Buscar

AV ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Avaliação: CEL0373_AV_201402065931 » ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  LEILA DE OLIVEIRA MONTALVÃO
	Professor:
	JOANA DARC VENANCIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0   
	
	 1a Questão (Ref.: 201402320335)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 O orientador deverá ser o mediador da compreensão e resgate da questão cultural no seio da instituição de ensino a partir do diálogo com os membros da comunidade escolar, pois, daí depende muitos dos valores e padrões de comportamentos construídos por cada indivíduo. Geralmente, o indivíduo desenvolve um olhar etnocêntrico sobre os fenômenos e as coisas. Podemos considerar que esta situação ocorre também dentro das escolas por ser um espaço nas quais forças variadas encontram-se e desencontram-se carecendo de estratégias para uma coexistência democrática.
 
Utilize o espaço abaixo para conceituar o termo ETNOCENTRISMO
 
 
 
		
	
Resposta: Etnocentrismo é a ação de submeter os indívíduos às regras/valores de um grupo, comunidade, e caso o mesmo não se encaixe à essas regras/valores é vítima de discriminação e preconceito. É a prática classificatória que relaciona julgamento à comparação, a partir de modelos e ações a serem seguidos. No etnocentrismo, o respeito é unilateral, pois não valoriza a multiculturalidade, nem as diferenças individuais e próprias de cada indivíduo, raça ou nação.
	
Gabarito: Etnocentrismo é a  tendência a considerar as normas e valores da própria sociedade ou cultura como critério de avaliação de todas as demais¿. (In: Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2008, p.234).                                                 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402317196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Holtz (2006), o pedagogo, atualmente, como especialista da ciência da educação, é responsável por orientar o comportamento e a aprendizagem das pessoas visando à sua formação e transformação, atuando como mediador dos processos educativos em qualquer ambiente onde estes se dêem. Desta forma, quais são as formas alternativas de educação e onde se originaram?
		
	
Resposta: As formas alterrnativas de educação estão ligadas a história do homem, às suas construções sociais e culturais e à sua capacidade de adaptação frente às mudanças e transformações que ocorrem diante de novas situações. A necessidade de aprendizagem contínua acontece através dessas formas alternativas de educação e podem ocorrer em ambientes formais e não formais,no contexto famíliar, na sociedade, nos contextos sócio-culturais, institucionais e corporativos. Hospitais, empresas, instituições públicas, empresas do terceiro setor, instituições religiosas, grupos culturais, comunidades, são alguns exemplos de locais onde podem acontecer formas alternativas de educação, além família e escola.
	
Gabarito: As formas alternativas da educação são compreendidas como as atividades educativas desenvolvidas em estabelecimentos de ensino ou não, as quais possuem autonomia em sua organização e funcionamento. As formas alternativas de educação têm sua origem nos movimentos sociais, principalmente da década de 80, que inspirados em ideais democráticos promoveram práticas educativas populares em espaços variados e não exclusivamente na escola formal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402881457)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A discussão sobre a " Organização do Trabalho Escolar" permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é:
		
	 
	coordenar o processo de investigação sobre a realidade socioeconômica e cultural vivencial do aluno.
	
	efetuar o levantamento de dados estatísticos comparativos a respeito dos alunos de cada turno.
	
	selecionar o trabalho discente para elaborar um mapa descritivo sobre cada aluno.
	
	determinar o mecanismo de votação dos representantes dos alunos de cada turma ,em seus respectivos turnos.
	
	organizar as turmas homogêneas , relacionando os alunos de acordo com o rendimento de aprendizagem .
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402209588)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis de organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, sendo que apenas uma possui a participação popular. Marque a alternativa correta:
		
	 
	1988
	
	1967
	
	1937
	
	1934
	
	1946
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402209595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O orientador educacional deve estar atento, para alguns pré-requisitos que asseguram a eficácia de uma boa reunião. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Escolha de horários favoráveis
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Periodicidade
	
	Boa organização
	
	Planejamento
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402881485)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Projeto Político Pedagógico expressa a visão de mundo, os valores ,os compromissos com a vida e a identidade de escola. A avaliação revela as diferentes dimensões de aprendizagem dos alunos, auxiliando o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho . Essa visão relaciona a avaliação e o Projeto Político Pedagógico , como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem . Sendo assim, o entendimento que se tem a respeito de avaliação da aprendizagem numa perspectiva inovadora, segundo Ilma Passos (2002), implica :
		
	
	processo político e instrumento de poder e controle.
	 
	processo contínuo verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno.
	
	prática avaliativa concebida como julgamento de resultados predeterminados , baseando-se em autoridade e respeito unilaterais do professor.
	
	prática classificatória que parece relacionar julgamento à comparação com modelos e o agir à atribuições de notas e conceitos.
	
	produto que tem um fim em si mesmo e que está articulado à prova final , exame que determina a reprovação ou aprovação para a série seguinte.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402209605)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando-se as situações que produzem o fracasso escolar, pode-se afirmar que a orientação educacional tem um importante papel na mudança deste panorama, pois:
		
	
	Em especial, cabe à orientação educacional o desenvolvimento de técnicas que favorecem diagnósticos ou identidades dos alunos.
	 
	Promove a discussão e a reflexão sobre o resgate da auto-estima do aluno e traz para dentro da escola a realidade cultural dos alunos, valorizando suas experiências.
	
	Constitui um serviço independente que procura disseminar um discurso científico focado no conhecimento psicológico e nas diferenças individuais.
	
	Cabe à orientação educacional desenvolver nos alunos as competências psicológicas, cognitivas e sociais, de forma que estes entendam e se ajustem melhor ao processo educacional.
	
	Cabe à orientação educacional desenvolver suas ações na compreensão e solução das variáveis intra-escolares, não se preocupando com as variáveis fora dos muros da escola.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402227798)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como membro participante da comunidade escolar, é fundamental a participação do Orientador Educacional na construção do projeto político pedagógico, pois possibilita a reflexão sobre a realidade existente, como também o auxílio e mediação do grupo na busca de solução para as problemáticas verificadas na mesma. Segundo Celso Vasconcelos, algumas das finalidades do projeto político pedagógico podem ser definidas como:
		
	
	a construção da unidade; a desvalorização docente; a valorização da participação coletiva.
	
	a transformação da realidade; a construção da unidade; a desvalorizaçãodocente.
	
	a desvalorização docente; a valorização da participação coletiva; a racionalização de ações e recursos.
	
	o resgate da intencionalidade da ação; a transformação da realidade; a repetição de ações.
	 
	o resgate da intencionalidade da ação; a transformação da realidade; a construção da unidade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402794504)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Está inevitavelmente ligada à História do Homem, à sua construção enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações. Desde sempre se ensinou e aprendeu, de forma mais ou menos elaborada e organizada. Esta definição se refere ao conceito de:
		
	 
	Aprendizagem
	
	Reprodução
	
	Aconselhamento
	
	Treinamento
	
	Currículo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402217392)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante o atendimento feito a uma aluna do Ensino Fundamental, de 13 anos, em uma escola pública municipal, a orientadora educacional ficou sabendo que ela estava em processo de gestação, mas não havia ido ao médico, não havia feito os exames necessários e não tinha comunicado aos pais o acontecido. Como deve proceder a orientadora educacional?
		
	
	Pedir a presença do responsável pela gravidez para orientar sobre as decisões a tomar.
	
	Chamar os pais da aluna e comunicar o fato de forma impessoal e solicitar que a ajudem;
	
	Falar com o diretor da escola e pedir que fale com os pais e ajude a aluna a resolver o problema;
	
	Reunir a turma da aluna e, junto com ela, participar o fato e pedir a discrição de todos;
	 
	Ouvir a aluna, orientá-la sobre as dúvidas, oferecer ajuda e sugerir que fale com os pais;

Outros materiais