Buscar

Forum Gestão de Processos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2 estrelas
Bem, a gestão de processos é você mapear, criar uma ordem de hierarquia de processos, quem começa, quem finaliza. Isso é feito, para auxiliar nas tarefas rotineiras, onde o inicio e o fim, já são conhecidos. Mediante o mapeamento de processos, pode ganhar tempo, percebendo que durante as tarefas que levam ao produto em si, tem certas falhas que atrasam a finalização.
Aqui em meu emprego, precisei fazer um mapeamento de processos, basicamente colocando todas as minhas atividades no papel, mas não para mim e sim pensando no próximo. Se alguém vier a me substituir, basta ler as instruções e alcançará o objetivo. Lógico, que com minha visão, isso é algo subjetivo e que sempre pode ser melhorado.
3 estrelas
gestão por processos representa a integração entre todas as funções desempenhadas por uma empresa em seus vários departamentos, contrariando o conceito de gestão por setores e seções utilizado nas organizações.Em síntese, a gestão por processos é uma técnica utilizada para reavaliar, aprimorar e padronizar os processos de trabalho. Com uma estratégia sistematizada bem elaborada, permite a participação de toda a equipe na construção.
Quanto a hierarquia, podemos classificar da seguinte maneira:
- Macroprocesso: é um processo que geralmente, envolve mais que uma função da estrutura organizacional e, sua operação, tem impacto significativo na operação da organização.
- Processo Principal: é geralmente, aquele, que está descrito no organograma funcional da organização.
- Sub processo: é o desdobramento, que pode existir, em algum processo principal, ou seja, são outros processos que se originam do processo principal e, que, portanto, estão diretamente relacionados.
- Atividades: são todas as tarefas rotineiras, administrativas e/ou técnicas, estabelecidas em procedimentos, normas nacionais ou internacionais, em folhas de processos ou de operações ou ainda, em outros documentos específicos de desenvolvidos por cada organização.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-hierarquia-dos-processos/55079
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 estrela
O organograma é um diagrama, um desenho utilizado para representar as relações de hierarquia dentro de uma organização ou uma forma de mostrar os setores, unidades funcionais e cargos de comunicações entre eles. A organização funcional mostra a organização como um conjunto de funções interelacionadas ou não por meio de atividades que se combinam em um processo.
Nessa estrutura funcional, a hierarquia passa pelos níveis de administração para ser compartilhada entre as funções técnicas e administrativas que se baseiam em um conjunto de tarefas que são comuns a todas as funções. Quando se trata de funções, estamos nos referindo a órgãos que definem o core business/parte central/ponto forte da organização, ou seja, a função representa uma parte vital da empresa, sem a qual a empresa deixaria de existir.
2 estrelas
Projeto e processo, entretanto, possuem características em comum. A primeira é que ambos são desenvolvidos por pessoas, portanto a administração de recursos humanos é um fator importante no sucesso de cada abordagem. Outra característica é que ambos possuem recursos limitados e restritos na maioria das vezes. A outra em comum é que ambos devem ser planejados, executados e controlados. Vamos usar outro exemplo para poder entender e finalizar o inter-relacionamento que existe entre processo e projeto.
Imagine uma empresa que desenvolve software sob demanda, ou seja, o cliente precisa de um determinado tipo de sistema, e esta empresa desenvolve o pedido de acordo com a necessidade. Empresas de desenvolvimento como essa são chamadas de software house e normalmente possuem internamente uma forma de desenvolver software. Essa forma é chamada de metodologia e provém de vários estudos de engenharia de software. A metodologia dispõe de levantamento de requisitos, formas e técnicas de produção de software, esquemas de entrega e manutenção, ou seja, possuem um processo de software.
Quando a software house é alocada a um determinado sistema de um cliente, ela fica alocada a um projeto, pois este possui peculiaridades, prazos e recursos que justificam o acompanhamento por uma equipe de gestão de projetos.
3 estrelas
- Processo é uma sequência coordenada de atividades, com o objetivo de produzir um dado resultado, o processo é repetitivo e gera o mesmo produto várias vezes.
- Projeto acontece em um período determinado de tempo para gerar um produto, para gerar um resultado único em um período de tempo único.
- Processos são permanentes – correspondem à forma pela qual a organização funciona, agrega valor a seus clientes e cumpre sua finalidade como organização, rotineiramente. É repetitivo e padronizado em passos, gerando o mesmo produto várias vezes.
- Projetos são conduzidos com fim específico, têm início e fim determinados. São pontuais e buscam, em última análise, melhorar os processos de rotina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais