Buscar

NBR 10520

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso de Comunicação Social (DECOM /FAFIC / UERN)
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Ministrante: Prof. Dr. Ricardo Silveira
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT)�
ESTUDO DE ASPECTOS DA NBR 10520, DE 29.09.2002
(CITAÇÕES EM DOCUMENTOS)
Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas.
Ex: [...] numa ótica marxista, reproduzida por Chauí (1980), ideologia seria um instrumento de dominação de classe. Citação Indireta.
Ex: Agir dessa forma é desafiar “formas hegemônicas de lidar com a informação e o conhecimento e de tratar a formação de indivíduos e de coletivos sociais” (BURNHAM, 2000, p. 303). Citação Direta.
Na citação indireta a indicação da página é opcional;
Se houver volume na obra é obrigatório citá-lo;
Ex: .......(CASTELLS, 2000, v. 1, p. 583)
Aspas duplas e aspas simples: a citação deve estar entre aspas duplas. Caso o autor que você está citando coloque aspas no trecho que você está transcrevendo, essa parte deve aparecer entre aspas simples na sua citação;
Ex: Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte da conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”.
Quando o trecho transcrito da obra de algum autor ultrapassar três linhas deve ser reproduzido em corpo menor (pode ser um ponto menor), recuado à direita a partir do número 4 da régua superior.
Ex: Quanto à terceira informação, a qual Araújo também se refere em seu conceito de transferência, esta deveria ser compreendida como:
Assim, a terceira informação surge da leitura das informações recebidas e selecionadas (informações úteis) pelos sujeitos receptores, ou seja, surge após a ação de seleção. Esta leitura caracteriza-se como um processo de atribuição de sentido, um processo de reapropriação do texto do outro (sujeito emissor), objetivando atribuir-lhe um novo sentido (ARAÚJO, 1998, p. 178).
Para supressões usa-se [...], para interpolações usa-se [ ] e para dar ênfase ou destaque, usa-se o grifo, o negrito ou o itálico.
Ênfase Nossa:
Ex:
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas da comunicação efetiva do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento de tais questões são consideradas de interesse particular as vantagens das modernas tecnologias informacionais (SARACEVIC, 1992, p. 11, ênfase nossa).
Ênfase do Autor:
Ex:
[...] visa um deslocamento de foco do conceito de disciplinas para um novo paradigma mais voltado para o processo de aprendizagem do aluno, valorizando suas experiências pessoais. Assim, os módulos respondem a etapas do processo de formação, com os perfis das terminalidades como alvo. Para isso adota-se uma estratégia pedagógica voltada para a pedagogia de projetos, que utiliza situações de aprendizagem como projetos e situações-problema (ETER, 2002c, p. 18, ênfase do autor).
OBS: se ao invés de negrito ou itálico os trechos fossem grifadas, a expressão seria grifo nosso ou grifo do autor.
Tradução nossa: Ex:
O autor entende que “uma faceta chave do desenvolvimento da Sociedade em Rede será a capacidade de se informar dos cidadãos – a combinação de consciência da informação com destreza para acessá-la e explorá-la” (HARRIS, 1999, p.7, tradução nossa).
OBS: a seguir tratamos do sistema de chamada “autor-data”. Há também o sistema “numérico”.
Coincidência de sobrenome de autores: acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Se mesmo assim a situação persistir coloca-se os prenomes por extenso.
Ex: (BARBOSA, C., 1958)			(BARBOSA, Cássio, 1964)
 (BARBOSA, O., 1959)			(BARBOSA, Celso, 1966)
 Distinguir diversos documentos, de um mesmo autor e de um mesmo ano. Usa-se letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento:
Ex: De acordo com Almeida (1927a), (ALMEIDA, 1927b)....
Citações de diversos documentos, do mesmo autor e de anos diferentes citados simultaneamente:
Ex: (CHAUÍ, 1989, 1991, 1995)
Citação de diversos documentos, de vários autores e de anos diferentes devem ser separados por ponto e vírgula e relacionados em ordem alfabética.
Ex: Diversos autores salientam a importância desse conceito (CROSS, 1984; KNOX, 1997; MEZIROW, 1991).
OBS: pelo sistema numérico temos as expressões latinas abreviadas idem [id] (do mesmo autor) opus. citatum. [op. cit.] (obra citada) etc, colocadas em notas de rodapé. Sugiro a utilização do sistema autor-data, não confundindo o seu leitor, que não necessariamente conhecerá os significados de tais expressões. 
OBS: a expressão apud (citado por, conforme) pode, também, ser usada no texto, como no exemplo abaixo:
Ex:
[...] pelo método funcionalista, que Lakatos (1992 apud LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 110) afirma ser, “a rigor, mais um método de interpretação do que de investigação”.
� Excepcionalmente, esta apostila não é formada por um texto de livre criação, como um artigo ou outro trabalho de natureza acadêmica. Aqui, apresentamos definições e exemplos da norma técnica em questão (NBR 10520 - ABNT) e, dessa forma, não podemos fugir muito de sua forma original. Em algumas partes expomos adaptações de exemplos, porém, eles também podem figurar literalmente conforme foram apresentados originalmente na norma.
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Outros materiais