILIDADE QUE:
Se traçam objetivos
Se mensuram resultados
Se avaliam desempenhos
Os relatórios elaborados no SIC permitem aos administradores decidirem:
Quanto ao preço a ser praticado
Ao mix de produtos a serem vendidos
A tecnologia a ser utilizada
A contabilidade tem sinais e símbolos de conhecimentos próprios, possui vocabulário específico e uma gramática própria.
CONTABILIDADE: DEFINIÇÃO E OBJETIVOS
É uma ciência social que tem por objetivo, medir para informar os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio de qualquer entidade.
É um instrumento de gestão e controle de entidades, além de representar um sustentáculo da democracia econômica, já que, por seu intermédio, a sociedade é informada sobre o resultado da aplicação dos recursos conferidos às entidades.
A contabilidade pode ser entendida a partir de 3 abordagens de estudo e organização
Aspectos Conceituais: ramo do conhecimento
Aspectos Procedimentais: conjunto de funções
Aspectos Organizacionais: unidade organizacional
PERSPECTIVA 1: RAMO DO CONHECIMENTO
É o ramo de conhecimento que compreende um conjunto de conceitos e princípios que se constituem em bases teóricas de ordens operacional, econômica e financeira, necessárias ao processo de informar usuários sobre a evolução do patrimônio de uma entidade.
OBJETIVOS: Ser base de sustentação para todas as discussões teóricas e práticas que envolvem o tema contabilidade, com vistas ao aprimoramento do processo informacional
PERSPECTIVA 2: CONJUNTO DE FUNÇÕES
É um conjunto sistemático de procedimentos que identifica, registra, mensura, acumula, resume, demonstra e interpreta os fenômenos que afetam o patrimônio, evidenciando-os em forma de informações aos usuários.
OBJETIVOS: Prover os usuários com informações operacionais, econômicas e financeiras sobre os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, auxiliando na tomada de decisões.
PERSPECTIVA 3: UNIDADE ORGANIZACIONAL
É a unidade (interna ou externa) responsável pelo processo de identificação, registro, mensuração, acumulação, resumo, demonstração e interpretação dos fenômenos que afetam o patrimônio da organização, evidenciando-os na forma de informações aos usuários.
OBJETIVOS: Administrar e executar o processo de geração de informações operacional, econômica e financeira sobre os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, auxiliando na tomada de decisões.
AMBIENTE E CAMPO DE ATUAÇÃO
AMBIENTE: A contabilidade é produto de seu meio, resultante de condições sociais, econômicas, políticas e legais, bem como de suas limitações e influências que variam no tempo
CAMPO DE ATUAÇÃO: Como existem diferentes tipos de decisões econômicas, a contabilidade também se estrutura para fornecer tipos de informações
Contabilidade Financeira ou geral (externa): foca na elaboração das demonstrações contábeis obrigatórias por lei (balanço patrimonial, demonstração do resultado, etc.)
Contabilidade Gerencial (interna): produzir informações para auxiliar o processo de gestão organizacional em todos os níveis (estratégico, tático, operacional). Os relatórios gerados são produzidos sob medida, sem precisar do cumprimento dos padrões legais
Contabilidade Fiscal (tributária): fornecer informações para apuração e recolhimento de tributos. Exemplo: imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ)
Contabilidade Internacional: sua função é adequar a contabilidade financeira às Normas internacionais da contabilidade. É utilizado pelas empresas multinacionais que necessitam divulgar suas informações para matriz ou reportar as demonstrações contábeis para intistuições internacionais (IFRS).
USUÁRIOS, FINALIDADES E APLICAÇÕES DA CONTABILIDADE
A coleta, o registro e a sumarização fundamentam o processo decisório de todos que estão relacionados com as entidades.
Existe uma demanda diferenciada de informações, de acordo com o objetivo de cada usuário.
TIPOS DE USUÁRIOS
INTERNOS ( acionistas, administradores, gerentes, empregados)
Planejamento, execução e controle das atividades da organização
EXTERNOS: investidores, empregados, fornecedores, credores por empréstimos, clientes, governo público.
USUÁRIOS, FINALIDADES E APLICAÇÕES DA CONTABILIDADE
FINALIDADE DE PLANEJAMENTO: decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.
FINALIDADE DE CONTROLE: a alta administração verifica se a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas traçados pelos proprietários e alta administração. A informação contábil ao processo de controle das seguintes formas.
Meio de comunicação
Meio de motivação
Meio de verificação
FINALIDADE DE AUXÍLIO (ao processo decisório): Faz com que se consiga atingir objetivos definidos pelo planejamento. Ocorre pelas tomadas de decisões já planejadas e decisões corretivas quando o controle mostra que o caminho seguido não era o planejado.
USUÁRIOS, FINALIDADES E APLICAÇÕES DA CONTABILIDADE
Não existem várias contabilidades. Existem ênfases e aplicações da contabilidade, usadas por diferentes entidades permitindo a aplicação adequada para evidenciar características próprias de cada atividade econômica. Contabilidade comercial, industrial, rural, bancária, governamental, etc.
LIMITAÇÕES DO MÉTODO CONTÁBIL
A contabilidade não deve ser entendida como um fim em si mesma. Ou seja, as informações geradas só terão utilidade se satisfazer às necessidades da administração e usuários.
É um modelo, ou seja, simplificações da realidade. É a maior limitação da contabilidade.
Utiliza avaliações, tem limitações, pois deve conciliar a utilidade da informação com os requisitos da praticabilidade e objetividade.
CICLO CONTÁBIL
É a sequência de procedimentos contábeis para identificar, classificar, mensurar, registrar, acumular, sumarizar(resumir) e evidenciar as informações contábeis. É o processo executado nas empresas para elaborar relatórios contábeis por meio das transações econômicas realizadas.

Outros materiais