Buscar

Litiase e concreções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �3�
LITÍASE E CONCREÇÕES
1. CONCEITOS
LITÍASE: formação de estruturas calcárias, duras (cálculos), formadas por sais minerais que se acumulam no interior de órgãos ocos, órgãos excretores e no interior de ductos de glândulas. Esses sais minerais são de origem endógena, ou seja, o mineral foi ingerido pelo animal durante a alimentação e esse mineral foi metabolizado.
CONCREÇÃO: formação de estruturas compactas que podem ou não ter sais minerais e ocorrem SEMPRE no trato digestivo. Os sais minerais que podem estar presentes são de origem exógena, ou seja, não foi absorvido.
2. NOMENCLATURA
Local afetado + sufixo litíase =
Local afetado + sufixo lito =
Formação de calculo no trato urinário: urolitíase. Calculo que se forma: urólito ( nefrólito (rim), cistólito (bexiga), ureterólito (ureter), uretrólito (uretra)
Intestino: enterolitíase. Calculo: enterólito
Glandulas salivares: sialolitíase. Calculo: sialólito
Vesicula biliar: colelitíase. Cálculo: colélito
3. ETIOLOGIA
Pra formação de um cálculo é necessário: 
- Matriz: constituição protéica. Deposição dos sais minerais. O que pode dar origem à matriz: sangue, fibrina, cels epiteliais, muco, grumos bacterianos. Tudo isso forma o núcleo, aonde os sais minerais vão se agregando e o calculo vai aumentando.
- Lesão epitelial: fator que predispõe muito essa matriz. 
- Constituição: cálcio, fósforo
4. URÓLITOS
O que pode predispor: 
- Deficiência de vitamina A: vit A atua na regeneração epitelial. Se não tem vit A, essa regeneração esta comprometida, levando a liberação precoce de cels epiteliais. Então vai ter mais cels epiteliais em tal órgão que vai predispor a formação de cálculos. 
- Cistite: inflamação da bexiga. Lesa o epitélio da bexiga e sai cels epiteliais, fibrinas, sangue, bactérias. Calculo nesse caso seria uma lesão secundária, primeiro vem a cistite, depois o calculo. Mais freqüente em fêmeas do que em machos porque a uretra do macho é maior e mais estreita. Então, dificulta a chegada das bactérias à bexiga. Na fêmea, as bactérias conseguem chegar mais rápido porque a uretra é mais curta. Por isso, deve-se beber água e urinar sempre.
- Sulfonamidas: grupo de drogas muito utilizadas na medicina veterinária para tratamento bacteriano. São nefrotóxicas, tem que ser dadas com uma certa cautela, em um curto período de tempo. Por isso, ela pode causar necrose dos túbulos contorcidos do rim se for um tratamento prolongado. Vai destruir o epitélio tubular e matar muitas cels epiteliais, logo vai descer muita cel epitelial para a bexiga, predispondo a formação de cálculos.
- Manejo alimentar: ingestão de água para prevenir cistite e cálculos. 
Gatos: calculo arenoso. Se castrar o animal antes da puberdade, os órgãos sexuais não desenvolveram totalmente, nem o trato urinário, então a uretra que já é estreita esta mais estreita ainda.
Outra espécie suscetível são as porcas em lactação ou em gestação que ficam confinadas e muito tempo deitadas, sem urinar direito. A bexiga armazena muita urina por muito tempo. Fácil de formar cistite e posteriormente cálculos.
5. COLÉLITOS
Freqüência: muito comum em humanos. Em animais é raro.
Cães e carneiros: é mais difícil ainda de encontrar esses cálculos, pois a parte da bile que quebra gordura evita que os sais se aglutinem.
Deficiência de vitamina A: pelo mesmo motivo anterior
Inflamação da vesícula biliar (policistite): pelo mesmo motivo anterior. Sai sangue, fibrinas, bactérias, pus, etc.
Estagnação da bile: o animal pode reter bile por muito tempo por causa da fome, se ele tem fome ele não tem estimulo para liberar a bile, então ela vai ficando presa na vesícula, ela vai condensando e predispõe a formação de calculo; desidratação: o animal vai perder liquidos, liquido sinovial, liquido articular, liquido biliar, então a bile fica mais condensada; obstrução do colédoco: tubulação que leva bile da vesícula biliar ao duodeno, então se tiver obstrução desse ducto por algum calculo, câncer, inflamação, etc, a bile fica presa lá para trás, fica estagnada e condensada.
6. SIALÓLITOS
Cavalos: muito comum. Principalmente cavalos que comem muita aveia e farelo, pois esses alimentos são ricos em fosfato magnesiano: fósforo + magnésio. Então, o animal que come muito isso, vai ter muito fósforo e magnésio no trato digestivo. Minerais que vão aglutinar e formar os cálculos. E se há uma condição de algum problema digestivo com acidez muito elevada, pode ter uma NÃO quebra da amônia, a amônia não é quebrada e passa direto para o ceco. Com a alimentação de muita aveia e farelo, vai juntar o fosfato e a amônia que vai formar o fosfato amônia magnesiano, e essa molécula que vai formar os cálculos. 
Sialodenites (inflamação da glândula salivar): predispõe a formação de cálculos. Tem liberação de sangue, fibrina, células, etc.
Consequências: se tem um calculo que esta obstruindo a glândula ou ducto, o animal não saliva e a saliva se acumula nas glândulas ou ductos, tem-se um aumento da região ( Sialocele (bolsa cheia de saliva) 
7. ENTERÓLITOS
Cavalo: muito comum. Principalmente cavalos que comem muita aveia e farelo, pois esses alimentos são ricos em fosfato magnesiano: fósforo + magnésio. Então, o animal que come muito isso, vai ter muito fósforo e magnésio no trato digestivo. Minerais que vão aglutinar e formar os cálculos. E se há uma condição de algum problema digestivo com acidez muito elevada, pode ter uma NÃO quebra da amônia, a amônia não é quebrada e passa direto para o ceco. Com a alimentação de muita aveia e farelo, vai juntar o fosfato e a amônia que vai formar o fosfato amônia magnesiano, e essa molécula que vai formar os cálculos.
Mecanismo
Fosfato NH3-Mg
Macro: cálculos bem grandes. Núcleo: geralmente é corpo estranho, algo que o animal comeu e ficou preso lá.
8. CONCREÇÕES DOS PRÓ-VENTRÍCULOS DOS RUMINANTES
Concreções afetam o rumem ou intestino
a) BEZOARES
PILOBEZOAR (formado por pelos)
Sinônimos de pilobezoar: pilobezoário, piloconcreção, tricobezoário, egagrópilo
	Macro: sempre leve, arredondado, e alguns deles podem ser cobertos por uma fina camada de minerais (se não tiver, ele é áspero) 
	Causa: ingestão de pelos
	Espécies: bezerro e gato (papilas bem desenvolvidas). Se lambem muito, acabam ingerindo pelos que vão parar no trato digestivo. Podem ocorrer em cães com alguma lesão na pele. 
	Conseqüências: o gato pode vomitar. Nos bezerros o cárdia (comunicação do esôfago com o rúmen) entope e o alimento não desce e o gás que ia pro rúmen fica preso (timpanismo: dilatação do rúmen por acumulo de gás)
FITOBEZOAR (menos comum)
 Macro: pesado, de vários tamanhos
	Composição: material vegetal de baixa qualidade, muito seco e fibroso; terra
	Freqüência: épocas de seca
9. CONCREÇÕES INTESTINAIS
FITOBEZOAR: Mesma coisa do que acontece no estomago 
	Cavalos
	Mecanismo
	Núcleo
PILOBEZOAR
	Cão e suíno
COPRÓLITO (não é calculo, é concreção). Também chamado de fecaloma, ocorre no final do intestino grosso. É formado por material fecal, por corpo estranho e apresenta minerais
	Macro: seco, ressecado, duro (o que dificulta o trânsito intestinal), por essa razão animais como cães e gatos podem ter constipação 
	Constipação: ocorre em cães e gatos

Outros materiais