Buscar

slide (1) (1) (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Disputa por recursos naturais e a questão ambiental
Camila Venturim 
Joyce Cristina
Lorran Douglas
Maria Flavia
Marilene Pereira
Natália Bueno
1
“Toda a nossa sociedade repousa e depende de nossa água, nossas terras, nossas florestas e nossos minerais. O modo pelo qual utilizamos esses recursos influencia nossa saúde, segurança, economia e bem-estar.” (KENNEDY, J. F; 1961)
Os recursos naturais e a economia
4
Geopolítica e recursos naturais 
“O novo eixo da geopolítica mundial tornou-se Estados Unidos, China e Rússia, buscam assegurar fornecimento energético e de recursos estratégicos interferindo na dinâmica local, por sanções econômicas e políticas através do comercio.” (MACHADO, Letícia; 2012)
O controle das fontes de suprimento de petróleo permanece como instrumento de importância estratégico-militar para os EUA, não só para atender às próprias necessidades, mas como instrumento para deter seus potenciais rivais. 
“Quando se pensa em disputa, quais palavras veem a sua mente?”
EUA x China
A Disputa por Recursos naturais 
Nigéria 
A inexistência de condições de infraestrutura para industrialização e desenvolvimento do país, uma vez que os direcionamentos dos investimentos públicos se concentram na produção de petróleo, o que beneficia mais as empresas que realizam a extração desse recurso do que a população em si.
São constantes as descargas de resíduos, muitas vezes causada pela a sabotagem e pela falta de política de substituição de instalações, e queimas de petróleo, causadoras de danos ambientais.
O interesse da China na África
O rápido crescimento industrial chinês transformou o país em um ávido consumidor de petróleo, cuja demanda supera muito o que os estoques do seu subsolo podem oferecer.
A necessidade chinesa por matérias-primas e o anseio africano de fomentar seu desenvolvimento, abandonando de vez os tempos de atraso decorrentes de séculos de expropriação em que não recebia nada em troca por suas riquezas, fortalecem uma parceria. 
As manobras internacionais para garantir o abastecimento de minérios e recursos energéticos trouxeram para a África subsaariana novos investimentos, especialmente em infraestrutura, para escoamento da produção e exploração de recursos naturais
Investimentos
Ordem e Direito Internacional Ambiental 
*Protocolo de Kyoto.
*Rio +20
*Acordo de Paris
Conclusão
Atualmente, a disputa por recursos naturais acontece não de forma direta, entre Estado-Estado, mas, através de empresa. Os países que possuem recursos naturais não necessariamente apresentam tecnologia ou capital econômico, para desenvolve-los em seus territórios. Sua exploração acontece no próprio território que possui o recurso, devido a má gestão do governo e o fraco poder do Estado. Com isso, países desenvolvidos, no qual a demanda de produção é alta, utilizam dos recursos naturais dos territórios que possuem mais abundancia. Há atualmente uma preocupação com a questão ambiental, devido a isso, os Estados possuem, como “freios”, normas e instituições capazes de limitar a produção dos recursos.
Bibliografia
http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/PEPI_DISSERTAO__LETICIA_WITTLIN_MACHADO.pdf
http://www.significados.com.br/recursos-naturais/
http://www.energiasdomundo.com.br/educativo/energia-fontes-e-tipos/
http://visual.ly/worlds-resources-country
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/5956/economia-dos-recursos-naturais
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/geopolitica-petroleo.htm
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eua-vao-liderar-producao-mundial-de-petroleo-imp-,960944
http://www.dgabc.com.br/Noticia/1952645/china-importacoes-de-petroleo-crescem-21-6-em-marco-para-7-7-mi-bpd

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais