Buscar

EXPERIMENTO_3-hidrodinâmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
Hidrodinâmica
Componentes da Equipe
Daniel D. Mostafa 201303012421 
Felipe Eduardo de Faria 201201344786
Leandro M. Kotleski 201201548454
Maycon Blesse 201201425956
Thiago Rodrigo Nunes 201201607302
RESUMO
Através deste experimento iremos ter algumas noções de hidrodinâmica, a qual estuda o comportamento de fluidos (líquidos e gases) em movimento. Esse movimento pode ocorrer de modo de modo que a velocidade do fluido varie, como nas corredeiras ou cachoeiras, ou permaneça constante, ou seja, em cada ponto cada partícula do fluido tem a mesma velocidade (regime estacionário ou permanente).
OBJETIVO
Através deste experimento iremos determinar a vazão de ar em um sistema no qual é inserido este ar através de um “soprador”, e analisado em três etapas. Utilizando três ventiladores de diâmetros diferentes e com o auxílio de voltímetros em cada um desses, podemos tomar as medidas (em volts), para assim, com um gráfico (velocidade X voltagem) já com suas respectivas relações determinar a vazão de cada um deles.
 INTRODUÇÃO
A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda as propriedades dos fluidos em movimento. Fluidos são  os líquidos e os gases. O ar, por exemplo, é um fluido. Os conhecimentos de Hidrodinâmica possibilitaram muitos dos confortos da vida atual (desde o cálculo de uma  rede de adução e distribuição de água até o projeto dos submarinos, aviões supersônicos, foguetes e mesmo automóveis e outros veículos modernos). É através da hidrodinamica também que podemos explicar a sustentação de aeronaves, o funcionamento das turbinas a gás, instalações frigoríficas, indústrias químicas e motores térmicos, nos quais, ao lado da Termodinâmica, a teoria do escoamento dos fluidos fornece a base teórica indispensável à sua construção. No nosso estudo da Hidrodinâmica vamos impor algumas condições iniciais: o fluido tratado aqui será sempre ideal, ou seja, não-viscoso, homogêneo e de velocidade constante de 
escoamento em um determinado ponto em relação ao tempo.
procedimentos experimentais
Iremos realizar este experimento em duas partes;
1º Parte
- Duas tiras de papel (5X15) cm, tubo de caneta ou canudo de refrigerante;
- Procedimento
- Coloque o canudo de refresco ou tubo de caneta na boca e oriente-o na linha central entre as tiras de papel e sopre. (Justifique o ocorrido).
Conforme procedimento acima pré-definido, podemos perceber que quão maior for o sopro inserido entre as duas tiras de papel, mais elas tendem a se unirem, isso se deve a diminuição da pressão. Portanto, chegamos a seguinte conclusão, quanto maior a pressão, menor a velocidade e quanto maior a velocidade menor a pressão, respectivamente e inversamente proporcional. Podemos citar vários exemplos, imaginemos que você está em casa num dia de calor com as janelas e portas abertas, começa a ventar lá fora, o ar que passa paralela e rasante à parte externa da janela, provoca uma diminuição da pressão externa e a pressão interna fica maior, agindo sobre uma cortina ali colocada, deslocando-a para fora como a (figura 1) abaixo ilustrada.
Figura 1.
2º Parte
-Medir a área de cada sessão retangular;
-Anotar a tensão medida em cada voltímetro e utilizando o gráfico, relacionar a velocidade correspondente à tensão medida;
-Calcular a vazão em cada uma das áreas.
Dados coletados:
	
	Voltagem
	Velocidade (km/h)
	Velocidade (m/s)
	Área
(m²)
	1
	22,1 V
	40 km/h
	11,11 m/s
	0,0016 m²
	2
	0,32 V
	23 km/h
	6,39 m/s
	0,0144 m²
	3
	1,84 V
	39 km/h
	10,83 m/s
	0,0036 m²
A vazão é definida pelo produto da área pela velocidade, portanto, chegamos aos seguintes resultados:
*
conclusão
Conclui-se que conforme estudos da equação da continuidade, na qual afirma que em um fluído ideal (incompreensível, ou seja, em todos os pontos tem sempre a mesma densidade), no mesmo intervalo de tempo o volume do fluído que atravessa A¹, é a mesma que atravessa A², A³..., consequentemente a vazão será a mesma.
Essa equação, denominada equação da continuidade afirma que a velocidade com que o fluido escoa no interior do tubo é inversamente proporcional à área da seção transversal do mesmo, ou seja, diminuindo a área a velocidade aumenta na mesma proporção. Isso acontece, por exemplo, quando você diminui a área de saída de uma mangueira, você está assim aumentando a velocidade com que a água sai dela, mas a quantidade é a mesma.

Outros materiais