Buscar

Topico 2 MOB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Tema 2
Introdução ao Comportamento Organizacional (CO)
*
*
Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional (CO) definido Comportamento organizacional "é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o objectivo de aplicar o tal conhecimento para melhorar a eficácia de uma organização". S. P. Robbins (Comportamento Organizacional)
*
*
Isto significa que se trata de uma área distinta do conhecimento, com um corpo de conhecimento comum que se aplica o conhecimento adquirido sobre os três determinantes do comportamento na organização (ou seja, indivíduos, grupos e estrutura) de modo a tornar as organizações trabalhar mais eficientemente.
*
*
"É o campo de estudo preocupado com as ações (comportamento) de pessoas no trabalho". Robbins & Coulter (Gestão). Uma definição simplificada
CO é um processo pelo qual indivíduos e grupos interagem no local de trabalho, a fim de produzir de forma eficaz.
*
*
As diciplinas que contribui com CO??
CO é uma ciência comportamental aplicada construída sobre as contribuições da psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política.
Cada uma dessas disciplinas fez contribuições significativas para a forma como as pessoas interagem nas organizações
O estudo do Comportamento Organizacional, como resultado, tem emprestado teorias e práticas de cada uma dessas disciplinas. (H / O 2)
*
*
Fundamentos do comportamento individual
Comportamento dos indivíduos é influenciada por características biográficas, de posse, de habilidade, personalidade, percepção, valores e atitudes.
Características biográficas - São características pessoais inerentes em seres humanos.
*
*
Características biográficas incluem 
	 a) Idade - Estados Gerais crença de que o desempenho no trabalho diminui com a idade.
 - Supõe-se frequentemente que as habilidades de um indivíduo - especialmente a velocidade, agilidade, força e coordenação - deterioração ao longo do tempo e que o tédio de trabalho prolongada e da falta de estímulo intelectual, tudo contribui para a produtividade reduzida.
*
*
Os resultados da pesquisa
achados têm revelado que - idade e desempenho no trabalho não estão relacionados. - As exigências da maioria dos trabalhos, mesmo aqueles com grandes exigências de mão de obra não são radicais o suficiente para qualquer declínio nas habilidades físicas devido à idade para ter um impacto sobre a produtividade, ou se há alguma deterioração devido à idade, é compensada por ganhos devido à experiência. 
*
*
-	Satisfação tende a aumentar continuamente entre os profissionais à medida que envelhecem, enquanto cai entre os não-profissionais durante a meia idade e depois sobe de novo nos anos posteriores. (Experiência Americana)
*
*
b) Genro
Evidências sugerem que não há consistentes masculinos - as diferenças do sexo feminino em problema - capacidade resolver, habilidades analíticas, movimentação competitivo, motivação, sociabilidade e capacidade de aprendizagem. 
*
*
Estudos psicológicos demonstram que as mulheres estão mais dispostas a obedecer à autoridade e que os homens são mais agressivos e mais propensos que mulheres a ter expectativas de sucesso, mas estas diferenças são menores, e nos últimos anos papéis de funcionarias do sexo feminino no mercado de trabalho têm mudado significativamente . Discutir o papel da mulher em Moçambique (em casa, no trabalho e na educação).
*
*
c) Estado civil
A pesquisa indica que os casados ​​têm menos faltas, sofrem menos volume de negócios, e estão mais satisfeitos com seus empregos do que são as suas colegas solteiro/a de trabalho.
No entanto, ainda há muito a ser feito no aspecto de modo a incluir todas as relações humanas, por exemplo, divorciadas, viúvas, mães solteiras, etc.
*
*
Antiguidade
Antiguidade no trabalho influencia o comportamento do empregado.
Antiguidade, expressa como experiência de trabalho, está negativamente relacionado ao absenteísmo e rotatividade, e positivamente relacionada com a satisfação no trabalho. É verdade em Moçambique?
*
*
Capacidade?? Ability
Refere-se à capacidade do indivíduo em executar as diversas tarefas em um trabalho.
Habilidades intelectuais e físicas de um indivíduo diferir do outro.
Habilidades intelectuais medida pelo QI são as habilidades necessárias para fazer atividades mentais (aptidão número, compreensão verbal, velocidade de percepção, raciocínio indutivo, raciocínio dedutivo, visualização espacial e memória).
*
*
Personalidade
Robbins (2001: 92) define a personalidade como "a soma total de formas pelas quais um indivíduo reage e interage com os outros".
Personalidade é um resultado de uma pessoa a hereditariedade, ambiente e situação.
*
*
i) Hereditariedade 
Refere-se a esses fatores que foram determinados em estatura concepção ou seja, física, beleza facial, sexo, temperamento, composição muscular e dos reflexos, nível de energia, e os ritmos biológicos.
influenciado por quem foram seus pais, por suas características biológicas, maquiagem fisiológico e psicológico inerente.
*
*
Estudos têm demonstrado que características como medo, timidez e angústia são provavelmente causado por características genéticas hereditárias.
A investigação também descobriu que as contas genética para cerca de 50% das diferenças de personalidade e mais de 30% da variação de interesses ocupacionais e de lazer.
*
*
ii) Ambiente
O sucesso exige que um indivíduo se ajusta às demandas e exigências do meio ambiente.
Fatores críticos incluem a cultura em que se está levantada, um de condicionamento cedo, as normas entre família, amigos e grupos sociais e outras influências que um experiências.
Discuta como cada um desses fatores contribuem para formação da personalidade individual.
*
*
iii) Situação
Influencia os efeitos da hereditariedade e do ambiente sobre a personalidade.
Personalidade de um indivíduo, as mudanças devido a vários demandas de diferentes situações, por exemplo, a igreja ou uma entrevista de emprego afetam o comportamento individual.
Personalidade de uma pessoa é, portanto, em relação à situação um está dentro
*
*
Percepção
É o processo mental que utilizamos para selecionar, organizar e avaliar os estímulos do ambiente externo para moldá-los em uma experiência significativa. Paul Hersey et al (1996: 355)
Robbins SP (2001: 121) define a percepção como um processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, a fim de dar significado ao meio ambiente.
As pessoas percebem as coisas / situações / eventos de forma diferente e diferente da realidade objetiva.
*
*
Factores que influenciam a percepção
 a) O Contemplador
Características pessoais da influência percebe como a pessoa interpreta o que ele / ela vê.
Entre as características pessoais mais relevantes que afetam a percepção são as atitudes, motivações, interesses, experiências passadas e expectativas.
*
*
b) O Alvo
As características de um alvo a ser observado afectar o que é percebido.
Comportamentos pendentes ou atributos por exemplo volume / timidez atratividade, / feiúra, movimento, sons, tamanho e outros atributos de um alvo moldar a forma como ela é percebida.
Metas são olhados em relação a suas origens, e há também uma tendência para o grupo as coisas próximas e coisas semelhantes. (? Por exemplo)
*
*
Pode dar uma breve descrição da imagem?
*
*
c) Situação
O momento em que um objeto ou evento é visto pode influenciar a atenção e como o objeto é percebido.
Exemplos incluem localização, calor, luz, etc
*
*
Valores
Valores influenciam o comportamento dos indivíduos.
São convicções básicas que as pessoas têm sobre si mesmos ou aos outros.
Valores contêm um elemento de julgamento em que desenvolvem idéias de um indivíduo, como o que é justo, bom ou desejável.
Valores estabelecer as bases para a compreensão de atitudes e motivação, e influenciar a percepção, atitudes e comportamentos.
*
*
Atitudes
São declarações de avaliação (favorável ou desfavorável) sobre objetos, pessoas ou eventos.
Eles refletem a forma como a pessoa se sente sobre algo.
Não são estáveis, eles podem ser afetados pela disponibilidade / falta de informação, ou outras atividades.
São feitas de três componentes - cognitivo, afetivo e comportamental.
*
*
a) Componente Cognitiva
É o segmento de opinião ou crença de um atitude 'fofoca é ruim "ou" discriminação é errado ". b) componente afectivo
É o segmento emocional ou sentimento de uma atitude que normalmente é expresso por pessoas, por exemplo, Eu não gosto de Anna porque ela fofoca. c) Componente Behavioural É uma intenção de se comportar de uma certa maneira para alguém ou alguma coisa, por exemplo Eu vou bater em Anna por causa de sua fofoca com ou eu vou evitar Anna porque ela fofoca.
*
*
Tipos de atitudes
a)		Satisfação no Trabalho - A atitude de um indivíduo em geral para com a sua / seu trabalho.
Uma atitude positiva sobre um emprego é quando se tem um alto nível de satisfação no trabalho, enquanto uma pessoa insatisfeita realizará uma atitude negativa sobre a sua / seu trabalho.
*
*
b) envolvimento com o trabalho
Mede o grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com a sua / seu trabalho e considera a sua / seu nível de desempenho importante para a auto-trabalho.
Empregados com um alto nível de envolvimento com o trabalho se identificam fortemente com e se preocupam com o seu trabalho.
Altos níveis de envolvimento com o trabalho, foram encontrados para ser relacionados a ausências menos e menores taxas de demissão.
*
*
c) Compromisso Organizacional
É quando um funcionário se identifica com uma organização particular e suas metas e desejos para manter a participação na organização.
Quanto maior o comprometimento organizacional dos funcionários tem, menos absentismo ou o volume de negócios.
No entanto, do empregador, tarde - relações de empregados mudaram e as gerações mais jovens não parecem acreditar em 'ficar' com uma organização por muito tempo. Verdade?
*
*
Implicações para os gerentes
Organizações indivíduos molde por seu comportamento classificação em etapas graduais.
Moldar o comportamento é sistematicamente cada passo sucessivo de reforço que se move mais perto de um indivíduo a resposta desejada. (Robbins)
Comportamento desejado pode ser alcançado através de, por exemplo o reforço positivo louvor; (rescisão ou retirada de algo agradável, punição e extinção também pode ajudar em alguns casos).
O comportamento desejado deve ser continuamente reforçado positivamente.
*
*
Fundamentos de Comportamento Grupo
Grupo definido
Um grupo é "dois ou mais indivíduos que interagem livremente que compartilham uma identidade comum e propósito "Kreitner: (1995:432) -? Explique a definição.
*
*
Classificação de grupos
Grupos informais Principal razão para pertencer é a amizade. - Normalmente evoluir espontaneamente - Serve para satisfazer necessidades de estima para a pessoa desenvolve uma auto-imagem melhor quando aceito, querido e reconhecido pelos outros. - As pessoas têm uma grande necessidade de se adaptar, de ser amado ", para ser uma das gangues" (Maslow)
*
*
 -	Grupos informais podem conhecer no trabalho ou no lazer. - Os gerentes não deve ignorar grupos informais porque redes sociais populares pode avançar ou ameaçar a sua missão .Kreitner da organização (1995: 433)
*
*
Grupo Formal
É um grupo criado com o propósito de fazer o trabalho produtivo.
Ele pode ser chamado de uma equipe, comitê ou simplesmente um grupo de trabalho. Kreitner (1995:434)
Em vez de se juntar voluntariamente grupos formais, as pessoas são atribuídos a grupos de acordo com os seus talentos e as necessidades da organização.
O líder do grupo é nomeado / votou no lugar e atribuída a responsabilidade de assegurar que os membros do grupo realizar suas funções.
*
*
Termos utilizados nos grupos
	a) Atratividade
É isso que atrai os indivíduos a grupos particulares, bem como permite que os indivíduos para ficar em um grupo. B) A coesão
É a tendência dos membros do grupo a seguir o grupo e resistir a influências externas Membros do grupo coeso ficar juntos e se identificam como 'nós' em vez de 'eu'.
*
*
c) Funções
São um prescrições socialmente determinadas para o comportamento em uma posição específica.
São aplicadas, por exemplo, através de políticas / regulamentos.
São, portanto, um conjunto de expectativas sobre o que os indivíduos em posições dadas deve, não pode ou deve fazer.
Os funcionários se comportam de maneira predeterminada pelo papel (s) esperado deles na organização. (Mintzberg)
*
*
d) Normas
São normas gerais geralmente não escritas de conduta que julgar indivíduos ajuda o que é certo / errado, bom / mau, em um dado contexto.
São de base cultural
Definir graus de aceitabilidade e inaceitabilidade e cada grupo (formal ou informal) gera seu próprio padrão de normas que as restrições e direciona o comportamento de seus membros.
*
*
-	O cumprimento das normas é moldado com reforço social na forma de reconhecimento, atenção e aceitação. Aqueles que não cumprem com as normas pode ser criticado, ridicularizado ou ostracismo (rejeitado do grupo).
*
*
-	Normas são aplicadas de modo a:
Facilitar a sobrevivência do grupo
Simplificar e clarificar expectativas de papéis,
Ajuda grupo evitar situações embaraçosas (proteger a auto-imagem e expressar os valores do grupo-chave) e melhorar a identidade única do grupo.
*
*
e) Conformidade
– é cumprindo com as expectativas de papéis e normas percebidos pela maioria para ser apropriado em uma situação particular. - Ele melhora a previsibilidade que é bom para o planeamento racional e produtivo de empresas membros do grupo ou seja, deve ser "contado" para executar suas funções.
*
*
f) Pensar em Grupo
É um tipo de acordo em que os membros do grupo reter opiniões minoritárias, desviante e impopular, a fim de aparecer, de acordo com todos os outros.
É "pensar que é influenciada pela alta coesão do grupo e uma elevada necessidade de unanimidade.
Geralmente leva a conformidade cega.
Deve ser desencorajado, é improdutiva e resultados na tomada de decisão pobres.
*
*
Grupo de Desenvolvimento
Fase 1: Tomada
Tentativas são feitas para 'quebrar o gelo‘
Há grande incerteza sobre os objetivos, poder e relações impessoais.
Qualquer pessoa é aceite como líder neste ponto.
*
*
Fase 2: Conflitos e desafios
Objetivos e políticas tornam-se aparentes, indivíduos ou subgrupos que defendem cursos alternativos de ação para o controle de luta.
Pode ser prolongada, enquanto os membros se esforçam para esclarecer e conciliar papéis como parte de uma completa re-distribuição de poder e de autoridade.
Geralmente, há emocionalismo alta e disputas políticas internas.
*
*
Fase 3: Coesão
As "lutas" e mudanças no poder são completo sob um novo líder ou o líder original.
Novo consenso sobre estrutura de autoridade, e os procedimentos
Diferença deliciarem com poder e autoridade são rapidamente resolvidos e um sentimento "nós" é evidente que todos os membros a se envolverem em atividades de grupo.
*
*
Fase 4: Delusão
Os membros se comprometem a promover a harmonia em todos os custos.
Questões perturbadoras e problemas são demitidos ou tratados de ânimo leve.
Participação e cooperação é alta como membros acreditam que eles tenham passado pelos piores momentos.
*
*
Etapa 5: Desilusão
Subgrupos formam como a ilusão de boa vontade ilimitada desaparece e não há desconforto geral com o status quo.
Aqueles com expectativas não realizadas desafiar o grupo para um melhor desempenho e estão dispostos a revelar seus pontos fortes e fracos quando necessário.
Não é segurar, coesão e compromisso diminuem -
há atrasos e absenteísmo.
*
*
Fase 6: Aceitação
Alguns dos membros do grupo de confiança influente pode avançar e ajudar o movimento do grupo do conflito para a coesão (este é um catalisador grupo não o líder do grupo).
Os membros são encorajados a testar as suas auto-percepções contra a realidade de como os outros percebem.
Maior compreensão pessoal e mútua ajuda os membros adotar a situações sem causar problemas.
Uma vez que a estrutura de autoridade é geralmente aceite, os subgrupos podem buscar assuntos diferentes, sem a coesão do grupo ameaçador
*
*
Limitações de decisão em grupo - fazendo
Grupo - acha que pode resultar em decisões irracionais antiéticas e pobres.
Tendência free rider - membros individuais reduzir seus esforços individuais e contribuições como o grupo aumenta de tamanho.
Dominação da minoria pode ter uma influência excessiva sobre a decisão final.
Demorado - tanto no grupo formação / desenvolvimento e na tomada de decisões.
Responsabilidade ambígua em que a responsabilidade de qualquer um dos membros é diluído.
*
*
Vantagens de decisão em grupo
Prestação de informações mais completas.
Experiência diversificada / idéias (quantidade e qualidade).
Decisão em grupo - fazendo aumenta a aceitação de soluções, pois os membros do grupo normalmente resistem lutando ou minar suas decisões.
As decisões do grupo são aceitos como mais democrático e legítimo do que decisões individuais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais