Buscar

CRITICA SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CRITICA SOCIAL
Preconceitos
O preconceito:
É manifestado de maneira discriminatória.
Existe diversas formas de preconceitos.
Pode ser linguísticas, cultura, racial, ou crença, e até mesmo sobre uma pessoa ou sexo.
Para um individuo ser preconceituoso, muitas vezes depende da forma como ele foi inserido ao meio, suas crenças, culturas, e maneira como foi educado e formado sua visão de vida.
O preconceito pode ocorrer de varias formas, pode ser de forma banal, ou pacifica.
O pensamento maldoso também não deixa de ser uma forma de preconceito, por ex: nossa que gorda, deve comer muito. 
A pessoa que sofre a discriminação se sente impotente e constrangida, o agressor se sente superior/ poderoso.
Há varias discussões de como nasce o preconceito, há quem diga que é da personalidade da pessoa ou da tradição do individuo.
Sabemos que existe vários tipos de preconceitos entre eles citemos alguns.:
 preconceitos racial.
 preconceitos entre classes sociais baixa, media, alta.
 preconceitos linguísticos .
preconceitos sexual.
Ex: de preconceitos
Preconceito Linguístico: consiste em uma discriminação sem fundamentos contra diversas variedades linguísticas, o alvo são as pessoas que falam de maneira “diferente” devido a sua cultura.
Preconceito Religioso: discriminação por sua crença por exemplo: os mulçumanos são vistos como terroristas e até mesmo pela forma como se vestem .
Preconceito Racial: é um dos mais vistos no mundo. O negro é julgado pela cor da sua pele.
Preconceito social: este não diferencia a classe onde ocorre, pois existe nas classe alta, baixa, media, esta relacionado com o nível escolaridade, renda salarial, posição social, cargos ocupado, e etc..
Preconceito sexual: é a descriminação de um individuo quando sua opção sexual é diferente ex: homossexuais e bissexuais estes são alvo de varias criticas por não serem “iguais” as regras da sociedade. 
Critica:
 Muitos falam sobre preconceitos, discriminação, faz campanhas contra essa situação, etc..
 porem ficam impotentes ao tentar fazer algo que possa vir mudar essa situação, pois o egoísmo e o preconceitos fortes das pessoas faz com que elas ajam sem usar o coração ou a razão.
As pessoas se acham melhores do que as outras a ponto de menosprezar ou descriminar os diferentes a elas, não percebendo o verdadeiro valor que há dentro daquelas que esta a receber o preconceito. 
Esses preconceitos geralmente esta relacionada pelo fato do individuo ter ou não uma boa renda mensal, ao nível de escolaridade, a profissão que ela exerci, a cor da pele da pessoa.
Há situações em que o dinheiro, a posição social, ou os status que uma pessoa possui fala mais alto do que a razão em certas ocasiões. 
Mais de certa forma quem não tem preconceitos generalizados de algum tipo?, veja se você não gosta de um grupo social por ex: Fankeiros ou Rockeiros, há um preconceito e certamente ira manter uma certa distancia, esta ai o preconceito presente.
Todos temos preconceitos de algum tipo. E para começar a mudar o mundo “de verdade”, devemos começar primeiro por nos mesmos, respeitando as diferenças que há no meio. 
Preconceitos entre classes
O preconceito pode vir a ocorrer em diversos locais ou áreas, independente da cor, raça, ou classes social 
No trabalho Na rua Na escola 
Para quem recebe o preconceito fica as consequências que são: alta estima baixa, humilhação, tristeza, desanimo pela vida, falta de coragem para seguir a diante, receios, entre outras consequências.
A pessoa fica com vários traumas e pode vir a desenvolver outros problemas psicológicos entre esses a depressão, fobia social... Crises de pânico.
Fontes que foi utilizadas:
pt.wikipedia.org/wiki/preconceito
www.significados.com.br/racismo
www.mundoeducaçao.com/sociologia/preconceito

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes