Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO I. CASO CONCRETO. SEMANA 2. ESTÁCIO, FIC, 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO ADMINISTRATIVO I
CASO 2
Caso Concreto: 
O prefeito do município “P", conhecido como João do “P”, determinou que, em todas as placas de inauguração das novas vias municipais pavimentadas em seu mandato na localidade denominada “E”, fosse colocada a seguinte homenagem: “À minha querida e amada comunidade “E”, um presente especial e exclusivo do João do “P”, o único que sempre agiu em favor de nosso povo!” 
O Ministério Público estadual intimou o Prefeito a fim de esclarecer a questão. Na qualidade de procurador do município, você é consultado pelo Prefeito, que insiste em manter a situação. Indique o princípio da Administração Pública que foi violado e por que motivo.	
	No caso em tela, é nítido o confronto com o princípio da impessoalidade e até mesmo da moralidade na administração pública, quando o gestor usa a máquina administrativa pública de que temporariamente gere, para fomentar propaganda pessoal e de cunho eleitoreiro. A publicidade presente nas placas de inauguração da localidade NÃO teve caráter educativo, informativo ou de orientação social, mas sim ato característico de promoção pessoal do prefeito. 
Ademais, usa-se dos recursos públicos para benefícios estritamente particulares, o que mostra-se extremamente imoral e danoso a coisa pública. Nesse sentido:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (...).
§ 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. (CF/88)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais