Buscar

Atividade 1 História da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01
Esta atividade se refere ao conteúdo das aulas 1 e 2 da disciplina de História da Psicologia e tem o valor de 1,50. Bom trabalho para vocês. 
A data limite para postagem é 20/3/2017
Respostas em azul.
01 - A partir da História da Psicologia em que a suas ideias iniciais estão ligadas a Filosofia de um modo muito importante, e consiste em concepções a respeito do homem e suas manifestações. Assinale a alternativa correta. (0,5)
As principais ideias que deram início a Psicologia estão encontradas nas concepções filosóficas de Platão, no entanto foi com Sócrates que tornou-se ciência. 
Aristóteles foi considerado o pai da Psicologia porque retrata uma separação entre corpo e mente, e coloca mais peso sobre os aspectos espirituais.
As explicações do homem nascem na Filosofia, pois é um linha de conhecimento que explicou o homem como um todo sem fazer recortes entre corpo e mente.
a Psicologia começa a ganhar maior consistência com Sócrates que professava a espiritualidade e a imortalidade da alma, colocando em igualdade o conhecimento de duas formas: sensitivo e intelectual
Platão, filósofo grego buscou definir um conceito de corpo organizado, ou seja, como centro para a razão dentro do corpo humano, e postula que o corpo é o centro da psique e exclui os conceitos de alma.
02 – Sobre o Renascimento e sua relação com a Psicologia, alguns aspectos desse movimento foram fundamentais para compreender o desenvolvimento dos conceitos que explicam o homem. Nesse sentido assinale a alternativa correta. (0,5)
No Renascimento há a busca do máximo prazer no momento presente, como tesouro maior do Homem – e individualistas – a exaltação do indivíduo e de sua suprema liberdade dentro do grupo social -, bem como o otimismo e o racionalismo.
Segundo Bock et al, (2009) a Psicologia conheceu um grande avanço em 1543, nos marcos com Descartes causa uma revolução no conhecimento humano revelando que o nosso planeta não é o centro do universo.
No renascimento um nome importante foi Copérnico que postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina.
A maior contribuição do Renascimento foi introduzir o pensamento do homem moderno, no entanto reduz o homem a manifestações fisiológicas e concentrou sua atenção nos processos da metafisica.
De acordo com a teoria de Descartes, a mente é de natureza material, ou seja, com peso ou medida, porém, é provida de capacidade de pensamentos e de outros processos cognitivos (cognição é a capacidade de adquirir um conhecimento), 
03 - A Filosofia apresenta diversos modos de explicar o comportamento humano e a forma com que o homem pode dar sentido à existência, deste modo explique qual o papel da Filosofia para a Psicologia, utilizando no máximo 10 linhas. (0,5)
Podemos considerar que a Filosofia é, desde os gregos, a primeira forma racional de pensamento, permitindo afirmar então que as ideias psicológicas surgem nesse mesmo momento, possibilitando a reflexão de como se dá a construção do conhecimento. Esse debruçar sobre o processo do pensamento e do conhecimento incita o homem a ter como referência ele próprio, o que significa em outras palavras, abordar questões humanas subjetivas, como prazer, emoções, percepção e tantas outras da condição humana. Por isso, podemos dizer que a Filosofia é essencial para a Psicologia, pois com a primeira nasceram as indagações sobre o processo individual e subjetivo do homem. Para que possamos então compreender a diversidade que a ciência psicológica tomou na modernidade é preciso também atentar para as raízes que permitiram o avanço desse conhecimento. Essas raízes estão na Filosofia.

Outros materiais