Buscar

Técnicas de apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Técnicas de apresentação
Instituição: Instituto Federal de Minas Gerais
Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica
Docente responsável: Mariana Sarro Pereira de Oliveira
Considerações gerais
Usar algum recurso audiovisual;
Fazer uma sequência ordenada de telas que favoreça o entendimento;
Usar o fundo e o texto com bastante contraste;
Usar tamanho de letra compatível com o tamanho da sala (Arial, Times New Roman, 32);
Usar esquemas e frases curtas, poucas palavras.
Esquema geral para apresentação oral
Primeiro slide: apresentação dos dados do TCC – IFMG, título, autor, orientador, curso, data.
Introdução: revisão bibliográfica resumida, importância do assunto (justificativa) e objetivos.
Metodologia utilizada.
Vários slides para os resultados e discussão. Apresentar apenas gráficos e resultados gerais.
Um slide para as conclusões.
Um slide para as referências bibliográficas.
Avaliação da apresentação oral
DOMÍNIO DOS ELEMENTOS TEXTUAIS BÁSICOS: apresentar os elementos do texto, como a definição dos termos correlacionados, o problema a ser investigado, o objeto de estudo, a justificativa ou história de interesse pelo tema, os objetivos e a metodologia, demonstrando a correlação entre eles com coerência lógica e científica.
Avaliação da apresentação oral
DOMÍNIO DO TEMA APRESENTADO: apresentar os argumentos científicos (históricos, epidemiológicos, demográficos, socioculturais, etc.) que embasem os elementos do texto, como a justificativa ou história de interesse pelo tema, o objeto e a metodologia.
Avaliação da apresentação oral
OBJETIVIDADE NA ABORDAGEM DO TEMA: apresentar os elementos do texto, como o problema, o objeto de estudo, a justificativa ou história de interesse pelo tema, os objetivos e a metodologia, de forma concisa e precisa (relativo ao trabalho escrito).
Avaliação da apresentação oral
CRIATIVIDADE PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: apresentar o trabalho de forma didática e criativa. Isto é, slides ou transparências apresentáveis, legíveis, sem “poluição visual”, textos curtos com informações que correlacionem os termos componentes da investigação de forma a explicitar o desenho da pesquisa; e organogramas e ilustrações que apresentam relação com o tema.
Avaliação da apresentação oral
ADEQUAÇÃO DO TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 20 minutos para apresentação, mais 5 minutos de tolerância. A partir deste momento será descontado 0,5 ponto por minuto.
Avaliação da apresentação oral
DESENVOLTURA PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: não apresentar excessos de trejeitos durante a apresentação, apresentar o trabalho direcionando o olhar para a banca e público com desembaraço e segurança.
Avaliação da apresentação oral
POSTURA: manter uma postura adequada na defesa, sem expressar passividade em excesso ou atitudes de agressividade e/ou antiéticas.
Avaliação da apresentação oral
ARGUMENTO PARA DEFESA DO PROJETO: apresentar os argumentos científicos atualizados e coerentes durante as perguntas da banca examinadora, seja a nível metodológico ou do conteúdo do tema.
Habilidade Social
Falar em público: além do controle da ansiedade, envolve um conjunto de componentes cognitivos, metacognitivos, e interpessoais, requeridos desde o planejamento de uma exposição até a sua avaliação final. Os componentes cognitivos referem-se, basicamente, ao conhecimento das características da audiência, ao domínio do conteúdo a ser transmitido, e à preparação dos recursos da apresentação.
Habilidade Social
Falar em público: os componentes metacognitivos compõem-se do automonitoramento ao longo da apresentação e da previsão de estratégias para lidar com as possíveis reações dos ouvintes. Os componentes interpessoais incluem habilidades verbais de fazer e responder perguntas, elogiar, resumir e parafrasear contribuições e lidar com críticas e imprevistos. Além disso, são importantes o tom de voz, a velocidade da fala, a terminologia utilizada, o controle do uso de chavões e repetições, o contato visual, os gestos, a postura e a expressão facial.
Referências bibliográficas
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE , Z.A.P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais