Buscar

Apol 4 GESTAO DE TALENTOS E GESTÃO TEC E INOVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 4 – GESTAO DE TALENTOS E GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Questão 1/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
O tema aprendizagem é extremamente envolvente e é por isso que, ao tratarmos de treinamento e desenvolvimento apresentamos a teoria da aprendizagem significativa. A partir desta podemos estabelecer diferentes dimensões de aprendizado. Quando nos referimos da seguinte forma: “O aprendiz recebe o conteúdo que deve ‘engolir’ de forma final e acabada. Não realiza nenhum tipo de exercício mental para descobrir, compreender e assimilar conceitos para poder aplicá-los quando surgir a oportunidade” estamos citando qual classe da teoria da aprendizagem? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Aprendizagem receptiva.
	
	B
	Aprendizagem por descoberta.
	
	C
	Aprendizagem mecânica.
	
	D
	Aprendizagem significativa.
Questão 2/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
“É um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores, suas crenças, aprofundem sua aprendizagem, incorporem novas habilidades e capacidades e expandam sua prontidão, para agir de forma coerente e eficaz. Por essa razão, constitui uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para o desenvolvimento e aprendizagem contínuos.” De acordo com o que foi estudado, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à descrição acima.
	
	A
	Coaching.
	
	B
	Processos sistêmicos.
	
	C
	Estratégias genéricas.
	
	D
	Modelo diretivo.
Questão 3/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
De acordo com o que vimos sobre os “Estilos de Aprendizagem e suas Características”, identifique e assinale a alternativa que corresponde, corretamente, ao trecho a seguir.   “Aprendem melhor por meio de tarefas, relativamente, curtas, do tipo ‘aqui e agora’. Podem ser atividades gerenciais no trabalho ou em cursos: coisas como jogos de empresa e tarefas competitivas feitas por equipes de trabalho. Têm mais dificuldade em aprender por meio de situações, envolvendo um papel passivo, como ouvir palestras ou leitura.”
	
	A
	Ativistas. RESPO. PAG 187
	
	B
	Reflexivos.
	
	C
	Teóricos.
	
	D
	Pragmáticos.
Questão 4/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o trecho do texto a seguir: 
“Um aspecto presente nas discussões sobre o conhecimento organizacional é a sua diferença em relação à informação. Segundo Smit e Tálamo, a informação, também denominada conhecimento explícito, pode ser socializada e objetivada, enquanto o conhecimento implícito também denominado conhecimento tácito, é de construção pessoal e difícil de ser transferido”. Assim, conclui-se que informação pura não é conhecimento. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
TARAPANOFF, Kira (organizadora). Aprendizado organizacional: fundamentos e abordagens multidisciplinares, volume 1. Curitiba: Ibpex, 2011.p. 127. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 5 e no livro-base Gestão da inovação e do conhecimento sobre os tipos de conhecimento, assinale V para as asserções Verdadeiras e F para as asserções Falsas. 
I. (   ) Nas organizações de melhores práticas o saber das pessoas é valorizado porque sabe-se que esse é o cerne criador da inovação.
II. (   ) O conhecimento tácito é inibido nas organizações em detrimento do conhecimento explícito por ser considerado baseado na intuição.
III. (   ) O conhecimento organizacional é formado pela junção do conhecimento personalizado de cada colaborador e também do que já está sistematizado.
IV. (   ) O conhecimento explícito faz parte do mundo individual de cada colaborador, compondo sua experiência e suas percepções. 
V. (   ) É adequado que as organizações sistematizem todo o seu conhecimento para evitar que colaboradores levem consigo o know-how. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F –V
	
	B
	F – V – F – F –V
	
	C
	V – V – V– F – V
	
	D
	V – F – V – F – F RESPO. PAG 106
	
	E
	F – V – V- V – F
Questão 5/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“O pensamento focado no lucro, que apenas apoia seu aumento com reengenharia e downsizing, já demonstrou sua ineficácia. As empresas líderes de mercado, aquelas consideradas “boas para trabalhar”, são as que valorizam o capital intelectual e substituíram o paradigma da gestão da informação pelo conceito da gestão do conhecimento e da valorização profissional”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
SELEME, Roberto Bohlen; MUNHOZ, Antonio Siemsen. Criando universidades corporativas no ambiente virtual. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p.96. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 5 sobre o capital intelectual, assinale a afirmativa correta.
	
	A
	O retorno do investimento no capital intelectual é observado quando a empresa reduz o número de colaboradores em detrimento da automatização.
	
	B
	Valorizar o capital intelectual de uma organização requer um grande esforço por parte dos gestores uma vez que é necessário ter dinheiro em caixa
	
	C
	Investir no capital intelectual é uma prática possível apenas para as grandes corporações que já estão maduras no mercado.
	
	D
	O capital financeiro e de ativos (prédios, máquinas, equipamentos, entre outros) são os alicerces de uma organização.
	
	E
	As empresas de melhores práticas reconhecem que é o seu capital intelectual que permite a alavancagem das estratégias corporativas.
_1565009518.unknown
_1565009522.unknown
_1565009524.unknown
_1565009525.unknown
_1565009523.unknown
_1565009520.unknown
_1565009521.unknown
_1565009519.unknown
_1565009514.unknown
_1565009516.unknown
_1565009517.unknown
_1565009515.unknown
_1565009510.unknown
_1565009512.unknown
_1565009513.unknown
_1565009511.unknown
_1565009508.unknown
_1565009509.unknown
_1565009506.unknown
_1565009507.unknown
_1565009505.unknown
_1565009504.unknown

Outros materiais