Buscar

Candida spp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Candida spp
Classificada como fungo unicelular, é uma levedura presente em todos os homens e animais fazendo parte da nossa mucosa e da nossa microbiota sendo que hoje se tem cerca de 260 espécies de Candida aproximadamente e desse total cerca de 20 tem importância na medicina humana e veterinária.
O histórico da Candida vem de muito tempo. Desde quando Hipócrates estava tratando estomatite vesiculosa em recém nascidos que hoje se dá o nome de sapinho, que são aquelas placas brancas na boca, na mucosa oral. 
O nome do processo causado pela Candida é a candidíase ou candidose. Hipócrates fez os primeiros relatos e por isso leva os créditos, mas foi descoberta como microorganismo em 1839 por Langenbeck e Berkhout em 1923 foi que a colocou neste gênero. Pode dividir essa questão em duas ou três etapas, que são elas:
1- até a década de 30 tinha os relatos, os problemas de candidíase no homem e depois com advento da corticoterapia ganhou uma importância maior, porque pessoas imunossuprimidas submetidas a tratamentos corticoterapeuticos são mais suscetíveis. A cândida é uma levedura normal nas mucosas dos animais, só que ela 
existem
 em equilíbrio com outros micro
o
rganismos
 
(leveduras, bactérias), e quando ela vem causar problemas é porque houve uma exacerbação do seu crescimento, e essa exacerbação ocorre em decorrência a diversos fatores: 1- deficiência imunológica; 2- uso prolongado de antibióticos; 3- uso de antibióticos de espectro de larga ação. Por exemplo, se você tem uma infecção de ouvido e por isso tem que usar antibiótico, um antibiótico com largo espectro de ação, vai atuar não só nas bactérias que estão causando a infecção, vai atuar também nas bactérias benéficas ao organismo, que são as responsáveis pelo equilíbrio com a cândida, e a partir do momento que essas bactérias benéficas ou maléficas são eliminadas o equilíbrio se quebra, porque na verdade existe uma competição da levedura com as bactérias por nutrientes, então diminuindo a população bacteriana as leveduras do gênero cândida se proliferam porque não tem mais a concorrência nutricional, e então acabam causando lesões;4- carência nutricional; 5- hormônios, mulheres conhecem bem as candidíases vaginais; 6- uso de corticosteróides, que foi tornando as cândidas mais resistentes. 
CURIOSIDADE
Depois da pandemia do HIV verificou-se que muitos com HIV morrem por candidíase, porque elas se multiplicam muito na mucosa, e muitos não conseguem respirar por causa da 
Candida
.	
A Candida é dividida em três grupos distintos ecológicos:
1- espécies relacionadas ao homem e animais (em torno de 15-20 são importantes para homens e animais; 
2- espécies ocasionalmente associadas aos homens e animais;
3- espécies que não tem importância para nós, pois são isoladas em solos, água do mar, produtos de fermentação etc.
A Medicina Veterinária ainda vive na sombra da medicina humana, com a questão da imunossupressão estamos sujeitos a qualquer coisa, pois microrganismo que até pouco tempo não tinha nenhuma importância com o tempo passaram a ser isoladas no homem. Outra divisão dos fungos foi realizada, agora em 12 grupos fisiológicos. Esses grupos são numerados de 1 a 12, e cada grupo contem uma porção de espécies de fungos e algumas espécies podem estar presente em mais de um grupo, sendo a maior parte das espécies de cândida de importância medico veterinária estão presentes no grupo 6; o pesquisador pega uma espécie e chega a conclusão que ela está no grupo 3, 4, 5 ou 8 , essa conclusão é feita através da fisiologia do microrganismo, quando digo fisiologia estou me referindo a substâncias que o fungo produz e assimila, temperatura para crescimento, isso é fisiologia microbiana.
A principal doença causada pelas espécies de Candida é a Candida albicans que afeta perus, frangos, pombos e aves de maneira geral e os sintomas são vistos no papo, boca e esôfago. Ocorre retardo do esvaziamento do papo formando um papo pendular por conta do crescimento exacerbado de Candida o papo despenca. 
A Candida está presente até pele, mais especificamente nas dobras flexulares. 
Temos uma divisão em candidíase superficial e candidíase profunda. 
Candidíase superficial: na pele, na boca; Candidíase profunda: quando atinge órgãos. Muito comum em crianças recém-nascidas e estão associadas à lesão, destruição de tecidos; Um exemplo disso são os tabagistas que tem lesões gengivais próximas aos dentes e isso facilita a adesão e proliferação da Candida. Alcoólatras são mais suscetíveis e, além disso, pessoas idosas, diabéticas, com câncer, álcool, fumo, doença imunossupressora, deficiências nutricionais, HIV, gestação são predisponentes ao acometimento pelo microorganismo.
A Candida esta presente na mucosa intestinal, sendo eliminada nas fezes, e uma higiene mal feita podem propiciar o desenvolvimento de candidíases.
Candidíase aviária: 
Um dos fatores predisponentes da candidíase aviaria é o retardo do esvaziamento do papo, uso prolongado de antibiótico. Citologia de Candida: cândida é uma levedura, tudo ovalada ou com circunferência, com algumas exceções. A C. albicans é uma das mais comuns e apesar de ser levedura ela se filamenta formando pseudo-hifa ou hifa verdadeira e isso é muito importante. Numa citologia de swab da boca, por exemplo, será encontrada Candida, pois elas estão presentes em todos ou quase todos os animais/homem, então será analisado a proporção de células, se está aumentada ou não, uma célula aqui e outra lá, não diz nada. Se tiver filamentos é C. albicans, ela utiliza filamentos para se aderir às mucosas.
No diagnóstico, de modo geral utiliza-se pele ou unha exame direto clarificando com hidróxido de potássio e hidróxido de sódio. Em lavados de escarro, lavado brônquio, secreções podem fazer com método de gram, onde a Candida é gram positiva. Tem que verificar as proporções de levedura típicas e filamentosas, ver se estão aumentadas em número e se tem filamentos.
O isolamento é Ágar Sabouraud Dextrose 4% e para inibir o crescimento bacteriano usamos Cloranfenicol acrescido ao meio de Sabouraud, penicilina ou estreptomicina, Mycosel (nome comercial de um meio. É um Ágar Sabouraud com antibióticos e estreptomicina).
Na identificação deve-se observar o aspecto da colônia, a velocidade de crescimento e o odor. A colônia em seu aspecto é branca, não muito plana sendo um pouco convexa com odor que lembra cerveja, mas não cerveja nova, é cerveja de ontem. A identificação é o problema, pois para saber qual é a espécie é muito complicado. Algumas espécies como a C. albicans e a C. dubliniensis são duas espécies de Candida que formam hifas verdadeiras e as duas formam filamentos. Como começa a hifa? É a célula normal e ela forma um tubinho chamado de tubo germinativo, tem uma maneira de ver isso rapidamente. É só pegar um pouco da colônia e coloca em contato com soro sanguíneo de mamífero (os dois em um tubo) e deixo de 2-3 horas, no final do tempo pego um pouco de soro coloco na lâmina com microsina e observo no microscópio, se for visto as hifas se trata de uma das duas espécies, C. albicans ou C. dubliniensis, as duas formam tubo germinativo. Outra estrutura que vai ajudar na identificação é a formação de clamidoconídios, que é uma estrutura de resistência que alguns fungos produzem. As espécies que formam clamidoconídios são C. albicans, C. dubliniensis e C. tropicalis. Para saber se a levedura produz clamidoconídio deve-se colocar a Candida em um meio pobre, por exemplo, Ágar-Ágar que não tem função nutritiva, pode ser uma papa de fubá (fubá cozido bem ralo), e depois fazer prova de zimograma e auxonograma (explicado em prática). Auxonograma (consiste na capacidade de que o fungo tem de assimilar carboidrato como fonte única de C) é um teste utilizado para váriosmicrorganismos inclusive bactérias, é um teste baseado na assimilação de carbono e nitrogênio; todo microrganismo necessita de carbono e nitrogênio, se tiver um meio isento de C o microrganismo não cresce e se tiver um meio isento de N o microrganismo não cresce; acontece que tem várias fontes de C diferentes que os microrganismos utilizam. Por exemplo, a sacarose é uma fonte de carbono, a dextrose, maltose, rafinose, inositol, lactose etc. Tem uns 30 açucares que poderiam ser testados. Fontes para N tem peptona, nitrato de potássio, n-acetil-glicosamina, Com isso, utilizamos um meio isento de fontes de C, mas que tem nitrogênio, enxofre, ferro, cobre, magnésio, zinco, várias coisas, mas não tem C, então ele é um meio que pode ser preparado em laboratório, mas usamos um meio comercial: o YNB, em inglês Y yest (levedura), N nitrogen, e B base; se pega esse meio que será fundido e resfriado, depois coloca em uma placa de Petri, juntamente com as células de levedura que eu quero identificar. O que acontecerá? Tenho meio YNB + leveduras, essa levedura não vai se desenvolver porque falta C, então se divide a placa e se aplica um açúcar diferente em cada parte da placa (é uma divisão “virtual”). Por exemplo, quero saber se esse microrganismo assimila maltose, então em uma parte da placa coloco maltose. Para saber se assimila rafinose, devo em outra parte colocar rafinose, e assim por diante. Se a bactéria não utilizar rafinose nada vai acontecer. Se assimilar maltose a levedura cresce. Para saber sobre a assimilação de N uso o meio YCB que tem C, mas não tem N, e faço os mesmos procedimentos.
Cada microrganismo tem um perfil conhecido, já se sabe quais os açucares que as diferentes espécies de Candida assimilam. Zimogramas consiste na capacidade da levedura de fermentar algum açúcar. Existem alguns testes comercias para identificação de espécies de Candida, um deles é o Emidolde cromogênio mas não é muito confiável mas ajuda identificação de algumas espécies, porém são meios caros. Outra forma de diagnóstico é a histopatologia necessário para casos de micoses profundas, e um aparelho muito moderno faz todos os testes sozinhos.

Outros materiais