Buscar

AD1 FEB 2017 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Avaliação à Distância – AD1 (PROVA) 
Período - 2017/2º 
Disciplina: FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA 
Coordenador: ALEXIS TORÍBIO DANTAS 
ALUNO: Vinicius Damas e Silva MATR: 17215060553
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões: 
1. Quais as principais diferenças entre o sistema de parceria e o sistema de colonato na utilização do imigrante na produção exportadora de café no Brasil? (3,0 pontos)
Sistema de parceria:
 – Primeiro sistema usado pelos fazendeiros;
 – Sistema onde o fazendeiro cedia parte do cafezal para o imigrante cultivar (na sua maioria italianos), com isso pagar as dívidas que eram adquiridas (passagem, estadia, alimentação);
 – Trabalhador ficava preso ao fazendeiro, pois contraia muitas dívidas;
Sistema de colonato
 – Governo começa a fiscalizar (a fim de evitar uma escravidão velada);
 – Família imigrante recebe apoio do Governo Federal;
 – São adotadas algumas regras a fim de garantir alguns direitos das famílias nas fazendas
 – Os imigrantes recebiam pagamentos por serviço prestado na propriedade.
2. Analise as principais medidas adotadas no governo Campos Sales para deter a recorrente desvalorização cambial que marcou a economia brasileira no final do século XIX. (4,0 pontos)
Foi eleito em 1898, quando a economia já estava em declínio, justamente pela supervalorização do café. Era produzido muito mais café do que os outros países podiam comprar. Para tentar frear a desvalorização cambial, forma feitos acordos com os principais governos (a politica do café com leite) além de um grande empréstimo junto a banqueiros ingleses, com garantia que só fosse pagar a partir de 1911 e a criação de impostos e retira o dinheiro de circulação. Porém, com isso o comercio estagnou.
3. Examine os objetivos e as medidas adotadas no Convênio de Taubaté em 1906. (3,0 pontos)
Foi feito esse trato devido a supervalorização do café, onde haviam muitos produtores, onde fez com que caísse o valor. Alta oferta de produtos, com baixa demanda, consequentemente o preço caía constantemente. Como isso já ocorria a alguns anos, foi feito esse acordo entre os governos de MG, SP e RJ, a fim de diminuir o impacto da superprodução de café. Para valorizar o café, a moeda nacional foi desvalorizada, com isso o café ficava mais barato no cenário internacional, aumentando a exportação de café´. Os objetivos do conveio eram: desacelerar novos produtores de café, compra do excedente pelo governo federal, controle da qui alidade do café e fim ciamentos das compras dos excedentes com empréstimos extremos. Porém deu tudo errado. Cada dia mais novos cafezais eram abertos. A dívida externa brasileira aumentou, pois eram feitos empréstimos para compra do excedente junto aos produtores. Com isso, também não conseguiram controlar a qualidade e o preço do café.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais