Buscar

AV LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: _AV_  » LÍNGUA PORTUGUESA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: Anônimo Da Escola
	Nota da Prova: 7,5       Nota de Partic.:     Av. Parcial.:        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201505875167)
	sem. N/A: LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL
	Pontos: 0,5 /0,5 
	Que discurso seria o mais adequado ao se escrever uma mensagem para a seguinte situação: Houve um imprevisto e você não pode participar da avaliação agendada pelo professor de uma disciplina da faculdade? 
		
	
	Ilustríssimo senhor professor da disciplina, diante das adversidades sofridas involuntariamente, não pude realizar a avaliação demandada. Solicito humildemente a inserção de uma nova data. 
	
	Prezado professor, diante de um imprevisto sofrido não compareci à avaliação. Solicito agendamento de nova data para a realização da mesma. Desde já agradeço sua compreensão.
	
	Profe, rolou um lance e não deu pra fazer a provinha... pô, foi só dessa vez. Alivia aê! Rsrsrsrsrs...
	
	Querido professor, estou :'( porque não consegui fazer sua prova. Preciso muuuuito dessa avaliação para passar. Me ajuda, por favor! :*) 
	
	Professor, não deu pra fazer sua prova. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505918088)
	sem. N/A: Aula 2
	Pontos: 0,5 /0,5 
	Leia o texto a seguir.
"Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre."
(Em: O Auto da Compadecida)
Ariano Suassuna
A linguagem empregada no texto é 
		
	
	Não Verbal.
	
	Culta.
	
	Regional.
	
	Coloquial.
	
	Vulgar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505908672)
	sem. N/A: coesão sequencial
	Pontos: 0,5 /0,5 
	Leia atentamente o trecho da crônica de Rubem Alves e observe os termos sublinhados:
"Era uma vez uma menina que tinha um pássaro como seu melhor amigo.
Ele era um pássaro diferente de todos os demais: era encantado.
Os pássaros comuns, se a porta da gaiola ficar aberta, vão-se embora para nunca mais voltar. Mas o pássaro da menina voava livre e vinha quando sentia saudades"
(http://contadoresdestorias.wordpress.com/2008/01/07/a-menina-e-o-passaro-encantado-ruben-alves)
 
A correta classificação dos conectores assinalados quanto a seu valor semântico é:
		
	
	Proporção; adição; condição
	
	Adição; proporção; condição
	
	Condição; oposição; adição
	
	Temporalidade; adição; oposição
	
	 Concessão; temporalidade; proporção
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506211674)
	sem. N/A: Tipos de fatores de Coerência
	Pontos: 0,5 /0,5 
	No período abaixo há uma incoerência. Assinale-a com as suas respectivas explicações: 
"Muitas pessoas procuram o ensino a distância, onde o estudo virtual facilita a vida de quem não pode estudar de forma presencial." 
		
	
	Incoerência semântica, pois os sentidos estabelecidos entre os termos do período são contraditórios.
	
	Incoerência pragmática por se tratar de uma sequência de expressões inapropriadas ao contexto.
	
	Incoerência sintática, pois a utilização da forma verbal negativa não se adequa ao sentido apresentado no período.
	
	Incoerência sintática, pois o conectivo 'onde' refere-se a 'lugar', sendo assim, o elo coesivo adequado seria "no qual".
	
	Incoerência estilística, por não apresentar uma uniformidade textual, além de utilizar conectivos inadequados ao contexto. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506275821)
	sem. N/A: Tipologia e Gêneros textuais
	Pontos: 0,5 /0,5 
	Veja o texto a seguir..
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto se caracteriza como: 
		
	
	um conto, pois apresenta sequência de fatos fictícios, personagens, enredo e desfecho.
	
	uma notícia de um jornal publicada em 1839.
	
	uma crônica, pois apresenta fatos do cotidiano, mas vistos sob uma ótica literária.
	
	uma biografia, pois o objetivo é relatar acerca da vida do renomado autor, com ênfase na ordem cronológica dos acontecimentos desde o momento do nascimento.
	
	um texto argumentativo, porque traz opinião e as impressões pessoais do autor sobre fatos e pessoas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506255248)
	sem. N/A: Aula 5
	Pontos: 0,0 /0,5 
	Os Gêneros Textuais podem ser compreendidos como as estruturas com que se compõem textos.  Diante da afirmação, identifique o gênero textual do fragmento a seguir:
Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de Novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras. -Ria, ria. Os homens são assim; não acreditam em nada. Pois saiba que fui, e que ela adivinhou o motivo da consulta, antes mesmo que eu lhe dissesse o que era. Apenas começou a botar as cartas, disse-me: ¨A senhora gosta de uma pessoa...¨ Confessei que sim, e então ela continuou a botar as cartas, combinou-as, e no fim declarou-me que eu tinha medo de que você me esquecesse, mas que não era verdade... _ Errou! Interrompeu Camilo, rindo. _ Não diga isso, Camilo. Se você soubesse como eu tenho andado, por sua causa. Você sabe; já lhe disse. Não ria de mim, não ria... ( A Cartomante- Machado de Assis) 
		
	
	Crônica. 
	
	Conto.
	
	Entrevista.
	
	Tutorial.
	
	E-mail.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506209995)
	4a sem.: Elementos de textualidade
	Pontos: 1,5 /1,5 
	Segundo Melo (2003), o "texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral. Assim, deve haver uma organização, uma unidade de sentido para que o texto seja considerado texto e cumpra sua função: estabelecer contato com seu interlocutor, a fim de informar, influenciar, questionar, sensibilizar, convencer, divertir, enganar, seduzir."
É disso que trata a coerência textual. Para que ela aconteça, fatores como conhecimento linguístico, intencionalidade e aceitabilidade devem estar presentes. Em que consiste cada um os fatores mencionados? 
		
	
Resposta: Conhecimento linguístico - O autor deve conhecer os aspectos e o desenvolvimento da sua lingua para uma boa redação. Intencionalidade - Deve definir bem qual o objetivo ,a intenção do texto , o que se deseja apresentar, mostrar ao leitor. Aceitabilidade - Ajustar a redação ao público que ela deve atingir, utilizando contexto e colocações pertinentes ao publico que irá ler.
	
Gabarito: 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506261337)
	sem. N/A: Tipos de Argumentação
	Pontos: 1,0 /1,0 
	Assinale a alternativa em que termo Thomas Jefferson, terceiro presidente dos EUA, é usado como base para de argumentação por autoridade: 
		
	
	Thomas Jefferson era uma figura controversa. Para muitos, ele sempre representou o que havia de pior e excessivo na era revolucionária. Foi acusado de ser um democrata na época em que o termo era sinônimo de oclocracia (governo exercido pelas massas anárquicas). Foi acusado de ateísmo porque desmantelou os privilégios eclesiásticos na Virgínia. Foi acusado de defender os princípios franceses (e, portanto, de ser perigosamente radical)por sua simpatia pela Revolução Francesa.
	
	Thomas Jefferson era eloquente como correspondente, mas não era um orador público. Na Câmara dos Burgueses da Virgínia e no Congresso Continental, ele contribuiu com sua pena mais do que com sua voz à causa patriótica. Aos 33 anos, assinou a Declaração da Independência dos EUA.
	
	O pai da democracia representativa moderna, Thomas Jefferson, defendia que a democracia era uma instituição imperfeita que dependia para ser bem exercida de muitos fatores entre os quais listava que os principais eram que os poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) fossem independentes e harmônicos. 
	
	Thomas Jefferson acreditava saber o valor de sua própria obra. Ele se descreveu assim em sua lápide: "Autor da Declaração de Independência Americana, (...) do Estatuto da Virgínia sobre a liberdade religiosa e pai da Universidade da Virgínia. Como testemunhos de que eu vivi, é por esses feitos que gostaria de ser lembrado". (http://www.gentedeopiniao.com/)
	
	Em 4 de julho de 1776, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Declaração de Independência. O seu principal autor, Thomas Jefferson, escreveu a Declaração como uma explicação formal do porquê o Congresso ter votado no dia 2 de julho para declarar a independência da Grã-Bretanha. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505886022)
	sem. N/A: Estrutura do parágrafo. Tópico frasal. Coesão sequencial. Paráfrase. Resumo. Tipos.
	Pontos: 1,5 /1,5 
	A paráfrase consiste em transcrever, com palavras próprias, as ideias centrais de um texto. 
O leitor após uma leitura cuidadosa e atenta do texto-base, sintetiza-o em redação própria, de maneira direta, com clareza e precisão vocabular.
Com base nestas informações, elabore uma paráfrase para o seguinte texto: 
"Sabemos que os acidentes não são reduzidos por decreto, mas é preciso dar um basta à violência do trânsito", disse ontem o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante evento em Brasília para detalhar as mudanças na legislação. "O grande objetivo é mudar a postura da sociedade em relação ao risco do uso do álcool ao volante", explicou. 
		
	
Resposta: Com o objetivo de mudar a postura da sociedade em relação ao risco do uso do ácool ao volante e dar um basta à violência no trânsito, o ministro das cidades Aguinaldo Ribeiro propos mudanças na legislação de transito.
	
Gabarito: 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506264402)
	sem. N/A: POLISSEMIA, DUPLO SENTIDO E AMBIGUIDADE
	Pontos: 1,0 /1,0 
	Leia a seguinte frase: O computador tornou-se um grande aliado do ser humana, porém esse nem sempre realiza todas as suas tarefas.  
Observe que as palavras esse e suas podem referir-se tanto ao computador quanto ao ser humano e isso gera um fenômeno chamado 
		
	
	       Comparação. 
	
	Metáfora.
	
	Metonímia.
	
	Ambiguidade.
	
	Metáfora.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes