Buscar

Apol 04 Sociologia e meio ambiente nota 100

Prévia do material em texto

1- Recentemente a Sociologia da Ciência buscou uma contraposição ao modelo positivista de se fazer ciência pregada pelo Circulo de Vienna.
Sobre a visão atual da Sociologia da Ciência assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a opção correta.
( )A sociologia da ciência voltou-se para a compreensão da dimensão social da atividade cientifica, correlacionado esta atividade a outras esferas da vida social, como a política e a econômica, considerando-a como uma instituição social.
( )A sociologia a ciência explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos desse grupo social.
( ) A sociologia da ciência considera a ciência como construída socialmente.
( )A sociologia da ciência entende que os fatos científicos são realidades puras, com caráter de verdade objetiva.
( )A- V,V,F,F
( )B- V,V,V,F
( )C- V,F,V,F
( )D- F,V,F,V
2-A ciência busca o conhecimento de forma sistemática e segura para que seus resultados possam ser considerados conclusões certas sobre condições amplas e uniformes sob as quais ocorrem os vários tipos de fenômenos. Contudo, o senso comum também é sistemático, mas não tem caráter cientifico.
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o principal elemento que diferencia o conhecimento cientifico do senso comum.
( )A- A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o cientifico é sistemático e o senso comum não.
( )B- A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o senso comum busca explicações dos princípios que estão por trás de suas verdades.
( )C- A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o cientifico utiliza o método cientifico.
( )D- A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o senso comum busca explicações sistemáticas e controláveis sobre os fenômenos.
3-“...a nova liderança empresarial cada vez mais será solicitado o papel de facilitadora do desenvolvimento das capacidades empreendedoras, criativas e inovadoras dos seus colaboradores. Portanto, para ter sucesso nessa nova forma de gerar riqueza e felicidade dentro das organizações, os lideres e os gestores deverão funcionar como promotores de talento, exibindo competências de coach, ao saber ouvir, dialogar, dar e receber feedback e conseguir equipes de alto desempenho. Eles devem assumir como parte essencial de seu trabalho o suporte ao desenvolvimento continuo do talento de seus colaboradores.
Marque a alternativa correta de acordo com o texto.
( )A- Os empresários devem solucionar bem seus colaboradores sem compromisso algum de contribuir para o aperfeiçoamento de suas capacidades.
( )B- As organizações devem-se preocupar apenas com os bons resultados financeiros sem se importar com o aperfeiçoamento de seus funcionários.
( )C- Cabe aos lideres empresariais investir continuamente no desenvolvimento dos seus colaboradores.
( )D- As competências, talentos e capacidades das pessoas são inatos, não sendo necessário dedicar tempo e dinheiro das empresas para que se desenvolvam.
( )E- É função dos lideres mandar, e dos subordinados cumprir as tarefas solicitadas, simplesmente demitindo aqueles que não tiveram competência para a realização dos trabalhos.
4- Na busca pela compreensão do que é ciência, a diferenciação entre conhecimento cientifico e senso comum é necessária. Sobre essas temáticas analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I- O conhecimento cientifico e o senso comum utilizam o método cientifico.
II- O senso comum é aquele conhecimento adquirido no dia a dia e que passa de geração a geração.
III- O objetivo do senso comum não é fornecer explicações sobre os princípios que estão por detrás de suas verdades.
 ( )A- Apenas a afirmativa I esta correta
( )B- Apenas a afirmativa II esta correta
( )C- Apenas a afirmativa III esta correta
( )D- Apenas a afirmativa II e III estão corretas
( )E- Todas as alternativas estão corretas.
5-Fatos são fenômenos que acontecem constantemente na realidade objetiva, leis cientificas estabelecem relações entre dois fenômenos, teorias cientificas são conjuntos de proposições que permitem a coordenação entre fatos e leis. Contudo, a historia da ciencia não resulta da mera acumulação de fatos, dados e teorias, mas dos paradigmas.
Sobre esse assunto analise as afirmativas abaixo e assinale a correta
I-Paradigma é uma visão peculiar, uma maneira de ver e observar o mundo.
II- A mudança de paradigma é algo sutil, quase imperceptível.
III- Cada paradigma possui suas teorias, fatos noções cientificas aceitas.
IV- Diversos paradigmas coexistem, há uma sobreposição entre eles.
V- O paradigma funciona como um guia que direciona o trabalho do cientista.
( )A- Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
( )B- Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
( )C- Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
( )D- Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes