Buscar

A arte em Roma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
A arte em Roma
*
*
*
A arte em Roma
O aparecimento de Roma, provavelmente em 753 a.C., está envolto em lendas e mitos. Com influência cultural dos gregos e etruscos, que ocuparam diferentes regiões da península itálica entre os séculos XII e XI a.C., fez com que Roma se tornasse o centro de um vasto império.
Embora tenhamos muitas informações sobre os gregos, em relação aos etruscos temos poucas devido a dificuldade de decifrar sua escrita e o que sabemos é que, teriam vindo da Ásia e não chegaram a construir um grande império, mas suas cidades tinham sistema de esgotos, aquedutos e ruas pavimentadas. Ocuparam Roma no século VI a.C. 
*
*
*
A arte em Roma
Assim da arte greco-helenística a arte romana assimilou a busca por expressar um ideal de beleza, e, da arte etrusca, mais popular, a preocupação em expressar a realidade vivida.
Podemos dividir a história desse império em três grandes períodos:
Monárquico (753 a.C. – 509 a.C.)
Republicano (509 a.C. – 27 a.C.)
Imperial (27 a.C. – 476 d.C.)
O imperador Teodósio divide o Império em duas partes:
Império Romano do Ocidente (capital em Roma)
Império Romano do Oriente (capital em Constantinopla)
*
*
*
A arte em Roma
A pintura e o mosaico
 A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, soterradas pela erupção do Vesúvio, em 79 d.C., e cujas ruínas foram descobertas no século VIII. 
 Essas pinturas faziam parte da decoração interna dos edifícios e podem ser apreciadas em painéis que recobriam as paredes das casas.
*
*
*
A arte em Roma
A pintura e o mosaico
 Nos painéis , podiam criar, por exemplo, a ilusão de janelas abertas, por onde se viam paisagens com animais, aves e pessoas; barrados sobre os quais aparecem figuras de pessoas em pé ou sentadas, formando grandes murais; ou ainda, conjuntos que valorizavam a delicadeza dos pequenos detalhes. 
*
*
*
A arte em Roma
A pintura e o mosaico
 Os romanos são considerados verdadeiros mestres na arte do mosaico, cujos exemplos de maior valor artístico são também os que decoravam os edifícios de Pompéia. Trata-se de uma técnica diferente da pintura, mas que, assim como esta, ornamenta as obras arquitetônicas.
 Tanto na pintura como no mosaico, os artistas romanos, ora de maneira rústica mas alegre, ora de maneira segura e brilhante, souberam misturar realismo com imaginação, e suas obras ocupam grandes espaços nas construções, complementando ricamente a arquitetura.
*
*
*
A arte em Roma
A pintura e o mosaico
*
*
*
A arte em Roma
A pintura e o mosaico
*
*
*
A arte em Roma
A pintura e o mosaico
 A cidade de Volubilis no norte da África que foi estabelecida pelo Império Romano, por volta do século III a.C. e cujas ruínas são consideradas, desde 1997, Patrimônio da Humanidade pela Unesco pelo fato de suas ruínas serem muito bem preservadas, é um exemplo e um marco arquitetônico. Nela, vemos exemplos da arte do mosaico romano aplicados nos pisos. 
 
*
*
*
A arte em Roma
A escultura
 Embora fossem grandes admiradores da arte grega, os romanos, por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e práticos, suas esculturas são em geral uma representação das pessoas, e não um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos.
 Não obstante, ao entrar em contato com os gregos, os escultores romanos sofreram forte influência das concepções helenísticas de arte, mesmo não abdicando de um interesse muito próprio: representar os traços característicos do retratado. O resultado desse contato foi uma acomodação entre a concepção artística romana e a grega.
*
*
*
A arte em Roma
A escultura
 Podemos compreender melhor isso ao observarmos a estátua do primeiro imperados romano, Augusto, feita por volta de 19 a.C.
 Embora para essa obra o escultor tenha usado como referência o Doríforo de Policleto, ele adaptou ao gosto romano. Assim procurou captar as feições reais do imperador e vestiu o modelo com uma couraça e uma capa romanas. Além disso, posicionou a cabeça e o braço direito do imperador de tal forma que ele parece dirigir-se firmemente aos seus súditos, sugerindo movimento.
*
*
*
A arte em Roma
A escultura
*
*
*
A arte em Roma
A escultura greco-romana e a cor
 Estamos habituados a ver as esculturas greco-romanas na cor original do mármore, que nos é praticamente impossível imaginar que elas tenham sido, um dia, coloridas. Em nossa cultura, essa monocromia das estátuas clássicas tornou-se sinônimo de bom gosto estético.
 Entretanto, há muito tempo se sabe que elas eram originalmente coloridas e que os pigmentos aplicados sobre o mármore não resistiram a ação do tempo. Para chegar às cores originais, arqueólogos e outros especialistas dedicaram-se a vários estudos, lançando mão de modernos equipamentos que permitiram detectar fragmentos dos pigmentos.
*
*
*
A arte em Roma
Monumentos
 A preocupação romana com representações bastante realistas pode ser observada não só nas estátuas de imperadores , mas também nos relevos esculpidos em monumentos que celebram feitos importantes do Império Romano. Entre esses monumentos destacam-se a Coluna de Trajano e a coluna de Marco Aurélio.
*
*
*
A arte em Roma
monumento – Coluna de Trajano
 Erguida no século I da era cristã, a Coluna de Trajano narra as lutas do imperador e dos exércitos romanos na Dácia. O imenso número de figuras esculpidas em relevo faz da obra um importante documento histórico em pedra. Pela expressividade das figuras e das cenas, porém, ela adquire também grande valor artístico. 
*
*
*
A arte em Roma
monumento – Coluna de Marco Aurélio
 Erguida a menos de um século da Coluna de Trajano, a Coluna de Marco Aurélio celebra o êxito dos romanos com os povos bárbaros. Com os trabalhos em relevo mais profundo que a Coluna de Trajano é possível observar melhor as figuras que representam os romanos e os bárbaros. 
*
*
*
A arte em Roma
Depois das primeiras décadas do século III, os imperadores romanos começaram a enfrentar tantas lutas internas pelo poder quanto a pressão dos povos bárbaros que, cada vez mais, investiam contra as fronteiras do Império. Com isso, o interesse pelas artes diminuiu e poucos monumentos foram erguidos por ordem do Estado.
Começava a decadência do Império Romano que, no século V, precisamente em 476 – perdeu seu domínio sobre o vasto território do Ocidente para os imperadores germânicos.
*
*
*
A arte em Roma
1 - Quais os aspectos que influenciaram na arte romana a cultura greco-helenística e a cultura etrusca.
2 – Quais as características da pintura e do mosaico romanos e quais as duas cidades que mais se conheceu este tipo de arte.
3 – Na escultura, qual a diferença entre a inspiração grega e romana?
4 – Em relação a estátua do Imperador Augusto, quais as características da influência da arte grega?
5 – Fale sobre a sobre a cultura greco-romana e a cor.
6 – Em que outros monumentos podemos apreciar a cultura romana e comente os dois mais importantes.
7 – Dada a figura, comente os aspectos característicos da arte romana:
*
*
*
A arte em Roma
Bibliografia Básica:
História da Arte – Graça Proença
Consultas para imagens e textos complementares:
Site do google
Bibliografia de apoio:
Tudo sobre Arte – Sthephen Farthing

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais