Buscar

'MUITO ALÉM DO PESO'

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE NUTRIÇÃO
Aline Corrêa Almeida de Souza
FILME: “MUITO ALÉM DO PESO”
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Introdução à Profissão, ministrada pela Profa. Isabelle Oliveira.
	
Belém
2017
Filme: “Muito Além do Peso”
Diretora e roteirista: Estela Renner
Ano: 2012 
	
	O filme aborda o problema da obesidade principalmente infantil, consumo de alimentos não saudáveis como fast-foods, refrigerante, biscoitos e etc., como uma prática comum dentre as famílias brasileiras. O excessivo consumo precoce de açúcar, a falta de informação e hábitos alimentares saudáveis dos pais, propagandas alimentares voltadas às crianças, a influência da indústria de alimentos e a falta de educação nutricional, tudo isso, têm levado muitas crianças a desenvolverem doenças consideradas de adultos como: obesidade, diabetes tipo 2, problemas de coração, respiração e até depressão.
	O documentário aponta que a mídia muito tem contribuído para manter a atratividade por produtos altamente industrializados com pouco valor nutritivo e alto potencial de engordar, fazendo com que a indústria venda mais e mais, mesmo que isso vá de contra à saúde da população. Segundo o filme, as crianças estão expostas a tudo isso e são mais suscetíveis aos apelos da propaganda até mesmo de dentro de suas casas.
	No mundo globalizado em que vivemos, a tarefa dos pais de educar os filhos tem sido cada vez mais diminuída, devido a quantidade menor de horas que se disponibilizam a dedicar aos mesmos por terem que trabalhar para sustentar a casa e os filhos tem que ir à escola cada vez mais cedo, o que tem transferido também a educação à escola.
	“Muito Além do Peso”, mostra que crianças obesas tem dificuldades de desfrutar da sua infância por já apresentarem problemas de obesidade, doenças do coração, depressão, que estão associados de acordo com o documentário a baixa autoestima, problemas de relacionamento, insatisfação com o corpo em relação aos outros colegas, afastamento na hora de participar das atividades na escola, bem como a discriminação dentro e fora da sala de aula.
	No documentário as crianças são entrevistadas e apresentadas a frutas e verduras simples e muitas nem sabem se quer responder quais são, por não fazer parte de seus cardápios. Porém, reconhecem com muita facilidade pacotes de batatinhas, biscoitos, refrigerantes, com isso, justifica-se a falta de educação nutricional, culturas e hábitos alimentares locais irregulares, explicados muitas vezes pela necessidade sem medida por praticidade e omissão de informações ao consumidor por parte da indústria de alimentos.
	De acordo com o filme 33% das crianças brasileiras são obesas, atualmente, esse índice aumentou em 0,5%. Além disso, contribui também para esse índice as crianças não estarem praticando esporte, como alguns anos atrás, até mesmo por não terem na escola essa disciplina como prática frequente na semana. Existem vários fatores para o sobrepeso infantil, tomamos como um exemplo, uma família onde os pais são obesos a probabilidade de as crianças crescerem obesas é maior.
	Dessa forma, seria necessário a criação a implementação de uma disciplina de educação alimentar nas escolas assim como sugere o filme, bem como, implantação de políticas públicas de ensino voltadas a estimulação de hábitos de alimentação saudável para a população em geral, e também a prática de atividade física continuada nas escolas, isso poderia ajudar a melhorar e reduzir bastante os índices de obesidade infantil.

Outros materiais