Buscar

Exercícios microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Controle conceitos básicos. 
Quais são os termos importantes na área de controle de microrganismos? Quais são as suas definições? Esterilização, desinfecção, assepsia, degerminação e sanitização. Esterilização é a eliminação completa de microrganismos no meio, sendo bactérias, fungos, vírus, protozoários etc. Desinfecção é a destruição de patógenos na forma vegetativa de um meio inanimado, já a assepsia é a destruição de patógenos na forma vegetativa de um meio animado. A degerminação é a destruição mecânica de microrganismos. Já a sanitização é a redução de microrganismos a níveis seguros de utensílios. Que fatores devem ser considerados antes da aplicação de uma técnica de controle de micro-organismos? O número de microrganismos, influências do ambiente (temperatura, pH), e tempo de exposição.
Que técnicas são utilizadas no controle de microrganismos? Controle químico e físico
Quais os principais mecanismos de inativação de bactérias? Alteração na permeabilidade da membrana e regulação na passagem de nutrientes.
Processo térmicos de inativação microbiana 
Como funciona o autoclave? O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos.
Porque o autoclave é operado com pressão? Pois o aumento da pressão faz com que ocorra o aumento da temperatura, assim é possível eliminar os microrganismos por meio da desnaturação deles.
Porque o tempo para esterilização de um volume de 15 mililitros é muito menor do para 20litros? Qual é o fator que determina este tempo? Pois quanto maior o volume maior será o tempo para atingir elevadas temperaturas. 
Qual é a definição de ponto de morte térmica, tempo de morte térmica e tempo de redução decimal? O tempo de morte térmica é o tempo mínimo em que todas as bactérias são mortas. O tempo de redução decimal é o tempo em que 90% de microrganismos são mortos em uma determinada temperatura.
Porque o tempo de redução decimal é o parâmetro mais usado na prática?
Sugira tempos de redução decimal para um microrganismo com temperatura máxima de crescimento de 40ºC nas temperaturas de -10ºC, 4ºC, 25ºC, 39ºC 54ºC, 74ºC e 110ºC.
Qual é a diferença entre esterilização, pasteurização e fervura? Esterilização é a morte de todas as formas de microrganismos. Pasteurização é o aquecimento do meio em temperaturas baseadas de acordo com o tempo de morte térmica dos microrganismos por um tempo longo. Fervura é um método que vista eliminar microrganismos por meio do aquecimento.
Esterilização com radiação: 
Qual é o mecanismo antibactericida da luz UV? Quais grupos de microrganismos são resistentes à ação da luz UV? Afetam a molécula de Dna, levando a morte da célula. 
Que tipos de radiação ionizante existem e como esta radiação inativa bactérias? Radiação ionizante (raio x, raio gama, ) e radiação não ionizante (raio ultravioleta). Por meio da alta penetração devido ao seu baixo comprimento de onda, onde altera estruturalmente a molécula de DNA.
Esterilização química: conhecimentos básicos.
O que são compostos biocidas e biostáticos? Um composto pode ter ação biocida e biostática? Um produto biostático inibe o desenvolvimento das colônias, ou seja, cria um ambiente desfavorável para seu crescimento.  Os biocidas tem a finalidade especifica de matar micro-organismos, atacando as colônias e tornando o tanque estéril. Não.
Explique o mecanismo de ação bactericida do álcool etílico. O álcool absoluto é fraco germicida, o ótimo poder desinfetante está entre 50 e 70 %. Usado para desinfecção de mãos, feridas, etc.
Qual é o mecanismo da ação bactericida do ozônio? 
Esterilização química: 
Explique o modo de ação do cloro sobre bactérias. O cloro reage com a água para dar um hipoclorito instável, que se decompõe dando o oxigênio nascente, matando os microrganismos.
Qual é o mecanismo da ação bactericida do ozônio?
Qual é a desvantagem do emprego do ozônio na desinfecção de água? 
Antibióticos. 
O que são antibióticos? Antibióticos são substâncias químicas produzidas por diferentes espécies de micro-organismos que suprimem o crescimento de outros micro-organismos e podem eventualmente destruí-los.
Quais são os principais sítios de atuação de antibióticos na célula? Parede celular e membrana plasmática.
Quais são os mecanismos de resistência de microrganismos a antibióticos? Alteração na permeabilidade da membrana, bomba de efluxo, mecanismos enzimáticos, entre outros.
A resistência contra um antibiótico pode ser adquirida por mutação? Sim.

Outros materiais