Buscar

VISITA AO LABORATORIO INTRODUÇÃO

Prévia do material em texto

Gustavo Machado Almeida 
Patrick Sousa Rodrigues 
Thiago Neto do Prado 
Vaguiton Tolentino Aguiar
Relatório de visita técnica de Introdução a Engenharia 
Palmas
2015
Gustavo Machado Almeida 
Patrick Sousa Rodrigues 
Thiago Neto do Prado 
Vaguiton Tolentino Aguiar
Visita técnica aos laboratórios do curso de engenharia Civil 
Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina Introdução a Engenharia Civil do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, orientado pelo professor Fabrício Santos .
Palmas - TO, 09 de março de 2015
SUMÁRIO
1 - Introdução.........................................................................................pág 4
2 - DESENVOLVIMENTO.............................................................................pág 5
3 - CONCLUSÕES........................................................................................pág 6
9 - ANEXOS ................................................................................................ pág 7
10 - Referência bibliográfica...........................................................pág 8
INTRODUÇÃO
Esta é a primeira visita da disciplina de Introdução a Engenharia do curso de Engenharia Civil da turma 0501/2015 e tem por objetivo apresentar os laboratórios técnicos do curso. 
Esta visita aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2015 nos laboratório, do CEULP/Ulbra. Foram-nos apresentados um a um, os Laboratórios de Materiais e Estrutura, Laboratórios de Solos Laboratórios de Recursos Hídricos, cada um com suas respectivas maquinas e suas funções.
Os dados obtidos nessa visita técnica aos laboratórios têm como objetivo a apresentação dos mesmos aos alunos iniciantes no curso de engenharia civil por meio de orientação do prof. Fabrício Bassam. 
DESENVOLVIMENTO 
O objetivo da visita aos laboratórios foi mostrar aos alunos do curso de Engenharia Civil, como funciona o laboratório e seu uso como prática de ensino. Nele pudemos observar materiais usados na construção civil com os quais teremos contato após nossa formação, nos dando noção sobre as especificações dos materiais assim como suas características físicas e mecânicas, possibilitando uma melhor compreensão das disciplinas abordadas em sala de aula.
No decorrer da visita técnica podemos ter noção dos materiais que compunham os laboratórios: Laboratórios de Materiais e Estrutura têm duas bancadas centrais para uso dos equipamentos de realização de ensaios dos materiais nas aulas práticas, conhecemos vários equipamentos, como o compressometro: para testar a elasticidade do concreto. O EMIC para testar a resistência, a compressão axial do concreto, e também faz ensaio de resistência à tração do aço, e flexão normal da telha, e flexão estática da madeira. Alguns conjuntos de peneiras, para a analise da glanolometria de agregados. O aparelho de abrasão losango; para ensaio de desgaste de rochas; betoneira e outros equipamentos que usamos no dia a dia na construção civil. 
No laboratório de solos podemos conhecer outras maquinas especifica para o teste com solo, umas das maquinas mais interessantes são as seguintes. Maquina de cisalhamento: funciona assim o corte por cisalhamento é executado colocando-se a chapa e ou o material a ser cortado entre duas facas de corte de aço especial. A faca inferior é fixa e a superior é dotada de movimento ascendente e descendente. O esforço cortante é produzido pelo movimento descendente da faca superior que, ao penetra no material a ser cortado cria um corte por cisalhamento. Conhecemos também o equipamento para adensamento direto que serve Indicador digital para transdutor de deslocamento que, quando acompanhado de software para Windows, permite enviar as leituras efetuadas para uma planilha eletrônica em tempo real, em intervalo de tempo pré-determinado. Também a prensa para ensaio CBR. Este equipamento pode armazenar os dados dos ensaios e depois transferi-los via saída serial para microcomputador. O ensaio é feito através de controles digitais, não havendo qualquer manipulação do operador. Também tem o aparelho Casagrande serve para ensaio de limite de liquidez consiste em obter uma amostra de um determinado solo, formando uma camada na superfície da concha, criando um corpo de prova, após o preenchimento da concha é feito uma abertura com o cinzel de acordo com o tipo de solo, com isso é efetuado a rotação da alavanca para criar os golpes no aparelho, após um determinado numero de golpes certifica-se visualmente as modificações da amostra em relação ao estado inicial. E também conhecemos o Dispersor (para ensaio de glanulometria). O destilador de água. Varias balanças. O triturador de solos. Mufla (forno eu estufa para o teste de perda de liquido do material).peneiras e muitas amostra de rochas. 
No laboratório de Recursos Hídricos o professor apresentou a cisterna com a bomba centrifuga. O cavalete com hidrômetro. Interior de uma bomba centrifuga a estação meteorológica. Equipamento para medir a vazão da água. Um canal de vazão da água. Equipamento de simulação de chuva. Representação de uma instalação hidráulica de um banheiro. Equipamentos para medir a vazão de tubo e a perda de carga. Aparelho para simbolizar vertedouro.
CONCLUSÕES
Mediante a visita, nós, alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil, pudemos entender melhor o perfil de um profissional da área, somos capazes de identificar diversos itens que constituem alguns tipos de máquinas, como uma bomba industrial, por exemplo. Tivemos ainda o conhecimento da importância de todos os equipamentos nos laboratório, bem como algumas amostras de solo, foi comentado sobre como devemos utilizar alguns materiais e como desenvolver um bom relatório de acordo com a NBR 14724 de 2002.
ANEXOS 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.petrodidatica.com.br/pdf/casa%20grande%20manual.pdf
http://www.solotest.com/catalogos/A12.PDF
http://materiaiseprocessos.blogspot.com.br/2008/04/cisalhamento.html
ORIENTACOES DO RESPONSAVEL DOS LABORATORIOS, Miller e Andre 
5

Continue navegando