Buscar

analise de projetos e orçamento empresarial resumo 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento Estratégico Orçamentário
As empresas estão passando por mudanças que possibilitam aos consumidores o acesso a muito mais produtos. As circunstâncias geradoras dessa situação são as constantes mudanças tecnológicas, as novas descobertas cientificas, as transformações e reconfigurações dos mercados, o aumento da concorrência, a presença de diferentes segmentações de mercado, a diminuição do tempo do ciclo de vida útil dos produtos, os acréscimos nos custos de distribuição e produção e as constantes modernizações em ativos tangíveis e intangíveis. As empresas e as pessoas são pressionadas e exigidas a encontrar alternativas para se manter no mercado.
Assim, os métodos de produção que se desenvolve na Ásia, sobretudo na China, se reflete no mundo inteiro, com produtos de valor bem mais competitivo e com condições tecnológicas cada vez melhores. Esse fato alterou as estratégias de muitas empresas brasileiras abriram filiais na China visando a diminuição de custos na produção. 
Outros fatores que impulsionam as mudanças nas organizações são: ameaças externas( representadas pelas empresas concorrentes), rapidez das mudanças (com a globalização, os produtos tem um ciclo de vida menor) e impacto na configuração do trabalho (com a concorrência e outros fatores, obrigam as empresas a buscar melhores técnicas exigindo criatividade e respostas estrategicas). Surge ai a necessidade de criarmos valor agregado que é adicionar ao produto ou serviço um “a mais” de desempenho ou de características que o diferenciem.
A importância do Planejamento
O planejamento é compreendido como um processo lógico que auxilia o comportamento humano racional na execução de atividades intencionais voltadas para o futuro, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. O planejamento também garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
Uma organização é a coordenação racional das atividades de algumas pessoas que procuram chegar a algum objetivo comum e explícito. Para as organizações modernas, é muito importante o uso do planejamento. As organizações vivem em um ambiente competitivo, onde a conquista e a manutenção de áreas de mercado são consideradas bases de crescimento e desenvolvimento organizacional.
Planejamento é escrever o que se pretende para o futuro”. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão.
O conceito de planejamento e controle de resultados implica elementos do realismo, flexibilidade e atenção permanente às funções de planejamento e controle da administração.
Decisões Estratégicas- geralmente requerem a obtenção e a alocação de recursos dimensionados (humanos, organizacionais e físicos), envolvem um longo período de tempo e são orientadas para o futuro, com ramificações a longo prazo. As decisões estratégicas requerem comprometimento. 
Objetivos Empresariais- devem equilibrar as pressões dos diferentes stakeholders, de modo a garantir a continuidade da participação de cada um deles. Esses objetivos devem atender aos anseios e desejos dos envolvidos na organização. Os objetivos devem estar ao centro da organização, interligando o microambiente, o setor e a missão da empresa.
Analise de Cenários- é um processo detalhado que se move pelas mesmas etapas, como um sistema circular, procurando responder uma pergunta. Isso é feito com a analise de diversas variáveis e busca de indicadores numéricos para mensurar informações sobre a empresa.
Cenários- são utilizados no processo decisório de grandes organizações e instituições governamentais e até para planejar uma pequena empresa. Por meio de informações, podemos reformular cenários, antecipar necessidades do publico e atende-las antes que a concorrência o faça. São três os tipos de cenários:
Cenário Positivo- onde se imagina a melhor situação possível para o negocio.
Cenário Provável-quando se detalha a real situação do negocio.
Cenário Negativo- onde se prevê a pior situação possível para o negocio.
Dificuldades de Geração de Cenários- a dificuldade principal na geração de cenários é combinar o numero muito grande de variáveis, algumas das quais com grande amplitude de variação.
Macrocenarios- são cenários do ambiente nacional do país onde a empresa opera e do ambiente mundial, se o mercado da empresa é influenciado pela conjuntura mundial.
Estratégia e Planejamento Estratégico
Estratégia se refere a um plano geral de ação para atingir metas e objetivos”.
Os quatro níveis de estratégias são:
ESTRATÉGIA OPERACIONAL= estão relacionadas a atividades restritas e detalhadas; a uma determinada operação previamente estabelecida por uma estratégia funcional. 
ESTRATÉGIA CORPORATIVA = Lida com as questões relacionadas à diversificação, à integração vertical, às aquisições, aos novos negócios e à alocação de recursos entre as unidades de negócios e de investimentos. 
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO = Se preocupa com o modo como a empresa compete em determinado setor ou mercado, como essa empresa pretende estabelecer sua vantagem competitiva perante os concorrentes. Ex. liderança de custo com o objetivo de ser o produtor com menor custo no mercado, consolidação de mercado com uma estratégia de marketing eficaz e diversificação em que um negocio tem por objetivo produzir uma variedade de produtos e serviços.
ESTRATÉGIA FUNCIONAL = Diz respeito ao plano gerencial específico de uma função. Tem uma abrangência mais restrita e detalhará um plano e uma atuação específicos para sua área.
Estágios no processo de planejamento:
Identificar objetivos.
Analisar a posição dos negócios;
Decidir por uma estratégia apropriada;
Implementar a estratégia e avaliar sua eficácia e eficiência.
Identificando objetivos
O primeiro passo é identificar os objetivos que o negocio quer atingir. Os níveis são:
Objetivos Estratégicos- estão relacionados com a direção geral e a política do todo para o negocio. São objetivos projetados a longo prazo.
Objetivos Táticos- são objetivos calculados e a previsão de atingi-los é mais provável.
Objetivos Operacionais- são objetivos em um nível mais baixo e no curto prazo.
O próximo passo é considerar a posição atual do negocio, uma analise das circunstancias ambientais que dará a organização uma variedade de informações que podem ser usada no desenvolvimento das estratégias, a relação e a interação da organização com seu ambiente externo são peças fundamentais para a sua existência.
O ambiente organizacional pode ser dividido em três grandes camadas:
O macroambiente- é composto por variáveis mais gerais que vão influenciar a empresa diretamente. Sua leitura é feita por uma analise chamada PESTE (examina o ambiente externo e os fatores ambientais que afetam a organização). Os fatores são divididos em 5 tipos de influencia externa:
Fatores Políticos- preocupa-se como os desenvolvimentos políticos regionais, nacionais e internacionais podem afetar a estratégia do negocio. Inclui também os fatores legais.
Fatores Econômicos- envolvem a analise de uma variedade de fatores econômicos que afetam o negocio.
Fatores Sociais- mudanças sociais são muito importantes de serem observadas.
Fatores Tecnológicos- as organizações devem revisar constantemente as mudanças de tecnologia, tanto os produtos quanto os métodos produtivos podem sair de moda.
Fatores Ecológicos- incluem legislação para controlar a poluição ou visão dos clientes. Assim pode aumentar os custos, porem pode gerar vendas maiores.
O microambiente- também chamado de indústria ou setor, pode ser analisado através das 5 forças de Porter. Nesse sentido, Porter diz que formular uma estratégia competitiva é encontrar uma posição no ambiente onde a organização possa estar mais bem protegida das forças competitivas e obter uma vantagem dos competidores.Poder de negociação dos fornecedores – um grupo de fornecedores é poderoso quando é dominado por poucas companhias, não é obrigado a lutar com outros produtos substitutos, o produto do fornecedor é um insumo importante para o negocio do comprador; os produtos são diferenciados, representa uma ameaça concreta de integração para frente.
Ameaça de novos entrantes – diz respeito a novas empresas que trazem novas capacidades e recursos para uma industria com o objetivo de ganhar parcela de mercado.
Poder de negociação dos compradores – os compradores competem exigindo preços baixos e qualidade, jogando os concorrentes uns contra os outros. Um grupo de compradores é poderoso quando está concentrado ou adquire grandes volumes em relação às vendas, o comprador é bem informado. Segundo Porter, a empresa deve adotar com parte da estratégia a escolha dos grupos de compradores a quem vender.
Ameaça de serviços e produtos – Substitutos são aqueles produtos que desempenham a mesma função daqueles da industria, diante dessa ameaça, a empresa deve se posicionar coletivamente através de ações conjuntas contra os substitutos.
Rivalidade entre empresas existentes – indústria é um grupo de empresas fabricantes de produtos ou serviços muito próximos, parecidos, que podem ser substituídos uns pelos outros. A concorrência é determinada pelas forças competitivas, e pode-se traçar um plano de ação que incluirá: o posicionamento da organização, a influencia sobre o equilíbrio das forças e a antecipação de mudanças.
Grupos Estratégicos
 
Os grupos estratégicos podem ser definidos como uma serie de empresas competindo dentro de uma industria com base em combinações similares das estratégias seja de domínio de mercado, seja de alocação de recursos. As opções estratégicas de uma empresa são: especialização, identificação de marcas, política de canal, seleção de canal, liderança tecnológica, política de preço entre outros.
O grupo estratégico é um recurso analítico desenhado para ajudar em analise estrutural, é uma referencia intermediaria entre o olhar a industria como um todo e considerar cada firma separadamente.
A Organização: Visão Baseada em Recursos
A resource-based view(RBV) ou visão baseada em recursos sustenta a idéia de que a principal fonte de vantagem competitiva está nos recursos e nas capacidades desenvolvidos e controlados pelas empresas, e que a estrutura das industrias nas quais elas se posicionam tem influencia secundaria.
Essa visão assume como premissas a heterogeneidade e a não imitabilidade dos recursosdas empresas consideradas feixes de recursos compostos por ativos tangíveis e intangíveis. As empresas podem ser caracterizadas por um conjunto de competências e capacidades consideradas únicas, difíceis de imitar ou substituir.
Competências essenciais- conhecimento coletivo da empresa na coordenação de suas habilidades de produção e no uso de tecnologias.
Uma organização deve o tempo todo analisar se sua base de recursos é suficiente ou apropriada para lidar com as variáveis do ambiente externo que influenciam a competitividade.
Analise SWOT é conduzir um exame geral da posição corrente da organização para que ela possa ter um direcionamento para o futuro, tem como objetivo analisar as forças e as fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e as ameaças do ambiente externo.
Planejamento Estratégico Orçamentário 
O orçamento é uma forma de expressão do planejamento estratégico em números, ou seja, é uma expressão quantitativa e formal dos planos da organização, seu objetivo principal é priorizar e compatibilizar as diversas políticas da empresa. Ao elaborar um planejamento orçamentário, a busca é por construir um modelo simplificado, o qual represente a realidade econômica e financeira e que projete o futuro.
Há dois tipos de orçamento:
O Orçamento operacional – baseado em atividades, autoriza despesas, controla a eficiência dos processos.
O Orçamento estratégico – permite que os gestores se preparem para desafios futuros e redefinam os rumos, tomem decisões que influenciem o alcance dos resultados esperados.
A empresa ao preparar o orçamento, está refletindo sobre suas atividades, ou seja, é uma possibilidade de acompanhamento do planejamento, garantindo a realização do que foi planejado.

Outros materiais