Buscar

O TRATO DA GINÁSTICA NA ESCOLA REALIDADE A PARTIR DA VISÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UFRPE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEFIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Tuillamys Virginio de Oliveira[1: Graduando Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.]
O TRATO DA GINÁSTICA NA ESCOLA: REALIDADE A PARTIR DA VISÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
RESUMO: O ensino dos conteúdos da educação física escolar são divididos por eixos temáticos que são: Esportes, Lutas, Ginástica e Dança, porém nem todos esses conteúdos conseguem obter sucesso de aprovação pelos alunos quando aplicados nas aulas, os esportes dominam a atenção dos estudantes, principalmente o futebol e o vôlei, fazendo com que outras modalidades como a ginástica por exemplo encontre dificuldades no seu trato dentro do ambiente de ensino. O presente trabalho teve como objetivo trazer as informações sobre como se dá o ensino da ginástica na educação básica na visão de uma professora de educação física que atua na Região Metropolitana do Recife, através de uma entrevista semiestruturada de caráter qualitativo. Os resultados mostraram que existem muitas dificuldades para o ensino da modalidade dentro da escola, dentre as quais foram listadas barreiras como à falta de materiais e a rejeição dos alunos ao conteúdo. Com isso pôde-se concluir que é preciso que se tenha uma conscientização por parte dos professores que mesmo com as dificuldades podem através da sua criatividade vencer essas barreiras, não deixando de oportunizar a vivência de um conhecimento tão rico que pode trazer diversos benefícios para a vida do aluno.
Palavras Chave: Ginástica, Educação Física, Escola, Esportes.
_____________________________________________________________________________
THE GYMNASTICS TREATMENT IN SCHOOL: REALITY FROM THE VISION OF THE SCHOOL PHYSICAL EDUCATION TEACHER
Abstract: The teaching of the contents of school physical education are divided into thematic axes that are: Sports, Fights, Gymnastics and Dance, but not all of these contents can be successfully approved by students when applied in class, sports dominate students' attention Soccer and volleyball, making other modalities such as gymnastics, for example, find difficulties in their treatment within the teaching environment. The purpose of this study was to provide information on how gymnastics education is taught in basic education in the view of a physical education teacher who works in the Metropolitan Region of Recife, through a semi - structured qualitative interview. The results showed that there are many difficulties for teaching the modality within the school, among which listed barriers were such as lack of materials and rejection of students to content. With this we can conclude that it is necessary to have awareness on the part of the teachers who, even with the difficulties, can, through their creativity, overcome these barriers, while not allowing the experience of such rich knowledge as to bring diverse benefits for the Life of the student.
Keywords: Gymnastics, Physical Education, School, Sports.
INTRODUÇÃO
A educação física está inserida no contexto escolar com o objetivo de trazer para os alunos conhecimentos e questões sociais a respeito do corpo e seus movimentos, visando uma compreensão desses conceitos. (PCN’S EDUCAÇÃO FÍSICA, p. 22, 1997). E isso se dá através das expressões da cultura corporal que a disciplina leva para dentro do universo pedagógico da escola.
Atualmente a educação física está dividida em eixos temáticos que são: Esportes, Jogos, Lutas, Ginástica e Dança. Existem formas diferentes de se trabalhar esses eixos de acordo com as informações trazidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’S, que mostram ao professor como seguir no ensino dos conteúdos propostos através de um método que se apresenta através de ciclos que visam, sobretudo, a formação de alunos críticos e autônomos, segundo o PCN (1997):
Não basta a repetição de gestos estereotipados, com vistas a automatizá-los e reproduzi-los. É necessário que o aluno se aproprie do processo de construção de conhecimentos relativos ao corpo e ao movimento e construa uma possibilidade autônoma de utilização de seu potencial gestual. O processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, portanto, não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada. (PCN’S EDUCAÇÃO FÍSICA, p.27, 1997).
Ou seja, é preciso que haja uma preocupação na formação do aluno de maneira completa, considerando aspectos da aprendizagem que busquem transformar a realidade dos mesmos buscando ir além ao que diz respeito dos conteúdos abordados pela educação física na escola.
Dentre esses eixos temáticos da Educação Física que devem ser tratados na escola está à ginástica que de acordo com os Parâmetros Curriculares de Educação Física – PCN (1997, p.38) deve se apresentar no ambiente escolar como forma de manutenção da saúde, de preparação e aperfeiçoamento para a dança, jogos, esportes e lutas. O que mostra a importância da ginástica como base para outras práticas corporais.
Mas como que é feito o trato do ensino dessa modalidade tão importante dentro da escola? Será que os professores conseguem contemplar o que é sugerido nos PCN’S? Como o professor enxerga a importância desse conteúdo? O presente trabalho busca trazer informações a respeito do ensino da ginástica na escola através da realidade relatada por uma professora de educação física da rede pública estadual de Recife.
MATERIAIS E MÉTODOS
Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo através de uma entrevista semiestruturada na qual o professor de educação física da escola respondeu cinco questões a respeito do ensino da ginástica no ensino básico, as perguntas buscavam informações sobre: Se o profissional consegue contemplar o conteúdo ginástica na escola, as dificuldades do ensino da modalidade, como os alunos recebem as aulas, que tipos de modalidades gímnicas são tratadas nas aulas e como o professor acha que pode superar as dificuldades para o trato da ginástica no ambiente escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Buscou-se uma análise sobre como é a vivência do ensino da ginástica dentro de uma escola estadual da Região Metropolitana do Recife – RMR, o estudo foi realizado com uma docente do quadro efetivo de professores do Colégio da Policia Militar de Pernambuco.FICHA TÉCNICA
Nome: Marcia Rocha
Idade: 28 anos
Escola em que atua: CPM
Local onde cursou a graduação: UFPE
Ano de conclusão de curso: 2012.2
Titulação: Pós-graduada em Educação Física Escolar
1. Você consegue contemplar o conteúdo ginástica em suas aulas?
 “Não. Pois na área pública tem um planejamento da secretaria de educação e também as normas da escola, seguindo essas normas, se tem uma dificuldade em contemplar a modalidade, muitas vezes a escola não disponibiliza material, então tem que improvisar pra trabalhar a ginástica sendo mais fácil trabalhar apenas a ginástica rítmica que não precisa de material”. 
2. Quais são as principais dificuldades para aplicar esse conteúdo?
“Materiais para fazer as aulas, muitas vezes é preciso criar na hora de improviso com os materiais disponíveis, o importante é planejar, mas mesmo com o planejamento muitas vezes a falta de material dificulta o trato do conteúdo ginástica”.
3. Quais são as principais dificuldades que você observa por parte dos alunos ao receberem o conteúdo ginástica?
 “Os alunos amam esportes, principalmente futebol e vôlei, alguns não gostam do conteúdo, já outros tentam ao menos conhecer a modalidade, porém o fato da cultura dos esportes divulgados pela mídia com maior ênfase faz com que os alunos não se interessem por outras modalidades não só a ginástica como também o basquete”.
4. Quais modalidades gímnicas são abordadas nas suas aulas?
 “Ginástica Artística, Rítmica e Aeróbica, mas eu falo pra elessobre a existência das outras modalidades da ginástica”.
5. Na sua opinião, como é possível superar essas dificuldades que se apresentam no momento do trato do conteúdo ginástica no contexto escolar?
“Sendo criativo, pois nem sempre com material pode se dar uma boa aula, às vezes se tem a possibilidade de dar uma boa aula sem material, utilizando materiais que podem ser até construídos pelos alunos e que se assemelhem a realidade do esporte, trabalhar vídeos que mostrem o esporte também pode ser uma alternativa”.
De acordo com as respostas da professora foi possível concluir que o trato da ginástica dentro das escolas ainda encontra dificuldades, dentre as quais podemos citar a falta de materiais ou espaços que favoreçam o ensino da prática do esporte, e também a dificuldade de superar a rejeição dos alunos aos conteúdos que não são tão populares, muito devido à supervalorização pelos próprios estudantes a esportes como o futebol e o vôlei fazendo com que os mesmos demonstrem pouco interesse por conteúdos que não fazem parte desse eixo, é possível observar também que essas barreiras encontradas na escola faz com que muitas vezes o professor não consiga realizar o que diz o PCN sobre o conteúdo ginástica.
Com isso podemos concluir que o ensino das modalidades gímnicas nas escolas não enfrenta caminho fácil, mesmo a ginástica sendo a base para outras modalidades esportivas, e muito importante para o desenvolvimento motor em crianças principalmente nas séries iniciais, ela ainda enfrenta rejeição por parte dos alunos e graças a isso muitos docentes deixam o conteúdo de lado dando ênfase apenas aos esportes mais populares. É preciso que se tenha uma conscientização principalmente por parte dos professores, que mesmo com todas as dificuldades apresentadas não podem negar um conhecimento tão importante que é elemento no processo de formação da consciência corporal dos alunos.
REFERÊNCIAS
B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria De Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf> acesso no dia 05 ago 2017.

Outros materiais