Buscar

trabalho de promoção

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E ARTES PROFESSOR MILTON SANTOS.
EDUARDA DE BRITO PEREIRA
JOÃO VÍTOR CAVALCANTE ALEIXO
MARIA VITÓRIA MASCARENHAS SILVA
SÍLVIO GABRIEL FRAGA DA SILVA
THAÍS DE OLIVEIRA PEREIRA
AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA REGIÃO NORDESTE
Salvador-Bahia, agosto de 2017.
EDUARDA DE BRITO PEREIRA
JOÃO VÍTOR CAVALCANTE ALEIXO
MARIA VITÓRIA SILVA MASCARENHAS
SÍLVIO GABRIEL FRAGA DA SILVA
THAÍS DE OLIVEIRA PEREIRA
AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA REGIÃO NORDESTE
Pesquisa realizada como parte dos requisitos obrigatórios para avaliação do aprendizado da disciplina Tópicos Especiais em Saúde II-HACB19, ofertada ao primeiro semestre do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maria Constantina Caputo
Salvador- BA, agosto de 2017.
INTRODUÇÃO
O termo Promoção foi inicialmente definido por Leavell & Clarck (1976) como um dos elementos do nível primário de atenção em medicina preventiva. Mais tarde este conceito foi retomado e ganhou mais ênfase, especialmente no Canadá, EUA e países da Europa ocidental. A revalorização da promoção da saúde resgata, com um novo discurso, o pensamento médico social do século XIX expresso na obra de autores como Virchow, Villermée, Chadwick e outros, afirmando as relações entre saúde e condições de vida. Independentemente das diferentes perspectivas filosóficas, teóricas e políticas envolvidas, surgem dificuldades na operacionalização dos projetos em promoção da saúde devido às inconsistências, contradições e pontos obscuros e que, na maioria das vezes, não se distinguem claramente das estratégias de promoção das práticas preventivas tradicionais.
O termo 'prevenir' tem o significado de "preparar; chegar antes de; dispor de maneira que evite (dano, mal); impedir que se realize" (Ferreira, 1986). A prevenção em saúde "exige uma ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença" (Leavell & Clarck, 1976: 17). As ações preventivas definem-se como intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. 'Promover' tem o significado de dar impulso a; fomentar; originar; gerar (Ferreira, 1986). Promoção da saúde define-se, tradicionalmente, de maneira bem mais ampla que prevenção, pois refere-se a medidas que "não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar a saúde e o bem-estar gerais" (Leavell & Clarck, 1976: 19). As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial (Terris, 1990). 
A partir de uma perspectiva ampliada, as iniciativas de promoção da saúde se direcionam a reduzir as desigualdades e iniquidades na saúde da população e garantir oportunidades e recursos de forma igualitária para que as pessoas realizem seu potencial de saúde. Dessa forma, segundo a Carta de Ottawa de 1986 a promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no processo.
Esta conceituação sugere que a criação de estratégias que consideram a saúde como um recurso para a vida, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, fazendo com que fatores econômicos, políticos, culturais, sociais e ambientais sejam favoráveis à saúde.
Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar as relações entre os programas e projetos estabelecidos nas secretarias dos estados e municípios da região Nordeste do país e a promoção da saúde, na perspectiva de associar os conceitos teóricos aprendidos em sala com as práticas da região. 
1-Estado da Bahia
1.1 SECRETARIA DO ESTADO DE POLÍTICAS PARA MULHERES
O programa de destaque desta secretaria foi o Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre. Visando a implementação da ostreicultura em sistemas familiares nas comunidades de Capanema e Baixão do Guaí, localizadas na Reserva Extrativista em Maragogipe o projeto tem como principal objetivo gerar uma alternativa econômica viável para as famílias de marisqueiras da região que são afetadas pela escassez dos estoques de ostras e lambretas no estuário da reserva e contribuir com a autonomia financeira destas mulheres, que em sua maioria, são as chefes das famílias.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia em parceria com Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, a Fundação Vovó do Mangue, a Rare Brasil e a Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape/ICMBio.
Há muitos anos, a saúde era vista como ausência de doença. Com o passar do tempo, vários estudos foram realizados e percebeu-se que a as condições de vida do indivíduo é que determinam a sua saúde. De acordo com o texto “Determinantes Sociais da Sociedade” de Paulo Buss e Alberto Pellegrini, os determinantes sociais da saúde são definidos como fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam o surgimento de doenças e seus fatores de risco na população. Destarte, o projeto citado acima se classifica entre as ações para promover saúde, uma vez que age diretamente sobre os fatores econômicos da população feminina, ao mesmo tempo que influencia a autonomia das mesmas, para que elas próprias se capacitem e lutem pela sua qualidade de vida. Tendo um poder de emancipação também, o Marisqueiras com Orgulho Quilombolas Para Sempre consegue, através de processos organizativos, desenvolver as potencialidades já existentes na própria comunidade, enquanto estratégia de enfretamento das desigualdades sociais.
1.2 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
As ações de promoção da saúde desenvolvidas pela secretaria de educação se dá através do projeto Juventude em Ação-Agenda 21 que tem como objetivo promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA e elaboração da Agenda 21, no âmbito das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, através de ações de mobilização, articulação e organização da comunidade escolar, promovendo, em particular, o protagonismo juvenil em consonância com as políticas públicas. 
O Projeto surgiu como uma estratégia inovadora de mobilização e capacitação de jovens e professores da rede estadual de Ensino, com uma metodologia de caráter participativo e democrático, pautando-se nos princípios da interdisciplinaridade, transversalidade e da complexidade sistêmica, estendendo-se a toda a comunidade do entorno escolar, num convite à consolidação de reflexões e ações com vistas à construção de sociedades sustentáveis, tendo como ponto de partida uma escola sustentável.
A questão ambiental vem sendo bastante discutida, principalmente porque as modificações ocorridas no meio, pelas ações antrópicas, contabilizam uma série de repercussões no âmbito sócio-econômico-ambiental gerando graves problemas.
A atividade humana, ao modificar o meio ambiente, é consumidora dos estoques naturais, que, em bases insustentáveis, tem como consequência a degradação dos sistemas físico, biológico e social, tornando propícias as condições necessárias para a ocorrência de doença e do baixo nível de qualidade de vida. A educação no contexto da saúde e do saneamento pode ser definida como uma prática social que recomenda não apenas mudança de hábitos, práticas e atitudes, a transmissão e apreensão de conhecimentos, mas a mudança gradual na forma de pensar, sentir e agir através da seleção e utilização de métodos pedagógicos participativos e problematizadores (MOISÉS et al., 2010).
Neste contexto o projeto Juventude em Ação Agenda 21 atua construindo cidadãos conscientes para que reflitam sobre suas vidas e caminhos para torna-las mais saudáveis com o ideal de ensino voltadopara a realidade do aluno e o desenvolvimento de sua autonomia, intentando transformar a escola num espaço em que haja desejo e alegria na construção do conhecimento. Além disso ajuda na construção de uma escola cidadã em que se discute os determinantes da qualidade de vida e a participação das famílias na escola, desenvolvendo as habilidades dos alunos especialmente para a proteção ambiental, reforçando a ação comunitária, desenvolvendo a habilidade pessoal dos envolvidos e criando um ambiente propício à saúde.
1.3 SECRETARIA DO ESTADO DE JUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 
 O programa Corra pro Abraço, destaque da secretaria, busca a promoção de cidadania e reinserção social dos usuários de substâncias psicoativas em situação de rua, por meio de formação de vínculo, atividades sociais, artísticas e educacionais, oficinas de prevenção ao uso de drogas, assistência jurídica e encaminhamento à rede de atendimento. É importante frisar que as estratégias do programa foram criadas pelos próprios usuários, com as diferenças e necessidades das comunidades atendidas, interagindo com outras Políticas Públicas de Assistência Social, Saúde e Garantia de Direitos. 
Nas ruas da cidade, é significativo o número de pessoas vitimadas pelos problemas estruturais causados pelas iniquidades em várias áreas essenciais para uma boa qualidade de vida. Por isso se faz necessário programas que ofereçam mais do que ações assistencialistas mas que enfrentem os determinantes que levam a maioria das pessoas a situações vulneráveis. Dessa forma o programa Corra pro Abraço torna-se um excelente programa de auxílio à promoção da saúde ao utilizar estratégias que levem em consideração a subjetividade dos beneficiados, incentivando a participação, respeitando a diversidade e estimulando o protagonismo através das ações intersetoriais. Além disso, propicia a elevação da autoestima a partir de microações transformadoras da realidade cotidiana gerando mudanças produtoras de autoconfiança, autonomia e reconhecimento da necessidade de redes sociais no dia-a-dia. Eventualmente a noção de redes sociais (MEIRELLES, 2004, p. 11) é fundamental para a promoção da saúde, já que através delas os integrantes se interligam horizontalmente ampliando a sociabilidade, confiabilidade.
Por fim, o programa ao ter como base o sentimento de pertencimento comunitário valorizando a participação do indivíduo, transforma o desenvolvimento pessoal e social por meio da informação, educação e saúde.
2-Salvador
 
2.1 SECRETARIA CIDADE SUSTENTÁVEL E INOVAÇÃO
Incomodados de morarem ao lado de um terreno baldio que servia para descarte de lixo e, consequentemente, proliferação de doenças, os moradores do bairro Pituba idealizaram o projeto Horta Urbana e solicitaram o apoio da prefeitura para transformar o local em um espaço mais limpo e em condições de se cultivar hortaliças.
Apoiado pela Secretaria Cidade Sustentável e Inovação, Secretaria de Manutenção e da Limpurb, o projeto visa revitalizar o espaço urbano e promover o bem estar coletivo, além de ser uma iniciativa solidária já que os excedentes são doados para creches e asilos.
São crianças, jovens, adultos e idosos que se revezam como podem e com o tempo que tem para cuidar do local.
A horta urbana tem uma estreita ligação com as diretrizes e campos de ação da Promoção da Saúde, sobretudo, a criação de ambientes saudáveis, já que ocorreram transformações positivas no espaço físico do terreno, diminuindo o risco de exposição à doenças como diarreia e leptospirose, deixando o bairro mais bonito, acolhedor e agradável gerando o sentimento de bem-estar; o reforço da ação comunitária pois houve a mobilização de todos em prol da horta, reunindo forças e trocas de saberes para manter o projeto gerando um vínculo mais estreito de trabalho e união; desenvolvimento de habilidades pessoais, como as técnicas do cultivo agroecológico, gerando uma maior conscientização e aprendizados concretos sobre a importância do cuidado com o ambiente para a saúde. Além disso a horta funciona trabalha com a solidariedade, doando os excedentes para creches e casas de apoio, contribuindo, assim, para uma alimentação mais adequada. O projeto reconhece o indivíduo como principal fonte de saúde, sendo necessário capacitá-los em todos os níveis, onde a comunidade é a porta-voz fundamental em matéria de saúde, condições de vida e bem-estar geral.
3- Estado de Alagoas
3.1 SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA
Com a visão de que a cultura e arte são instrumentos fundamentais para a formação da cidadania, a secretaria de cultura lançou o programa Na Base da Cultura. A intenção do programa é reduzir os índices de criminalidade, violência e vulnerabilidade social implantando atividades culturais nos bairros.
De forma democrática e inclusiva o “Na Base da Cultura” visa o protagonismo social, fomento da cultura participativa, construção de valores e solidariedade, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens.
Seibel(2005) considera que o fenômeno da violência estaria associado a mudanças no sistema produtivo capitalista das quais derivariam as baixas perspectivas de inclusão social e de trabalho profissional, associada à precarização do sistema público de proteção social contribuidoras práticas de incivilidade pública. Por isso ao proporcionar atividades culturais nos bairros, o “Na Base da Cultura” fomenta a educação, base para todo progresso coletivo ou individual, a consciência social e coletiva e uma visão de crescimento econômico. Aliando-o aos termos utilizados em sala nas discussões sobre promoção da saúde, o programa se encaixa no “empowerment education”, que busca contribuir para a emancipação humana por meio do desenvolvimento do pensamento crítico e o estímulo a ações que tenham como objetivo realizar a superação das estruturas institucionais e ideológicas de opressão.
4-ESTADO DE SERGIPE
4.1 SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE
Nessa secretaria destaca-se o programa Bem Mulher que é uma iniciativa do Governo de Sergipe para abrir junto à sociedade uma discussão profunda e abrangente em torno dos diversos aspectos determinantes da saúde da mulher (trabalho e renda, relações de gênero, violência, entre outros) através de estratégias da educação popular e utilização de elementos da cultura e arte. Assim, todos os trabalhos são realizados com os municípios, considerando sua rede de saúde e indicadores, numa lógica de transmissão de tecnologia para que as cidades possam assumir posteriormente a liderança da inciativa. 
O Governo do Estado, com esse projeto, tem como objetivo, o desenvolvimento de estratégias para reduzir a mortalidade e as repercussões físicas, psíquicas e sociais do câncer do colo do útero e de mama; informação da rede de proteção da mulher vítima de violência. Além disso, é realizado um teste rápido para detecção do HIV e todas as cadastradas participam de oficinas que abordam diversas temáticas ligadas à saúde feminina, dentre elas, doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar.
O Bem Mulher atua nos determinantes sociais, pois incidem diretamente nas condições e qualidade de vida, como: as mulheres são acolhidas em estações temáticas onde tem a possibilidade de discutir assuntos relevantes ao público feminino como relações de gênero, violência, trabalho e renda; cuidados de saúde e planejamento familiar. Além disso, as mulheres são orientadas para o quanto a importância que seus filhos ou parceiros compareçam à unidade de saúde. Dessa forma, o Bem Mulher é um processo de capacitação para que as mulheres tenham o maior controle das ações e tomadas de decisões em prol da qualidade de vida e também como forma de transmissão de conhecimento para o lar. Devido isso, o Bem Mulher visa o empoderamento das mulheres para que elas possam ser mais independentes e tomar decisões em sua vida. Ademais, mostra que elas são capazes desde que tenham vontade de ocupar qualquer espaço. Pode-se pegar como referência teórica para fortalecer essa ideia de promoçãopor empoderamento, o trecho do texto de – Os múltiplos sentidos da categoria “empowerment” no projeto de Promoção à saúde, onde: 
“Para teóricos do “empowerment” comunitário, a sociedade é constituída de diferentes grupos de interesses que possuem níveis diferenciados de poder e de controle sobre os recursos, fazendo com que processos de “empowerment” impliquem, muitas vezes, a redistribuição de poder e a resistência daqueles que o perdem”. (CARVALHO, 2014).
Outras secretarias do governo são parceiras importantes para o Bem Mulher, como as de Comunicação Social, Cultura, Inclusão e Desenvolvimento Social, Trabalho, entre outras.
5- SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Preocupada com o índice de gravidez na adolescência na escola, a diretora da Escola Municipal Freitas Brandão resolveu levar o assunto para a Secretaria Municipal de Educação e então criou o projeto “Folha, Flor e Fruto” que funciona como oficinas de teatro em torno da mesma temática: sexualidade e gravidez precoce, mas também aborda assuntos como violência, direitos humanos e drogas. O trabalho teatral foi construído a partir da realidade da comunidade escolar, os próprios alunos fizeram pesquisa com pessoas que engravidaram de forma precoce e a partir daí eles escreveram juntos os textos utilizados.
Quem explicou o que estava acontecendo foi a estudante do 8º ano Joyce Vitória, com apenas 13 anos, ela falou com propriedade sobre a importância de se discutir sexualidade e gravidez precoce. “O projeto começou mudando a minha vida em casa, com meus pais, a gente vem conversando sobre essas questões aqui na escola e vem trabalhando a temática junto com a oficina de teatro. Então nas oficinas eu consegui falar sobre coisas que eu antes tinha vergonha, trocamos informações com os colegas, fomos esclarecidos e isso me deu coragem para falar sobre essas questões com meus pais em casa e foi muito importante porque mudou a minha relação com eles para muito melhor, hoje estamos bem mais próximos”, informa Joyce.
O aluno do 8º ano, Ítalo José, 17 anos, também fez questão de fazer as suas considerações sobre o projeto. “Antes eu achava que sexo era só fazer e pronto, mas o projeto nos levou a pensar sobre as responsabilidades que envolvem esse ato, como o uso da camisinha, o respeito à mulher, a prevenção de gravidez, eu mesmo não tenho estrutura nenhuma para ter um filho”, pondera o aluno.
O projeto “Folha, Flor e Fruto” utiliza do artificio da educação para saúde mediante a divulgação de informações, no desenvolvimento de habilidades pessoais com intuito de mobilizar e provocar questionamento sobre os comportamentos individuais na comunidade escolar. Assim, tem a finalidade em formar cidadãos mais conscientes e refletindo criticamente sobre sua vida e caminhos para construí-la de uma forma saudável.
Segundo AERTS, D. et al no texto Promoção de saúde: a convergência entre as propostas da vigilância da saúde e da escola cidadã diz que: “a escola e o serviço de saúde atuam na vida cotidiana, discutindo valores, crenças, mitos, hábitos e estilos de vida em momentos em que os indivíduos estão mais suscetíveis à reflexão sobre esses aspectos. Nessa perspectiva, é de especial importância a atuação desses setores junto a crianças e adolescentes, sujeitos em desenvolvimento, na construção de projetos saudáveis de vida.”
Esse projeto também abrange o reforço da ação comunitária que foi proposto na Carta de Ottawa (1986). No texto “Promoção à Saúde: trajetória histórica e suas concepções” o reforço da ação comunitária é definido como estratégia para implementação de ações e recursos existentes na comunidade e que possam intensificar a autoajuda e o apoio social necessários ao desenvolvimento da participação popular nos assuntos de saúde, o empowerment comunitário. Com isso, pode-se inferir que o projeto que utiliza do artifício da educação para discutir temas de saúde na escola e assim promove a articulação de saberes, a participação de estudantes levando a refletirem sobre as responsabilidades de ter um filho, evitar doenças sexualmente transmissíveis, além ensinar os cuidados que devem ter com o próprio corpo é uma importante orientação do universo escolar.
 
7-ESTADO DA PARAÍBA
7.1-SECRETARIA ESTADUAL DE SEGURANÇA E DEFESA PESSOAL
O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio do DETRAN-PB, lançou o programa social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, denominado Habilitação Social.
Este programa tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores – ACC e da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como à mudança de categorias para C, D ou E.
O Programa Habilitação Social, que na realidade é uma política de Governo, irá transformar e salvar vidas, uma vez que dará cidadania a quem dirige sem a devida habilitação, proporcionará a geração de emprego e renda, bem como irá reduzir o número de acidentes ao preparar o motorista para o trânsito.
O programa Habilitação Social é vinculado à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, por intermédio do Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba - DETRAN-PB e tem como parceiros a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária e Secretaria Estadual de Educação.
O programa Habilitação Social é associado com a promoção da saúde, onde é afirmado na Lei 8.080/90 no artigo 3: a saúde associa-se aos fatores condicionantes e determinantes fundamentais, tais como a alimentação, moradia, transporte, lazer, acesso a bens e serviços essenciais ao estado de condições de trabalho e de geração de produtividade. O trabalho e produção inserem-se na promoção da saúde enquanto elementos que conferem perspectivas de acesso a renda, consumo, informação e direitos sociais. 
7.2 SECRETARIA ESTADUAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Nesta secretaria destaca-se o Programa Restaurante Popular que são estabelecimentos que se caracterizam pela comercialização de refeições prontas, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, preponderantemente com produtos regionais, a preços acessíveis, servidas em locais apropriados e confortáveis, de forma a garantir a dignidade ao ato de se alimentar. São destinados a oferecer à população que se alimenta fora de casa, prioritariamente aos extratos sociais mais vulneráveis, refeições variadas, mantendo o equilíbrio entre os nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais, vitaminas, fibras e água) em uma mesma refeição, possibilitando ao máximo o aproveitamento pelo organismo, reduzindo os grupos de risco à saúde. Na Paraíba, o restaurante popular atende quatro munícipios: Santa Rita, Campina Grande, Patos e João Pessoa fornecer almoços no valor de R$1,00 (um real), diariamente são servidas 3.500 refeições.
8- João Pessoa
8.1 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Segundo a Organização Mundial de Saúde, citada em INCA (2006), a prática de atividade física regular reduz o risco de mortes prematuras, doenças do coração, acidente vascular cerebral, câncer de cólon e mama e diabetes tipo II. Especialmente em crianças e jovens, a atividade física interage positivamente com as estratégias para adoção de uma dieta saudável, desestimula o uso do tabaco, do álcool, das drogas, reduz a violência e promove a integração social.
O incentivo aos hábitos saudáveis, práticas esportivas e ações preventivas é o principal objetivo do projeto João Pessoa Vida Saudável, que proporciona momentos de lazer e integração social à população, além de potencializar os espaços públicos da Capital.
As atividades buscam atuar diretamente nos comportamentos, estilos de vida e saúde, ainda, em outros benefícios, como a construção de hábitos saudáveis, a redução do índice de sedentarismo e, com isso, a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares e um melhor controle da pressão arterial, obesidade ediabetes.
A Política Nacional de Promoção da Saúde, no quesito I (b) de prática corporal/atividade física, cita a importância de: ofertar práticas corporais/atividade física como caminhadas, prescrição de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e de lazer, na rede básica de saúde, voltadas tanto para a comunidade como um todo quanto para grupos vulneráveis. 
8.2 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
A Lei nº 11.445, de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes gerais e a política federal de saneamento básico. Um dos princípios fundamentais dessa lei é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade e em quantidade suficientes às suas necessidades, à coleta e tratamento adequados do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente cumpre a função da Lei nº 11.445 onde envolve a participação popular na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que é um requisito importante para saber as reais necessidades da população com o objetivo de almejar condições e qualidade de vida.
O Plano Municipal de Saneamento Básico de João Pessoa é o resultado de um conjunto de estudos que possuem o objetivo de conhecer a situação atual do município e planejar as ações e alternativas para os próximos 20 anos, visando à melhoria das condições dos serviços públicos de saneamento permitindo a continuidade administrativa.
O plano deve atende aos quatro componentes do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais.
O homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do meio ambiente saudável para ter uma vida salubre. Assim, é certo que qualquer dano causado ao meio ambiente provoca prejuízos à saúde pública e vice-versa. Dessa forma, a elaboração do Plano de Saneamento Básico é uma oportunidade para toda a sociedade conhecer e entender o que acontece com o saneamento da sua cidade, discutir as causas dos problemas e buscar soluções. Juntos, população e poder público estabelecerão metas para o acesso a serviços de boa qualidade e decidirão quando e como chegar à universalização dos serviços de saneamento básico.
9-Estado do Piauí
9.1 SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA
Nessa secretaria destaca-se o Projeto Boca da Noite, que age como uma política de descentralização cultural, levando música regional e de qualidade para todos os cidadãos piauienses. O projeto já é consagrado entre os artistas da região e conquistou o público, com seus inúmeros shows de qualidade, levando entretenimento para a população.
O Governo do Estado, tem com esse projeto, desenvolvido pela Secult, o objetivo de valorizar e dar visibilidade aos músicos piauienses divulgando e dando oportunidade às bandas locais. O Projeto Boca da Noite foi fundado em 13 de agosto de 1997, a apresentação tem entrada franca e são realizadas no Espaço Osório Júnior, no complexo Clube dos Diários todas as quartas-feiras, onde público conta sempre com o show de uma banda piauiense. O repertório do show deve conter no mínimo 60% de músicas autorais.
O Boca da Noite é um projeto que traz protagonismo para os artistas locais, possibilitando para eles maior visibilidade e inserção no mercado de trabalho, e além disso, ainda proporciona noites de lazer para a população e ao mesmo tempo incentiva a cultura, disseminando-a por todo o estado.
9.2 SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
Nessa secretaria encontra-se o projeto Piauí Sem LGBTFOBIA, que busca não só o público desta categoria, mas também servidores públicos do estado e a população em geral.
Com esse projeto, o Governo do Estado, tem por interesse, levar conhecimento sobre as legislações vigentes, políticas públicas implantadas e ampliar o diálogo sobre a promoção da defesa e da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, para que seja aprimorada a prática de acolhimento e assistência a esse público. Uma ação ministrada pelo coordenador do Centro de Referência LGBT "Raimundo Pereira", Victor Kozlowski, e pela coordenadora estadual de Enfrentamento à LGBTFOBIA, Joseane Borges.
Esta ação faz-se importante, pois busca capacitar os indivíduos sobre a importância do respeito para com o próximo, mostrando para todos que ser diferente é normal e belo onde, acima de tudo, ressalta que o amor deve prevalecer acima de todas as coisas. Além disso, esses encontros propiciam momentos de lazer e conhecimento, promovendo educação, conscientização e respeito.
10-Teresina
10.1 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
Encontra-se nessa secretaria o Teresina Mais Verde, que é um projeto de arborização da cidade, desenvolvido em parceria com os cidadãos de Teresina e a prefeitura.
O Projeto nasceu em abril de 2013 e, só em 2016, já foram plantadas 27.874 mudas pela própria Prefeitura de Teresina em Parques, Praças, nos Canteiros Centrais das Avenidas e em outros espaços que possuem áreas verdes.
O engenheiro agrônomo Clóvis Júnior, Coordenador do Plano Municipal de Arborização, disse que 123.069 mudas foram doadas à população nos Viveiros Municipais, onde cada pessoa, de acordo com a necessidade, pode receber até 10 espécies nativas e frutíferas gratuitamente. “São três os Viveiros Municipais. Temos um na Av. Raul Lopes, Zona Leste; um na Av. Duque de Caxias, no bairro Mocambinho, Zona Norte e o terceiro no Km 7, BR 316, na Zona Sul. E, além dos Viveiros, lançamos, em novembro do ano passado, o Caminhão do Verde, um projeto itinerante que distribui mudas semanalmente nos Bairros, Vilas e Conjuntos Habitacionais de todas as regiões de Teresina”, explicou Clóvis.
E mais mudas foram distribuídas para a população através de outras ações. 133.690 mudas foram entregues a moradores durante eventos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Teresina em todas as zonas da cidade como a Faxina nos Bairros, que realiza trabalho de prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti. Parte dessas mudas também foi entregue atendendo solicitações feitas através do telefone (86) 3215 7466 por associação de moradores, colégios e faculdades.
O Caminhão Verde distribui mudas de plantas nativas, como ipês, caneleiros, oitis, Gonçalo Alves e outros; já as plantas frutíferas que são distribuídas são manga, ata, caju, acerola, goiaba e etc. Entre as plantas de pequeno porte, destaca-se o jasmim laranja e o flamboyanzinho, e entre as palmeiras, há distribuição de açaí. Um projeto de conscientização ambiental e humana.
10.2 SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES
Nesta secretaria ressalta-se o projeto Amor de Tia, um espaço de convivência para o atendimento e suporte à mães e crianças de baixa renda, com a proposta de desenvolvimento familiar e fortalecimento de vínculos afetivos. O encontro ocorre mensalmente com as mães cadastradas, sempre às primeiras sextas-feiras e a temática de cada encontro é escolhida pelas próprias mães, que sugerem de acordo com suas realidades.
Desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), o “Amor de Tia” visa prestar serviços de proteção às crianças e ao núcleo familiar em situação de vulnerabilidade social. O local acolhe as crianças enquanto suas mães são qualificadas para o mercado de trabalho. Com sede no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina, o serviço abrange uma área onde foi identificado um alto índice de famílias em situação de vulnerabilidade social.
O serviço beneficia mães e seus filhos de 01 a 02 anos e nove meses, que moram na região do Projeto Lagoas do Norte. As famílias assistidas são encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte II, localizado no bairro Mafrense.
Com uma nobre proposta, a ação atua sobre diversos Determinantes Sociais da Saúde, pois ao mesmo tempo que capacita as mães para o mercado de trabalho ou muito além disso, também fortalecem os vínculos familiares e atuam na formaçãoe educação das crianças e faz com que as mães passem a entender melhor sobre as atitudes que, uma vez tomadas, farão de seus filhos pessoas de bem, com consciência do enfrentamento à violência.
11- Estado do Rio Grande do Norte
11.1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Aqui temos como destaque o Projeto RPTV – Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultura. Romper as limitações socioculturais, ampliar o território do conhecimento e fortalecer o sentimento de pertencimento são algumas das contribuições do projeto RPTV – Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural do Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, na cidade de Currais Novos, interior do Estado do Rio Grande do Norte.
O Projeto RPTV articula comunicação, cultura e educação popular por meio de ações em rede junto à comunidade, setores públicos e a rede de garantia de direitos da infância e da adolescência. As ações acontecem em diferentes espaços urbanos e rurais colocando os adolescentes e os jovens como protagonistas, acreditando no seu poder de criação, liderança e transformação social.
Exibição de filmes, debates, roda de leitura, contação de histórias, produção de textos, oficinas de fotografia, vídeo e capacitação de áudio visual para 250 crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, proporcionam múltiplas aprendizagens e mesclam conhecimentos científico, técnicos e populares. Um grupo de adolescentes é capacitado para participar de todas as fases da produção, revezando-se na execução das diferentes etapas de planejamento, execução e avaliação de programas. Conhecer, ouvir, construir, observar, dialogar, conviver, circular são algumas das muitas oportunidades oferecidas pelo RPTV.
No projeto, o uso das novas tecnologias dialoga com os interesses das crianças, adolescentes e jovens, assim como a valoriza os saberes tradicionais que contribuem para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento ao lugar onde vivem. Contribui para a democratização dos meios de comunicação e do uso da tecnologia nas escolas públicas, capacitando professores para incorporá-las no contexto escolar.
As ações do projeto reverberam para a população por meio de exposições, apresentações culturais, rodas de conversa, exibição de filmes e debates, criando um espaço de diálogo na comunidade e entre todos os envolvidos na proposta.
O projeto contribui para que crianças, adolescentes e jovens tenham acesso aos bens culturais, a processos educativos e ao uso das novas tecnologias digitais para documentar e difundir aspectos da realidade e dialogar com a sociedade. O projeto também tem colocado na pauta das discussões, das entrevistas e dos conteúdos veiculados, o debate sobre os direitos das crianças e adolescentes.
11.2 SECRETARIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS
Nesta secretaria enfatiza-se a Feirinha de Talentos do Rio Grande do Norte, a atividade é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da EGRN, em consonância com o Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho.
A Feirinha de Talentos do Servidor Público do Rio Grande do Norte consiste em um momento destinado aos servidores públicos que desejam expor seus artesanatos e obras de arte, entre outras produções manuais, para apreciação e comercialização dos produtos. A atividade é uma iniciativa do Governo do Estado, em consonância com o Programa Qualidade de Vida e Saúde do Trabalho.
A participação é livre, tanto para servidores públicos efetivos em atividade ou aposentados, ocupantes de cargos comissionados e outros contratados em regimes diferenciados com habilidade em trabalhos manuais.
Em síntese, a feirinha oportuniza aos colaboradores do Governo do RN apresentarem outras habilidades diversas das que normalmente desempenham no seu cotidiano, aumentando sua autoestima e propiciando um incremento à sua renda mensal.  
12- Natal
12.1 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Aqui encontra-se o projeto Planeta Em Cena, desenvolvido pela Prefeitura de Natal, buscando levar educação ambiental às escolas com diversão.
O objetivo é atingir as escolas das redes públicas e privadas da Grande Natal e a comunidade em geral, com vistas a estimular o senso ambiental através das artes, por meio de apresentações com mamulengos, promovendo a educação ambiental como elemento formador da cidadania. 
Suas principais estratégias são:
Trabalhar a Educação Ambiental no âmbito escolar de forma lúdica, aproximando o aluno de aspectos culturais e ambientais do Nordeste através do teatro de bonecos;
Levar até o público alvo conhecimento cientifico numa linguagem acessível, construída a partir da faixa etária e da realidade vivida;
Incentivar a produção de material acerca do tema proposto – Cartazes, cartilhas, bonecos, poesias, textos etc.;
Afixar na escola, em lugar amplamente visitado, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos para que os mesmos se tornem alvo de conhecimento por toda a comunidade escolar.
Assim, suas principais ações são a de levar até a comunidade escolar conhecimento científico ambiental numa linguagem acessível, construída a partir da faixa etária e da realidade vivida pelos alunos, buscando capacitar os indivíduos sobre seus direitos e deveres ambientais, incentivando ainda a ética e a moral das pessoas.
12.2 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Nessa secretaria destaca-se o projeto #LeiaMulheres, com a proposta de incentivar a divulgação e rodas de leitura de obras de autoria feminina.
Em tempos de empoderamento feminino, o clube de livros #LeiaMulheres entra no circuito para engrossar as fileiras e incentivar – como bem sugere a ‘hashtag’ – a leitura de autoras. O movimento, criado em 2014 na Inglaterra pela escritora e ilustradora Joanna Walsh, desembarcou no Brasil no começo de 2015 e logo se espalhou pelo País.
O intuito é visitar a diversidade de épocas, lugares, estilos e sensibilidades de obras literárias escritas por mulheres, priorizando as brasileiras e potiguares. A iniciativa visa consolidar uma proposta de integração, discussão e descoberta não só de uma literatura, mas de uma voz há tempos estigmatizada que precisa do seu devido espaço.
A visibilidade restrita para obras escritas por mulheres, mesmo que não seja de toda forma intencional, é fato dentro do mercado editorial, daí a justificativa para a criação do clube. Um detalhe que faz toda a diferença diz respeito ao título do projeto, que deve ser encarado como um convite e não como uma expressão imperativa. Uma proposta nobre, visando tanto o “empowerment” comunitário, quanto o “empowerment” individual, como visto no texto de Sérgio Resende Carvalho, 2004. 
13- Estado de Pernambuco
13.1 SECRETARIA ESTADUAL DA MULHER
O projeto de principal destaque dessa secretaria é o Projeto Chapéu de Palha Mulher, que empodera trabalhadoras rurais. O “empowerment” constitui um dos eixos centrais da Promoção da Saúde, como sendo a possibilidade de indivíduos e coletivos venham a desenvolver competências para participar da vida em sociedade, o que inclui habilidades, mas também um pensamento reflexivo que qualifique a ação política. 
Esse empowerment pode ser classificado com comunitário, que consiste, como um processo de validação da experiência de terceiros e de legitimação de sua voz e, ao mesmo tempo, de remoção de barreiras que limitam a vida em sociedade. Indica processos que procuram promover a participação, visando ao aumento do controle sobre a vida por parte de indivíduos e comunidades, a eficácia política, uma maior justiça social e a melhoria da qualidade de vida.
Assim visando o empoderamento das trabalhadoras rurais, no projeto foram contemplados 89 municípios e um total de 49.160 mulheres rurais em cursos de cidadania, políticas públicas, empreendedorismo e cursos profissionalizantes, visando a construção das bases para a igualdade de gênero e autonomia econômica das mulheres rurais. Também foram atendidas com atividades recreativas - 19.470 crianças, filhas e filhos, das mulheres envolvidas nas ações do programa. No intuito de umamelhorar a qualificação professional e qualidade de vida dessas mulheres.
13.2 SECRETARIA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
O projeto cujo merece maior destaque dessa secretária é o Inovação Inclusiva, o qual busca estimular, articular, criar e promover soluções tecnológicas e inovadoras direcionadas aos segmentos da base da pirâmide (São segmentos sociais de baixa produtividade, com trabalho pouco qualificado, em setores tradicionais, informais e pouco dinâmicos distribuídos em todo território estadual, onde vocações e oportunidades ainda não se manifestaram com a força necessária para provocar as transformações desejadas), possibilitando a participação desses atores no desenvolvimento das alternativas locais. 
Lembrando que esse projeto se encaixa perfeitamente em umas das cinco linhas de ações da Carta de Ottawa, produzida na primeira Conferência Internacional no Canadá em 1986, sendo essa estratégia o desenvolvimento das habilidades pessoas. É essencial capacitar as pessoas para aprender durante toda a vida, preparando-as para diversas fases da existência. Esta tarefa deve ser realizada nas escolas, nos lares, nos locais de trabalho e em outros espaços comunitários. As ações devem se realizar através de organizações educacionais, profissionais, comerciais e voluntarias, bem como pelas instituições governamentais. 
 Assim acreditando que soluções tecnológicas e inovadoras sejam o caminho para melhorar a qualidade de vida, a geração de trabalho e renda e a produtividade em geral. Aqueles com as melhores invenções recebem o prêmio Miguel Arraes de Inovação inclusiva, um exemplo foi o grupo Sertã, a premiação resultou da criação de um Filtro de baixo custo para desinfecção de água no Semiárido. No Semiárido Brasileiro, um dos maiores problemas que travam o desenvolvimento humano está ligado à situação hídrica. O equipamento reúne o sistema tradicional de filtragem de água com tecnologias de última geração, como lâmpadas tubulares emissoras de raios ultravioletas em invólucros de quartzo. Testes em laboratório comprovaram a eficiente na eliminação de micro-organismos frente à exposição direta da luz. “O tratamento da água é composto por duas fases, sendo a primeira a filtragem com velas em cerâmica, seguindo os mesmos princípios dos filtros tradicionais de barro, e a segunda, a utilização de raios ultravioletas UV=C”, explica o pesquisador.
13.2 SECRETARIA ESTADUAL DE MICRO E PEQUENA EMPRESA, TRABALHO E QUALIFICAÇÃO
O programa Novos Talentos, criado em 2011, já capacitou mais de 30 mil trabalhadores e empreendedores pernambucanos. Tendo por base a gratuidade do Senai, promove cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas da Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços, com foco preferencial nos empreendimentos estruturadores instalados ou em processo de instalação nas diversas Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco. O Novos Talentos oferece cursos de aperfeiçoamento (até 100 horas-aula), de qualificação (até 500 horas-aula) e cursos técnicos (a partir de 800 horas-aula) para quem deseja se qualificar numa profissão.
 Assim buscando a qualificação do profissional e consequentemente um emprego e um salário digno, o programa visa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e consequentemente a saúde e o bem-estar delas.
13.3 SECRETARIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CRIANÇA E JUVENTUDE.
O Programa Vida Nova – Pernambuco Acolhendo a População em Situação de Rua, instituído pelo Decreto Estadual nº 30.874 de 10/10/2007 e, através do Decreto Estadual n° 39.851 de 19/09/2013, passou a ser denominado de Pernambuco Acolhendo a População em Situação de Risco e Rua, objetiva um conjunto de serviços, ações e intervenções especializadas de proteção social especial de média e alta complexidade que contribuam para minorar os agravos sociais e o combate às violações de direitos voltados as pessoas que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social e de rua. Faz interface com a Política do Pacto pela Vida e com o Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania, sendo o único programa social de política pública do Governo do Estado de Pernambuco voltado para a população em situação de rua. Esse projeto dialoga com o texto debatido em aula, Rede social e promoção da saúde dos “descartáveis urbanos”, onde mostra a importância de projetos assistencialistas como o programa vida nova, com princípios de promoção da saúde e redes sociais que utiliza a metodologia de emancipação do sujeito, que incentive a participação, respeite a diversidade e desenvolva o protagonismo social, lembrando que para soluções pertinentes para pessoas em situação de rua, são aquelas buscam a articulação intersetorial.
O texto aborda que o que se realiza ainda hoje são políticas paliativas e muitas vezes cronificantes, que ainda trazem no seu bojo resquícios higienistas e sanitaristas, na ótica da remoção das populações em circulação pelas cidades.
13.4 SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE/ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/ SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE-CAISAN
A promoção de hortas orgânicas em espaços públicos do Estado como recurso para estimular o consumo de alimentos saudáveis. Esse é o objetivo do programa Horta em Todo Canto. Coordenada pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CAISAN-PE), a iniciativa promove o cultivo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos em equipamentos da administração estadual. As hortas comunitárias do projeto também vão inspirar os pernambucanos a desenvolverem boas práticas ambientais e cívicas. A partir dessa iniciativa nos espaços públicos, o Governo do Estado pretende criar um efeito mobilizador. E, com isso, levar a atividade a outros setores da sociedade local. Além de unir as pessoas e aumentar a qualidade dos envolvidos, as hortas alteram a paisagem, proporcionando uma integração com a natureza em grandes centros urbanos.
 Os alimentos cultivados nas hortas do projeto não podem ser comercializados e a sua produção poderá ser utilizada pelos servidores e também por usuários do órgão participante. No programa, serão cultivados 27 tipos de hortaliças, temperos, verduras e legumes. Esse programa se aplica em uma das cinco linhas de ação da Carta de Ottawa, realizada na primeira Conferência Internacional de Promoção da Saúde, no Canadá em 1986, com o eixo da criação de ambientes sustentáveis, buscando estimular a preservação ambiental pelos cidadãos. E também esse projeto se relaciona com o determinante social ambiente de trabalho, no qual os funcionários do órgão do Estado, participante do projeto, terá acesso a alimentos orgânicos e consequentemente a melhora da saúde e da qualidade de vida.
15- Estado do Ceará
15.1 SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE
O Projeto Qualifica APSUS Ceará tem como objetivo apoiar os municípios no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) para que as equipes possam: Cumprir os atributos da Atenção Primária à Saúde;  Cumprir as funções de responsabilização da APS pela saúde da população adscrita, de comunicação nas redes de atenção à saúde e de resolução de grande parte dos problemas de saúde da população sob sua responsabilidade; Assumir a coordenação do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde às condições crônicas; Participar da Rede de Atenção às Urgências. Buscando mudanças através da melhor qualificação dos funcionários. No Brasil a APS incorpora princípios da Reforma Sanitária, levando o Sistema Único de Saúde a adotar a designação Atenção Básica à Saúde para enfatizar a reorientação do modelo assistencial, a partir de um sistema universal e integrado de atenção à saúde. 
Esse projeto dialoga com um dos cinco eixos da carta de Ottawa, o de reorientação dos serviços de saúde, mudando para o modelo médico-assistencial, onde busca que a responsabilidade pela promoção da saúde deve ser compartilhada entre os indivíduos, comunidades, grupos, profissionais de saúde e instituições, assim o resultado será transformações profundas organização financeirados sistemas e serviços de saúde, como nas práticas e na formação dos profissionais. Mudando também a maneira de enxergar o indivíduo com suas necessidades globais, como pessoa integral que é, diferentemente do modelo biomédico, onde o foco estar apenas na doença e não no indivíduo. 
15.2 SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE
O PEAAF (Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar) é um Programa de Educação Ambiental elaborado especificamente para o público envolvido com a agricultura familiar. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, busca-se a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. Sua implementação se dá por meio do conjunto de instituições governamentais e não-governamentais ligadas à essa temática, com vistas à adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais. 
O PEAAF é a materialização das contribuições da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e da Política Estadual de Educação Ambiental às demandas
socioambientais, que vem colaborar com um conjunto de ações que os Governos Federal e Estadual têm implementado para melhorar a qualidade de vida no campo. A Educação Ambiental que queremos realizar na agricultura familiar deve fomentar o respeito ao meio ambiente e suas peculiaridades locais, desenvolvendo a cultura da sustentabilidade garantindo, a reflexão sobre a relação das pessoas com a natureza de forma crítica e sistêmica. Esse projeto se encaixa em um dos cinco princípios da Carta de Ottawa, criação de ambientes sustentáveis, buscando estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável pelos cidadãos.
 Outro projeto importante da Secretaria de Meio Ambiente é O Projeto Viva o Parque oferece atividades gratuitas para adultos e crianças, unindo as famílias, dentre elas: tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais. A criançada, por sua vez, participará de brincadeiras, jogos coletivos, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares e arvorismo.
O secretário do meio ambiente afirma que a ideia é proporcionar aos cidadãos uma oportunidade de passar um dia diferente com a família, bem como manter contato com a natureza, uma vez que os parques oferecem “um ambiente agradável e equipamentos para a prática do esporte e recreação, melhorando a qualidade de vida e saúde da população”. 
Um outro projeto encontrado na Secretaria de Meio Ambiente foi Educação Ambiental para Qualidade da Água. A SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (COEAS), com apoio das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios, Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Salgado, Acaraú e Metropolitana, das Comissões Gestoras e associações comunitárias locais realiza capacitação com o tema "Educação Ambiental para a Qualidade da Água”. A atividade fez parte do Projeto PforR, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial. O objetivo do projeto é capacitar técnicos municipais, membros de Comitês de Bacias Hidrográficas e de Comissões Gestoras de açudes e nascentes sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.
 Para melhoria da qualidade da água para população. Mas uma vez dialogando com a criação de ambientes favoráveis à saúde, um dos eixos temático de Promoção da Saúde, na carta de Ottawa, onde o foco principal é a proteção do meio ambiente conservação dos recursos naturais, o acompanhamento sistemático quando as transformações do meio ambiente produzem sobre a saúde. Buscando estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável pelos cidadãos, melhorando a qualidade da água e consequentemente a saúde dos municípios abastecidos por essas bacias.
15.3 SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE/ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC integram o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, que tem como princípios “promover a consciência coletiva capaz de discernir a importância da conservação dos recursos naturais e da preservação dos diferentes ambientes como base para sustentação da qualidade de vida”, bem como “dar condições para que cada comunidade tenha consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os seres humanos mantêm entre si e com os demais elementos da natureza e de seu papel na articulação e promoção do desenvolvimento sustentável”.
O programa Parque-Escola busca desenvolver novas abordagens interdisciplinares de educação baseadas em vivências com a natureza, ao transformar os Parques Estaduais em “salas de aula”, propiciando novas formas de construção do conhecimento.
Este programa propicia aos professores e seus alunos momentos de contato e comunhão com a natureza, aprofundando as suas percepções para que se tornem uma verdade, uma compreensão essencial sobre o lugar de cada um neste mundo. Assim esse programa visa plantar o desenvolvimento sustentável nos alunos para construção de ambientes saudáveis no futuro e consequentemente uma vida mais saudável.
16- Fortaleza
16.1 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
O projeto Recicla Fortaleza consiste nos materiais recicláveis gerarem desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único. É nos Ecopontos onde a população pode ter acesso ao benefício do programa Recicla Fortaleza, que, numa etapa posterior, vai dar desconto também na conta de água. O cidadão precisa separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado. Essa iniciativa leva os cidadãos ao melhor descarte dos resíduos sólidos, buscando o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e consequentemente uma melhor qualidade de vida para população.
17- Estado do Maranhão
17.1 SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA 
PROGRAMA MAIS PRODUÇÃO
O Programa Mais Produção é iniciativa do governo do estado Maranhão, que compõe ações de diversas secretarias ligadas ao setor produtivo. O programa define 10 cadeias produtivas prioritárias, sendo elas: 1) feijão; 2) arroz; 3) mandioca; 4) carne e couro, 5) ovinocaprinocultura; 6) leite; 7) avicultura – caipira e industrial; 8) piscicultura; 9) hortifruticultura e 10) mel, para abastecer o estado e na busca pela autossuficiência.
Tem por objetivo promover o adensamento das cadeias produtivas e dos arranjos produtivos locais em diferentes escalas e em diversas regiões do estado, agregando valor aos produtos maranhenses, estimulando a riqueza, emprego e renda.
PROGRAMA AGROPOLOS
O programa Agropolos foi criado pelo governo do estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca - SAGRIMA avançou com o projeto piloto implantado na Ilha de São Luís e se expandiu para outras regiões do estado. 
Os agropolos são espaços geográficos, nos quais produtores rurais, agroindustriais, instituições públicas, privadas e serviços especializados trabalham sistematicamente, com o objetivo de aumentar a produtividade para atender aos consumidores, a partir da produção, agroindustrialização e comercialização. Na implantação e gestão dos agropolos, a Sagrima conta com parceiros como instituições financeiras, de ensino e pesquisa, sindicatos e representantes dos municípios e da sociedade civil organizada.
O Programa Agropolos interage com o Programa Mais Produção ao implantar ações das cadeias produtivas prioritárias nas Unidades de Referência de Produção (URPs) dos agropolos, de acordo com a vocação produtiva de cada região. O objetivo dos agropolos é dar, aos produtores, os meios necessários para ter melhores resultadose valorizar seus produtos, de acordo com secretário da SAGRIMA, Márcio Honaiser.
PROJETO SALANGÔ
O projeto Salangô é o maior projeto de irrigação do estado do Maranhão e um dos maiores do Brasil. Fica localizado a 18 km da sede do município de São Mateus, margem direita do Rio Mearim. A área do projeto compreende 3630 ha.
17.2 SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO 
PROGRAMA ESCOLA DIGNA
O Programa Escola Digna constitui-se como a macropolítica de educação da SEDUC e tem por finalidade institucionalizar as ações da secretaria em eixos estruturantes que subsidiam teórico, político e pedagogicamente as ações educativas da Secretaria de Estado da Educação, como política de Estado, de modo a orientar as unidades regionais, as escolas e os setores da SEDUC, dando-lhes uma unidade em termos de concepção teórica e metodológica para o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Dentre os eixos que compõem a macropolítica estão: Fortalecimento do Ensino Médio, na perspectiva de uma política de educação integral e integrada, Formação Continuada dos profissionais da educação, Regime de colaboração com os municípios que institucionaliza o Escola Digna enquanto programa de governo, Gestão Educacional, Avaliação institucional e da Aprendizagem e o eixo que transversaliza os demais, pesquisa, ciência e Tecnologia.
No contexto do Programa Escola Digna enquanto macropolítica de educação, a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão busca promover ações voltadas para a qualificação e formação continuada dos profissionais da educação, para a ampliação da gestão democrática das secretarias e das escolas, garantindo aos profissionais, estudantes e comunidade o direito de participação ativa no processo educativo e para o estabelecimento de um Pacto de colaboração com os municípios, visando que todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos possam ter, em todas as escolas maranhenses, sejam elas da Rede Estadual ou Municipal, o direito fundamental a uma escola de qualidade.
PROGRAMA MAIS ESTÁGIO
O Mais Estágio foi instituído pelo governador Flávio Dino via decreto, em março de 2017, para regularizar a oferta de estágio para alunos de ensino médio no Maranhão, que desde 2010 havia sido descontinuada pela justiça. O contrato de estágio tem duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Nada impede as empresas de efetivarem os estagiários após esse período.
De acordo com ele, o Mais Estágio é um programa de formação profissional e de geração de renda para os estudantes, para que eles possam se manter nas escolas, diminuir a evasão escolar e ter, também, experiência para o futuro. “Então nós temos a visão do espaço escolar e de atividades complementares que ajudam cada vez mais os nossos alunos, alunas, estudantes a serem mais preparados para a vida e para o mundo do trabalho”, completou Flávio Dino.
Para participar, basta ser aluno regular de ensino médio em escolas da rede pública e particular do estado. Estudantes de escola pública, no entanto, têm preferência no preenchimento das vagas. Podem participar do programa estudantes a partir de 16 de anos. As vagas de estágio têm regime de trabalho de quatro a seis horas por dia, de segunda a sexta-feira.
PROGRAMA JUVENTUDE PREVENIDA
A Campanha Juventude Prevenida é uma grande rede de informação e prevenção em prol da vida da juventude maranhense. A ação realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), outros órgãos estaduais e prefeituras, além de movimentos de juventude de vários municípios do estado, envolve um conjunto de iniciativas pactuadas com municípios e movimentos, com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade da juventude, no que se refere às IST’S/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo e tabagismo, prevenção ao suicídio, segurança no trânsito, combate à dependência química, combate ao trabalho infantil, prevenção de afogamentos, venda de bebidas alcoólicas a menor de idade, contra a cultura do estupro, racismo, suicídio, acidentes de trânsito e demais violências.
Iniciativas como, blitz da prevenção com distribuição de material preservativo, palestras educativas em escolas, ações de prevenção da venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, blitz de conscientização de direção responsável, além de outros cuidados, compõem as ações práticas da campanha que integra as ações do Governo Flávio Dino voltadas para o público jovem.
17.3 SECRETARIA ESTADUAL DO TRABALHO E ECONOMIA SOLIDÁRIA 
PROGRAMA MAIS EMPREGOS
O Programa Mais Emprego – para Micro e Pequenas Empresas em todo o Estado do Maranhão foi instituído pela Medida Provisória n° 231, de 09/02/2017 e regulamentado pelo Decreto n° 32.696, de 14/03/2017.
O Programa tem caráter socioeconômico de enorme valor: para o trabalhador, pois propicia a abertura de vagas formais de empregos e a consequente renda deles decorrentes, além do resgate da dignidade e autoestima; para as empresas, por propiciar uma redução de seus custos com mão-de-obra, sobretudo neste momento em que a economia do país passa por percalços.
Em síntese, o Programa visa a prestar Apoio Financeiro (recursos do Tesouro Estadual) às micro e pequenas empresas, optantes do Simples Nacional, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês, para cada novo emprego regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, acrescido ao quantitativo já existente na empresa em 31 de janeiro de 2017, contribuindo, assim, para o aumento do nível de empregabilidade em todo o Estado.
Como condicionantes básicas, o Programa elegeu três pontos fundamentais: tratar-se de micro ou pequena empresa, optante do Simples Nacional, com domicílio no Estado do Maranhão; somente conceder o benefício financeiro mediante a criação de empregos formais; e somente conceder o benefício para os empregos formalizados por meio da base do SINE-MA, isto é, a empresa interessada no Programa deverá, previamente, realizar seu cadastro na SINE-MA ou, já o possuindo, atualiza-lo, indicando, inclusive, as vagas que procura ocupar.
17.4 SECRETARIA ESTADUAL DA SEGURANÇA PÚBLICA 
PROGRAMA PACTO PELA PAZ
O Pacto Pela Paz é um programa criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.
O Programa prevê, no âmbito da Segurança Pública, ações de promoção do bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade.
O Policiamento de Proximidade tem como fundamento a descentralização dos conflitos da polícia, com discussão resolutiva local dos problemas. Sua implantação objetiva promover a aproximação entre policiais e cidadãos, e reduzir os indicadores de criminalidade a partir da ação policial qualificada.
No âmbito social, o Pacto Pela Paz prevê ações de prevenção social voltadas para a população de áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos essenciais. Como suporte às ações previstas, o Pacto Pela Paz prevê a ampliação do efetivo policial, a valorização a carreira policial, a capacitação permanente dos agentes de segurança pública na filosofia de polícia de proximidade e o reaparelhamento das unidades policiais, sejam civis ou militares.
Nesse contexto, são destacadas ações relacionadas à prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.
PATRULHA MARIA DA PENHA
A Patrulha Maria da Penha compõe a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra às Mulheres e será realizada por policiais militares treinados para acompanhar as denúncias de violação de medidas protetivas ou situações de ameaças iminentes. De acordo com a secretária de Estado da Mulher: “nossa patrulha vai integrar essa responsabilidade de, junto com o poder judiciário, fazer esse acompanhamento mais qualificado das medidas protetivas, garantindo,assim, que as nossas mulheres se sintam realmente protegida no ato da denúncia, porque aí ela vai poder acionar a Patrulha em caso de violação da medida protetiva ou quando se sentir ameaçada”.
O acompanhamento e o atendimento às mulheres serão realizados de forma humanizada e inclusiva, através de visitas solidárias periódicas às suas respectivas residências, bem como monitoramento do agressor, quando necessário. Para isto, quatro viaturas estarão circulando pela capital.
CRACK – É POSSÍVEL VENCER
O programa Crack – é possível vencer compreende uma série de artifícios do estado do Maranhão, que da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP do Ministério da Justiça (MJ) três bases móveis de videomonitoramento, sendo duas para a capital e uma para a cidade de Imperatriz.
Além de habilitar profissionais de segurança pública, o Ministério da Justiça investe, por meio da Secretaria de Políticas Sobre Drogas (SENAD), em ações de prevenção no Maranhão. A meta é oferecer vagas para educadores e policiais para prevenção de drogas nas escolas com profissionais de saúde e assistência social, conselheiros tutelares, operadores de direito e lideranças comunitárias.
17.5 SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE 
REDE DE ATENÇÃO BÁSICA
O Ministério da Saúde coordena ações voltadas ao aprimoramento da atenção básica em todo o país. O objetivo é incentivar os gestores locais do Sistema Único de Saúde a melhorar o padrão de qualidade da assistência oferecida aos usuários do SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e por meio das equipes de Atenção Básica de Saúde. O novo modelo para a atenção básica no SUS é focado na melhoria da qualidade e do acesso aos serviços públicos de saúde.
PROGRAMA DE ATENÇÃO A MULHER
A área técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, assistência ao climatério, assistência às mulheres negras e população LGBT.
REDE DE ATENÇÃO AS URGÊNCIAS
A organização da Rede de Atenção às Urgências e Emergências tem a finalidade de articular e integrar no âmbito do SUS todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna, e deve ser implementada gradativamente, em todo o território nacional, respeitando-se os critérios epidemiológicos e de densidade populacional. Constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências o acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção, que devem ser requisitos de todos os pontos de atenção.
17.6 SECRETARIA ESTADUAL DAS CIDADES E DESENVOLVIMENTO
URBANO E SECRETARIA ADJUNTA DE HABITAÇÃO
PROGRAMA MINHA CASA, MEU MARANHÃO
O programa Minha Casa, Meu Maranhão é um programa de habitação rural que consiste na construção de casas de alvenaria em substituição às casa de taipa em 30 municípios com menor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), além de prover para estes o abastecimento e distribuição de água.
PROGRAMA CHEQUE – MINHA CASA
O programa Cheque – Minha Casa tem o objetivo de reduzir o déficit habitacional qualitativo, dinamizar a economia e gerar trabalho e renda para famílias carentes, assim as famílias podem promover reformas, ampliar ou melhorar a sua unidade habitacional. Consiste em fornecer um cheque no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), parcelado em duas vezes. A segunda parcela só é liberada mediante comprovação do uso adequado da primeira.
17.7SECRETARIA ESTADUAL DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
PROGRAMA MUTIRÃO RUA DIGNA
O Mutirão Rua Digna é um programa do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), criado pela Lei nº 10.505, de 6 de setembro de 2016 e regulamentado pelo Decreto Nº 32.197, de 21 de setembro de 2016.
Através do fomento do trabalho e da iniciativa popular, o Mutirão Rua Digna objetiva a execução de serviços de pavimentação em vias públicas e a execução de pequenas obras e serviços complementares de infraestrutura nos municípios da Ilha de São Luís e nos municípios do Plano Mais IDH.
17.8 AGÊNCIA ESTADUAL DE MOBILIDADE URBANA E SERVIÇOS PÚBLICOS 
SERVIÇO TRAVESSIA
Com capacidade de atendimento para até 1000 passagens/mês, o Serviço Travessia é executado em quatro veículos do tipo VAN, adaptadas, climatizadas e com capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes, além de espaço para os pertences dos passageiros na Região metropolitana de São Luís.
Considerações Finais
Os estudos das iniquidades em Saúde demonstram a relação entre a sociedade e a saúde de sua população. A promoção da saúde deve ser vista como uma forma de combater essas iniquidades através da ação direta sobre os determinantes sociais em saúde, onde exige-se uma intersetoralidade entre instituições públicas, privadas e a comunidade.
Estudar a relação entre determinantes sociais e saúde requer poder mensurar o grau de incidência de fatores globais sobre a saúde, e como podem ser feitas intervenções a fim de reduzir as iniquidades sabendo distinguir promoção e prevenção e os determinantes de saúde e doença que atuam nos indivíduos e na população em geral.
A partir das pesquisas em todas as secretarias dos estados do Nordeste, observamos que, apesar de todos os projetos atingirem as diretrizes e campos de ação estabelecidos na Carta de Otawa, capacitando à todos os beneficiados para atuarem na melhoria da sua qualidade de vida, oferecendo meios e oportunidades para que os objetivos fossem alcançados, há ainda uma dificuldade em se operacionalizar as políticas públicas saudáveis, devido à exigência no desenvolvimento de um processo de planejamento e programação que constitua um espaço de poder compartilhado e de articulação entre os interesses, saberes e práticas das comunidades e órgãos envolvidos. 
Referências Bibliográficas
Bem Mulher marca nova fase na atenção à saúde feminina em Sergipe. 06 de março de 2009. Disponível em: < http://www.agencia.se.gov.br/noticias/governo/bem-mulher-marca-nova-fase-na-atencao-a-saude-feminina-em-sergipe >. Acesso em 17 de julho de 2017.
Projeto João Pessoa Vida Saudável leva qualidade de vida aos moradores da Capital. 06 de outubro de 2014. Disponível em: <http://www.joaopessoa.pb.gov.br/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel-leva-qualidade-de-vida-aos-moradores-da-capital/>. Acesso em 17 de julho de 2017.
Bem Mulher. Disponível em: < http://saude.se.gov.br/index.php/programa-e-acoes/bem-mulher/>. Acesso em: 17 de julho de 2017.
 IMD Instituto Marcelo Déda. ‘Bem Mulher’integra programação do ‘Sergipe de Todos’ em Aracaju. Disponivél em: <http://www.institutomarcelodeda.com.br/bem-mulher-integra-programacao-do-sergipe-de-todos-em-aracaju/>. Acesso em 17 de julho de 2017.
Casa de Assistência Janaína Dutra recebe cestas básicas por meio da Seidh. 03 de maio de 2016. Disponível em: <http://seidh.se.gov.br/inclusao-assistencia-social/leitura/13/159/casa-de-assistencia-janaina-dutra-recebe-cestas-basicas-por-meio-da-seidh>. Acesso em 17 de julho de 2017.
Ítalo Duarte. SES e Funesa participam do “Comando de Saúde na Rodovia”. 27 de abril de 2016. Disponível em: <http://saude.se.gov.br/index.php/2016/04/27/ses-e-funesa-participam-do-comando-de-saude-na-rodovia/>. Acesso em 17 de julho de 2017.
Rede paraibana de bancos de leite humano atinge nível de excelência no atendimento. 07 de novembro de 2014. Disponível em: < http://paraiba.pb.gov.br/rede-paraibana-de-bancos-de-leite-humano-atinge-nivel-de-excelencia-no-atendimento/>. Acesso em 19 de julho de 2017.
Habilitação social: todos na direção certa. Disponível em: <http://habilitacaosocial.pb.gov.br/o-programa.php. Acesso em 20 de julho de 2017.
G1:TV SERGIPE. PRF realiza ‘Comando de saúde na Rodovia’ nesta quarta-feira em Sergipe. 24 de maio de 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/05/prf-realiza-comando-de-saude-na-rodovia-nesta-quarta-feira-em-sergipe.html>. Acesso em 20 de julho de 2017
Projeto “Folha, Flor e Fruto” muda a vida de alunos da EMEF Freitas Brandão. 28 de junho de 2017. Disponível em: <http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=72378>. Acesso em 30 de julho de 2017
Inscrição para Programa Habilitação Social terminam sexta-feira. 20 de junho de 2012. Disponível em: <http://www.detran.pb.gov.br/index.php/home/309-avisos/513-inscricoes-para-programa-habilitacao-social-terminam-sexta-feira.html> Acesso em 30 de julho de 2017.
Metodologia do PAA na Paraíba será apresentada para agentes públicos do Nordeste. 26 de abril de 2017. Disponível em: <http://paraiba.pb.gov.br/metodologia-do-paa-na-paraiba-sera-apresentada-para-agentes-publicos-do-nordeste/>. Acesso em 30 de julho de 2017.
Governo da Paraíba discute Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade compra Institucional. Disponível em: <http://gestaounificada.pb.gov.br/emater-pb/noticias/governo-da-paraiba-discute-programa-de-aquisicao-de-alimentos-na-modalidade-compra-institucional>. Acesso em 30 de julho de 2017.
Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral. Governo da Paraíba. REDE PARAIBANA DE BANCOS DE LEITE. Disponível em: <http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/09/Rede-Paraibana-de-Bancos-de-Leite.pdf>. Acesso em 30 de julho de 2017.
Restaurante Popular de Capina Grande não entra em recesso e serve mil refeições por dia. 19 de janeiro de 2012. Disponível em: <http://paraiba.pb.gov.br/restaurante-popular-de-campina-grande-nao-entra-em-recesso-e-serve-mil-refeicoes-por-dia/>. Acesso em 31 de julho de 2017.
Restaurantes populares do Estado alimentam 2,5 mil usuários por dia. 19 de novembro 2011. Disponível em: http://paraiba.pb.gov.br/restaurantes-populares-do-governo-do-estado-alimentam-25-mil-usuarios-diariamente/. Acesso em 31 de julho de 2017.
Escolas recebem projeto sobre educação sexual e gravidez na adolescência. Disponível: <http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=71424>. Acesso em 31 de julho de 2017.
BRASIL. Lei n. 11.445, de janeiro de 2007. Diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.
Bem mulher. Disponível: <http://funesa.saude.se.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=178 > Acesso em 31 de julho de 2017.
FRANCO, G. et al. Cartilha de alimentação para portadores de HIV/AIDS. Associação brasiliense de combate à AIDS grupo arco-íris. Ministério da Saúde: programa nacional DST/AIDS.
SÍCOLI, J. L., NASCIMENTO, P. R. Health promotion: concepts, principles and practice, Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.7, n.12, p.91-112, 2003.
AYRES, J. R. C. M. et al. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 117-139.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.
ADRIANO, Jaime Rabelo et al. A construção de cidades saudáveis: uma estratégia viável para a melhoria da qualidade de vida? Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2000.
BUSS, Paulo Marchiori; CARVALHO, Antonio Ivo. Desenvolvimento da promoção da saúde no Brasil nos últimos vinte anos (1988-2008). Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 6, Dec. 2009 .
BUSS, P.M.; PELLEGRINI FILHO II, A. A saúde e seus determinantes sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v.17, n.1, 2007.
Buss, P. M. Promoção da Saúde. Revista Brasileira de Saúde da Família, 6:50 – 63, 2002
BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2000.
BYDLOWSKI, Cynthia Rachid; WESTPHAL, Márcia Faria; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo. Promoção da saúde. Porque sim e porque ainda não! Saúde soc., São Paulo, v. 13, n. 1, Apr. 2004 . 
CAMPOS, Gastão Wagner; BARROS, Regina Benevides de; CASTRO, Adriana Miranda de. Avaliação de política nacional de promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, Septo. 2004 .
CARVALHO, Sérgio Resende. Os múltiplos sentidos da categoria "empowerment" no projeto de Promoção à Saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, Aug. 2004 .
COHEN, Simone Calmon et al. Habitação saudável no Programa Saúde da Família (PSF): uma estratégia para as políticas públicas de saúde e ambiente. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, Sept. 2004 . 
HEIDMANN, Ivonete T.S. Buss et al. Promoção à saúde: trajetória histórica de suas concepções. Texto contexto - enferm. Florianópolis, v. 15, n. 2, June 2006. 
MARCONDES, W. B. A convergência de referências na promoção da saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.13, n. 1, p. 5-13, jan./abr. 2004.
MEIRELLES Betina Hörner Schlindwein; ALACOQUE Lorenzini Erdmann. Redes sociais, complexidade, vida e saúde. Ciência, Cuidado e Saúde Maringá, v. 5, n. 1, p. 67-74, jan./abr. 2006
MELLO, Dalva A. et al. Promoção à saúde e educação: diagnóstico de saneamento através da pesquisa participante articulada à educação popular (Distrito São João dos Queiróz, Quixadá, Ceará, Brasil). Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, July 1998. 
MOYSES, Samuel Jorge; MOYSES, Simone Tetu; KREMPEL, Márcia Cristina. Avaliando o processo de construção de políticas públicas de promoção de saúde: a experiência de Curitiba. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, Sept. 2004 . 
 
OLIVEIRA, Simone Helena dos Santos et al. Estratégias de enfrentamento da pobreza e sua interface com a promoção da saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 15, n. spe, Oct. 2007 .
 
SICOLI, Juliana Lordello; NASCIMENTO, Paulo Roberto do. Promoção de saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 7, n. 12, Feb. 2003 . 
 
SODRÉ DE SOUZA Eduardo, VILCHEZ DA SILVA Sandra Regina, CARICARI Ana Maria. Rede social e promoção da saúde dos “descartáveis urbanos”. Rev Esc Enferm USP, 41(Esp):810-4, 2007.
SOUZA, Elza Maria de; GRUNDY, Emily. Promoção da saúde, epidemiologia social e capital social: inter-relações e perspectivas para a saúde pública. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, Oct. 2004 . 
SPERANDIO, Ana Maria Girotti et al. Caminho para a construção coletiva de ambientes saudáveis: São Paulo, Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, Sept. 2004 .
TEIXEIRA, Carmen Fontes. Formulação e implementação de políticas públicas saudáveis: desafios para o planejamento e gestão das ações de promoção da saúde nas cidades. Saúde soc., São Paulo, v. 13, n. 1, Apr. 2004 .
TEIXEIRA, Carmen Fontes. Promoção e vigilância da saúde no contexto da regionalização da assistência à saúde no SUS. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2002.
SOUSA, Isabela Cabral Félix de. Conceitos de educação e escolaridade entre mulheres clientes de um centro de saúde do Rio de Janeiro. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Phoenix, Arizona, USA, v. 14, n. 22, p 1-21, set. 2006.
NASCIMENTO, Mayara Lima. Baixa escolaridade e sua influência no autocuidado da saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, 2014. 23f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
BOCA DA NOITE. Disponível em: <http://www.cultura.pi.gov.br/categoria/boca-da-noite/>. Acesso em: 12 de julho de 2017.
Floriano recebe formação Piauí Sem LGBTfobia. Disponível em: <http://www.pi.gov.br/materia/sasc/floriano-recebe-projeto-formacao-piaui-sem-lgbtfobia-da-sasc-2382.html>. Acesso em: 12 de julho de 2017.
“Teresina Mais Verde” já ultrapassou todos os projetos de Arborização da Cidade. Disponivel em: http://www.capitalteresina.com.br/noticias/teresina/teresina-mais-verde-ja-ultrapassou-todos-os-projetos-de-arborizacao-da-cidade-42198.html.

Outros materiais