Buscar

Questionário Unidade I Pedagogia Interdisciplinar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questionário Unidade I Pedagogia Interdisciplinar 
Pergunta 1 
A Pedagogia é marcada por estudos de teóricos que direcionam a prática pedagógica através de suas pesquisas e tem como objetivo otimizar o processo de ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade é a tendência que a Pedagogia atual utiliza no âmbito escolar para desfragmentar o conhecimento. 
Assinale o que for correto sobre o trabalho interdisciplinar:
 Resposta correta: E
   O trabalho interdisciplinar possui caráter único de aprimorar a capacitação do professor quanto à disciplina em sala de aula.
 Pergunta 2 
A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado pela necessidade de dar uma resposta à fragmentação científica. As ciências haviam-se dividido em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas. Nas escolas, os professores sempre tiveram dificuldade em responder aos questionamentos que envolviam disciplinas diferentes das que ministravam, de modo que, teoricamente, viram na interdisciplinaridade uma tábua de salvação. Porém a prática mostrou-se trabalhosa e muitos tiveram e têm problemas em usá-la. Sobre interdisciplinaridade, não é correto afirmar:
Resposta Correta: D
   No processo de aprendizagem interdisciplinar, a biografia do aluno não é relevante, pois não constitui a base do seu projeto de vida e de aquisição de conhecimento e de atitudes novas.
Pergunta 3 
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subsequentes.
 Resposta Correta: C 
   II, III e V
Resposta correta: C
Pergunta 4
Nogueira (2001) explica que “a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento. As diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá a unificação. ” Quando realiza essa afirmação, está se referindo ao conceito de:
Resposta Correta: E
  Interdisciplinaridade.
Pergunta 5 
O Relatório da Unesco, redigido pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, destaca quatro pilares que devem nortear a educação mundial. Assinale a alternativa que apresenta esses “quatro pilares da educação”:
Resposta Selecionada: A
   Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Pergunta 6 
O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:
Resposta Correta: D
   Contextualização.
Pergunta 7 
O questionamento das finalidades da ciência moderna, das especializações e das tecnologias configurou, globalmente, um movimento epistemológico pela interdisciplinaridade. Considerando o movimento pela interdisciplinaridade na educação brasileira, assinale a afirmativa correta.
Resposta Correta: B
   Os teóricos da Pedagogia que desencadearam o movimento pela interdisciplinaridade têm como expoente Ivani Fazenda.
Pergunta 8 
O relatório da Unesco publicado com o título “Educação: um tesouro a descobrir”, elaborado pela Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, coordenado por Jacques Delors, destaca que, ao longo de toda a vida, a educação deve-se basear em quatro pilares de conhecimento.
A respeito desse relatório e dos pilares do conhecimento, analise os itens a seguir:
 Podemos afirmar que:
Resposta Correta: D
   Apenas o item II está incorreto.
    Pergunta 9 
Observe as seguintes características:
Resposta Correta: C
   Tem a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento como princípios para o tratamento dos conteúdos.
Pergunta 10 
Sobre a interdisciplinaridade, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada: A
 Somente a I é verdadeira.

Outros materiais