Buscar

Alimentos Termogênicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Fundamentos da Nutrição
Docente: Mônica Tejo Cavalcanti
ALIMENTOS TERMOGÊNICOS
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar
Campus Pombal
Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias.
ALIMENTOS TERMOGÊNICOS 
A termogênese induzida pela dieta é o fenômeno pelo qual a ingestão do excesso de energia é dissipada através do calor. Também chamada de efeito térmico dos alimentos pode ser classificada de duas maneiras: 
Termogênese obrigatória
Termogênese facultativa
EFEITOS TÉRMICOS DOS ALIMENTOS
Após a ingestão dos alimentos, resulta-se no aumento da taxa metabólica ao longo de um período de aproximadamente 6 horas. Embora o efeito térmico das refeições é geralmente avaliada como aproximadamente 10% da energia total consumida, a composição de macronutrientes das refeições influencia à termogênese.
O consumo de gordura fornece um menor efeito térmico em comparação com qualquer proteína ou a ingestão de carboidratos. Isto é atribuído ao fato de que, após o consumo de gordura, o armazenamento em energia é mais eficiente e não requer mais a interconversão metabólica, afinal, a gordura ingerida morfologicamente se assemelha aos triglicerídeos dos adipócitos.
EFEITOS TÉRMICOS DOS ALIMENTOS
BMR (Basal metabolic rate, taxa de metabolismo basal) – está associada à ineficiência termodinâmica intrínseca mitocondrial (organela intracelular responsável por nossa “usina hidrelétrica” dentro da célula), derivada da presença de proteínas desacopladoras (UCPs, uncoupling proteins) que acabam estimulando a liberação energética das células de nosso corpo.
TERMOGÊNESE OBRIGATÓRIA
De acordo com a teoria quimiosmótica, prótons são bombeados para fora da matriz mitocondrial e a partir disso criam um potencial eletroquímico que armazena, temporariamente, a energia proveniente de uma etapa anterior, o ciclo de Krebs ou ciclo do acido cítrico. A membrana mitocondrial interna é de certa maneira impermeável a estes prótons e para que estes íons retornem a matriz mitocondrial, ou seja, caminhem a favor do gradiente de concentração e elétrico, fazem-no, majoritariamente, por meio de uma enzima denominada ATP-sintetase. A partir dessa passagem de prótons por essa enzima, observa-se a produção de moléculas de ATP e com isso conclui-se que a oxidação de substratos energéticos é acoplada a síntese de ATP.
TERMOGÊNESE OBRIGATÓRIA
No entanto há ainda um “vazamento” de prótons para o interior da mitocôndria sem que ocorra a participação da enzima supracitada e dessa forma a energia armazenada é utilizada na produção de calor. Investigando-se a origem deste fato, chegou-se a uma classe de proteínas que permitem esse tipo de passagem de prótons pela membrana interna da mitocôndria. São as UCPs e dentro dessa classe há UCP -1 UCP-2, UCP-3 e UCP-4.  Cada uma dessas proteínas tem sua expressão em diferentes tecidos, por exemplo, UCP-1 é expressa somente no tecido adiposo marrom. Para o funcionamento dessas proteínas, no entanto, faz-se imprescindível a participação dos ácidos graxos. Sem eles o desacoplamento não ocorre. São importantes, pois se acredita que sejam eles os grandes responsáveis pela passagem dos prótons para o a matriz mitocondrial através de um mecanismo de “flip-flop” e assim as UCPs seria o de acelerar esse processo aumentando  esse fluxo de prótons.
TERMOGÊNESE OBRIGATÓRIA
Corresponde ao calor extra produzido além da termogênese obrigatória, em demanda a maior atividade metabólica em alguns tecidos, como músculo esquelético e Tecido adiposo marrom. Pode ser desencadeada pela exposição ao frio ou pela dieta hipercalórica. É subdividida ainda em dois tipos:
Shivering há o tremor dos músculos resultante da contração das miofibrilas, no entanto não há a realização de trabalho
Non-shivering, relacionada à adaptação a situações de exposição prolongada ao frio. Aqui há ativação de proteínas desacopladoras  (UCP)
TERMOGÊNESE FACULTATIVA
É notável considerar que essa ineficiência termodinâmica mitocondrial  tem importantes propósitos biológicos, como a manutenção de uma temperatura constante em animais homeotérmicos.  A conseqüência disso é o melhor funcionamento das enzimas desses organismos e também a promoção de uma maior capacidade adaptativa a alterações do meio ambiente.
TERMOGÊNESE FACULTATIVA
PRINCIPAIS ALIMENTOS COM EFEITOS TERMOGÊNICOS
SUPLEMENTOS TERMOGÊNICOS
SUPLEMENTOS TERMOGÊNICOS
O remédio que promete emagrecer à base de Dinitrofenol (DNP) é prejudicial à saúde porque contém substâncias tóxicas que não são aprovadas pela Anvisa ou FDA para consumo humano, podendo causar graves alterações que podem até mesmo levar à morte.
O DNP foi proibido nos Estados Unidos em 1938 quando a substância foi dita como extremamente perigosa e não apta para o consumo humano.
Os efeitos colaterais do 2,4-dinitrofenol (DNP), são febre alta, vômitos frequentes e cansaço excessivo que podem levar à morte. Trata-se de um pó químico amarelo que pode ser encontrado em forma de comprimidos e vendido ilegalmente para consumo humano, como termogênico e anabolizante.
SUPLEMENTOS TERMOGÊNICOS
Sintomas de contaminação com DNP
Os primeiros sintomas de contaminação com DNP (2,4-dinitrofenol) incluem dor de cabeça, fadiga, dor muscular e mal estar geral constante, que podem ser confundidos com estresse.
Se o uso do DNP não for interrompido, sua toxicidade pode provocar danos irreversíveis no organismo que levam ao internamento e até a morte, com sintomas como:
Febre acima de 40ºC;
Aumento do batimentos cardíacos;
Respiração rápida e superficial;
Náuseas e vômitos frequentes;
Tonturas e suor excessivo;
Intensa dor de cabeça.
SUPLEMENTOS TERMOGÊNICOS
O DNP, que também pode ser conhecido comercialmente como Sulfo Black, Nitro Klenup ou Caswell Nº 392, é um produto químico altamente tóxico utilizado na composição de pesticidas agrícolas, produto para revelação de fotos ou explosivos e, por isso, não deve ser utilizado para emagrecer.
Apesar das diversas restrições do produto, pode-se comprar este 'remédio' através da internet.
CONCLUSÃO
Os alimentos termogênicos induzem o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e, por conseqüência, maior o gasto de calorias. Já os alimentos com baixo efeito térmico são consumidos mais rapidamente e provocam um aumento nos depósitos de gordura. A quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional. O consumo em excesso de determinados condimentos podem causar desconfortos ou até mesmo algumas patologias
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!
16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais