Buscar

Reportagem A imprensa no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS	Comment by Giselle Cristina: Simone Para as próximas atividades seja mais crítica no seu texto, opine mais. Pois, esta é a proposta desta atividade, ou seja, uma analise crítica da inovação escolhida.Profa. Gisele CristinaNota: 90
	
A Imprensa no Brasil e sua contribuição social.
Nome: Simone Ferreira Souza – RU 1386081
Polo: PAP Nova Londrina-PR
A imprensa é uma ferramenta que tem como objetivo sistematizar informações e promover acessibilidade sobre a dinâmica humana atingindo todas as classes sociais. Outra finalidade desse veículo é a prestação de serviço o compartilhamento de conhecimentos como as novas descobertas da ciência, informando sobre o que há de novo no setor da educação, das tecnologias, as tendências da moda, sobre política, situação econômica, eventos culturais, assuntos sobre saúde e esporte, acontecimentos pelo mundo. Comunicação que Influência e é influenciada, mas a imprensa no Brasil e no mundo nunca foi tão competitiva com outras mídias como no século XXI devido as inovações tecnológicas. 	Comment by Giselle Cristina: Não faça parágrafos extensos. 
 A imprensa acompanhou o momento histórico de cada época. No Brasil em primeiro de junho de 1808 chega o jornal Correio Braziliense impresso em Londres por Hipólito José da Costa e chegava clandestinamente devido a censura da Corte Portuguesa. Tinha a seção de política, comércio, artes, literatura, ciências e miscelânea. Com a vinda da família real para o Brasil a primeira máquina de tipografia que em setembro de 1808 dá início ao processo cronológico da imprensa nacional na capital brasileira o Rio de Janeiro. 	Comment by Giselle Cristina: Qual é a fonte desta informação?Não á necessidade de referências em um modelo de reportagem. Entretanto, estás informações vieram de algum lugar. E isto deve ser referenciado no corpo da atividade, mas especificamente em cada parágrafo que não for sua autoria. 
Fonte: Google imagem
Devido a diferentes pontos de vista e tantas controversas foram surgindo outros jornais compartilhando os acontecimentos de sua região, como as publicações sobre a nobreza, fugas de escravos, as críticas ao governo, assuntos do exterior. Com a proclamação da República a censura em partes fica extinta, mas houve algumas represarias a oposições e defensores de uma constituição brasileira. Posteriormente em 1862 surge outro impresso importante que permanece até os dias atuais o Diário Oficial. Oficinas tipográficas que foram escrevendo a história do Brasil através da fatos e ações sociais no século XIX.
A imprensa brasileira no século XX não poderia acompanhar as inovações dos países de primeiro mundo, pois era um pais em puberdade que tinha um longo caminho a percorrer no desenvolvimento tecnológico, social e cultural. 
Mas apesar de estar em crescimento a imprensa brasileira conseguia atender seu público. Além dos jornais a imprensa pode contar com folhetos, telégrafos, revistas, televisão e sistema de rádio. Uma das mudanças nesse segmento foi permitir que a mulher um ser social submissa ao patriarcal pudesse fazer parte no ramo do noticiário, algumas conhecidas como Cecilia Meireles, Raquel de Queiroz e Eugenia Moreira essa última deixou uma herança jornalística a filhos e netos que atuam na imprensa até os dias atuais. 
Além dos equipamentos tipográficos do início da imprensa que foram sendo ajustados conforme a necessidade ou substituído por equipamentos mais modernos. Os cartunistas aprimoraram suas técnicas e materiais para elaboração de figuras, caricaturas irônicas ou de críticas. O telegrafo trazia os acontecimentos do exterior isso alimentava os conteúdos jornalísticos. A máquina fotográfica também deu credibilidade pois comprovava o fato. A TV teve grande contribuição na sociedade pois essa transmitia a realidade não conhecida por muitos principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, eram imagens real dos campos de guerra. O rádio influenciou muito além de confirmar aquilo que a tv veiculava as pessoas também o rádio para prestação de serviços. Uma das grandes invenções que possibilitou agilidade para a imprensa na elaboração dos textos foi a máquina de escrever inicialmente manual e aos poucos sofreu ajustes até que tornou-se um equipamento elétrico. Mas das invenções tecnológicas criadas pelo homem que permitiu a imprensa e toda forma de comunicação se expandir foi o computador, grande capacidade de armazenamento de conteúdos além acelerar o processo de elaboração e compartilhamento das notícias. O telefone teve pequena participação, mas no século XXI esse equipamento passou a ser muito essencial para a imprensa, pois a transmissão é em tempo real, tudo é registrado e transmitido no momento que acontece.	Comment by Giselle Cristina: Qual a fonte da ilustração? Cada ilustração precisa ser referenciada, vide modelo de reportagem EaD, no histórico da atividade.
A imprensa no Brasil teve um papel muito importante na formação do pais trazendo ao público os acontecimentos sociais internos e externos. As revoltas no período da monarquia, lutas abolicionistas e causas dos revolucionários da época. Projetos da população para um país melhor na República Velha e Segunda República, e foi durante a Ditadura que a imprensa resistiu a toda forma de opressão prestando serviços de informação aos cidadãos que acompanhavam as represarias sofridas por políticos, artistas, estudantes e toda forma de pensamento contrário de quem estava no poder. A imprensa tem outras finalidades além de ser um noticiário, uma prestadora de serviços, um informativo cultural. Através da imprensa as pessoas podem expressar suas indignações em relação ao sistema de governo.
No momento em que o Brasil passa por uma crise econômica, política e financeira a imprensa e todos os meios de comunicação estão vinte quatro horas por dia recebendo e transmitindo a informação ao vivo e no momento em que acontece para a sociedade brasileira e para o resto do mundo. Os países se conectam e nada fica fora do conhecimento das pessoas que devido aos dispositivos celulares com ferramentas que possibilitam acesso a qualquer portal de mídia, arquivos, acervos e toda correspondência eletrônica se atualiza a cada segundo. As tecnologias do séculos XXI são dinâmicas a cada dia uma inovação e todas as áreas passaram a ser alienadas a esse processo de evolução da humanidade e se não for acompanhada e como se houvesse um retrocesso ou até uma exclusão do meio, por essa razão a imprensa tem que estar sempre à frente buscando que há de mais inovador para o segmento. 
A contribuição da imprensa brasileira foi e é de grande apresso pois são pessoas que arriscam suas vidas como as coberturas sobre conflitos e guerra nos países do oriente médio para que a notícia chegue ao conhecimento de todos e fazendo dessa nação chamada Brasil um povo moderno, ainda que falte muito para ser a nível de primeiro mundo. 	Comment by Giselle Cristina: Carece de embasamento teórico/ referencial no corpo do trabalho.
SOUZA, Ferreira Simone. Inovações e tecnologias e as transformações sociais: A Imprensa no Brasil e sua contribuição social. Uninter, Nova Londrina-PR, 2017.	Comment by Giselle Cristina: As referências são opcionais nos modelos de reportagem. Entretanto, assim, que você anexou o mesmo. O modelo a ser seguido é o debaixo. REFERENCIASAs referências são em texto justificado e espaçamento simples, não se enumera. Nunca utilize Wikipédia como fonte de trabalhos acadêmicos, pois, não é de fonte segura.Exemplos:Nas referências a livro a extração dos dados é a seguinte.SOBRENOME EM MAIUSCULO DO AUTOR. Nome com somente as iniciais em maiúsculo. Titulo do livro em negrito. Edição. Cidade: nome da editora, ano, quantidade total de páginas. As referências a site o modo de extração dos dados é da seguinte maneira. SOBRENOME EM MAIUSCULO DO AUTOR. Nome com somente as iniciais em maiúsculo. Tema do artigo em negrito. Disponível em: LINK do site – acesso em __/__/__	Comment byGiselle Cristina: Negrito 
“Não há inteligência da realidade sem a possibilidade de ser comunicada”.
(Paulo Freire).

Outros materiais