A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
APOL 05 GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 100 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia 
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Taxonomia não é um termo tão novo quanto parece, pois o sueco Karl Von Linné usou este conceito em 1735. Ele criou um tipo de classificação que dividia em grupo os seres vivos, hierarquicamente, baseado em suas características em comum.
Verificamos na literatura a respeito que existem vários tipos de taxonomia diferentes e também vários métodos para construí-la. Podemos dizer que quase tudo pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico.
Um de seus objetivos é classificar a informação, de uma forma hierárquica, de maneira que seja facilitado o acesso a ela, melhorando a comunicação entre os principais usuários, quer entre especialistas, quer entre um público qualquer.
Diante desse cenário, Oliveira Júnior (2001, p.140) apresenta algumas características do conhecimento, descritas inicialmente por Grant (1996). O foco foi a pertinência da utilização do conhecimento analisado para a criação de valor dentro da organização.
Assinale a alternativa correta sobre as características do conhecimento elaborado por Grant.
	
	A
	Sistemas de workflow; Gestão de conteúdo; Sustentabilidade; Gestão eletrônica de documentos (GED); Objeto e Condições complementares.
	
	B
	Classificação de Conceitos; Ferramentas de colaboração como portais, intranets e extranets; Análise de Protocolo; Ações práticas; Custos e Sugestões de melhorias.
	
	C
	Laddering; Banco de competências organizacionais; Caracterização do fluxo; Descrição dos serviços; Grades de Repertório e Dispositivos de ensaio.
	
	D
	Transferibilidade; Capacidade de agregação; Apropriabilidade; Especialização na aquisição do conhecimento e Importância para a produção.
Questão 2/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia 
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 
Sveiby (2001) destaca também, que no Japão desde 1980 haviam a preocupação com os temas de inovação e conhecimento. Desta maneira conduzindo-o na observação da pouca valorização dos ativos intangíveis, pois isso não estava descrito nos balanços das organizações. Neste estudo destacaram-se os autores Nonaka e Takeuchi.
Enquanto isso na Suécia, com base nas observações de Sveiby (2001),  as preocupações com medições estratégicas, conduziram a formação de estratégias baseadas em competência, o que invariavelmente depende do conhecimento dos funcionários das organizações, o que levou uma abertura para a gestão do conhecimento.
Deste então os estudos nesta área não param de crescer, cada vez mais vem surgindo aplicações na área de gestão do conhecimento.
Para Grant (1996), a integração do conhecimento é fundamental para a organização. Dessa maneira, o autor apresenta alguns mecanismos para que haja essa integração do conhecimento especializado.
Assinale a alternativa correta sobre quais são esses mecanismos para a integração do conhecimento especializado.
	
	A
	1. Garantir a sustentabilidade da empresa;
2. Acelerar a geração de novos conhecimentos;
3. Melhorar o processo decisório;
4. Reduzir custos e retrabalho.
	
	B
	1. Regras e instruções;
2. Sequenciamento;
3. Rotinas;
4. Grupos de solução de problemas e tomada de decisão.
	
	C
	1. Descobrir o capital intelectual já existente na empresa;
2. Gerar novas receitas com base na reutilização do capital intelectual existente na empresa; 
3. Proteger o capital intelectual existente na empresa;
4. Servir melhor os clientes.
	
	D
	1. Acelerar o aprendizado e aumentar o conhecimento dos colaboradores;
2. Capturar o conhecimento do cliente;
3. A Gestão do Conhecimento deve começar pela Estratégia;
4. CKO – O Profissional de Gestão do Conhecimento (GC) e suas funções.
Questão 3/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia 
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Pesquisadores têm trabalhado para o aprofundamento de abordagens, cujo desafio é identificar os fatores determinantes do desempenho e sucesso empresarial, fundamentado no conhecimento. O primeiro teórico a falar sobre este assunto foi Drucker, por volta de 1960, usando o termo “trabalhador do conhecimento”, tendo em vista a Sociedade do Conhecimento, na qual, o “recurso econômico básico” não é mais o capital, nem os recursos naturais ou a mão-de-obra, mas sim, “o conhecimento”.
A base para manter o desempenho da empresa está firmada em seus recursos internos, representados pelas diferentes formas de conhecimento. Identificar e entender o conhecimento como o principal ativo estratégico da organização é objetivo da gestão (Drucker, 1993, p.5).
Oliveira Jr. (2007) complementa que a função central da empresa é usar meios eficientes para criar e transferir conhecimento. Assim, a empresa é entendida como um estoque de conhecimento que é identificado e disponibilizado, para aplicação dentro de sua estrutura, na criação de novos conhecimentos.
“[...] à criação do conhecimento leva à inovação contínua, e por sua vez, leva a vantagens competitivas [...]” ,conseqüentemente o que vai determinar o sucesso da empresa, nesse processo de transformação de conhecimento, existente nas pessoas, em ações que possam diferenciá-la de seus concorrentes, é a sua eficiência.
Cabe à empresa, portanto, atuar como agente organizador do conhecimento que existe dentro dela, tornando-o aplicável e gerador de novos conhecimentos, desempenhando essa tarefa de forma superior à concorrência, argumentam Nonaka e Takeuchi (1997, p.5).
A literatura evidencia que não se pode gerenciar conhecimento, mas sim promove-lo ou estimula-lo por meio da criação de ambientes favoráveis a isso. Neste contexto, Terra (2001) fornece algumas orientações para isso, mantendo, assim, a competitividade da empresa.
Assinale a alternativa correta sobre quais são essas competitividades.
	
	A
	1. Compartilhar melhores práticas em gestão; 
2. Compartilhar melhores práticas em projeto; 
3. Acelerar a inovação; 
4. Reduzir silos de informação.
	
	B
	1. Mapear o conhecimento; 
2. Valorizar o capital intelectual; 
3. Reter talentos; 
4. Mapear as competências individuais.
	
	C
	1. Produzir soluções e serviços ricos em conhecimento; 
2. Ser capaz de inovar de forma continua; 
3. Investir no capital intelectual; 
4. Proteger o capital intelectual.
	
	D
	1. Facilitar a contribuição individual;
2. Organizar a informação;
3. Alinhar a organização;
4. Reter o conhecimento.
Questão 4/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia 
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 
O desenvolvimento de políticas de gerenciamento de informação e conhecimento desde o âmbito individual ao âmbito organizacional desenvolvendo atividades de gerenciamento de tais recursos desde a identificação de necessidades, até a coleta, recebimento, armazenamento distribuição e uso do conhecimento. Em por exemplo, relatórios de projeto, atas, conferenciam e vídeos de reuniões, sugestões, reclamações do dia-a-dia etc. 
Uma vez selecionada o conhecimento valioso para a organização, deve ele ser adequadamente armazenado. 
O conjunto dos conteúdos codificados é chamado de memória organizacional. O conhecimento pode ser armazenado por meio de mecanismos.
Assinale a alternativa correta sobre quais são esses mecanismos de armazenamento segundo a autora Gabriela Eyng Possolli.
	
	A
	1. Ferramenta voltada para Intranet;
2. Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED);
3. Gerenciamento de elevado número de Documentos;
4. Gestão da vida útil de cada documento;
5. Interfaces Web amigável;
6. Busca avançada, por meio da catalogação, e relação entre os documentos;
7. Controle de impressão de documentos;
8. Business Intelligence.
	
	B
	1. Sistema de Workflow;
2. Portais corporativos;
3. Liberdade criativa;
4. Liberdade de outras atividades;
5. Tolerância a erros;
6. Site de drivers e downloads;
7. Life Cycle Controller (LCC);
8. Configuração de servidor unificada (USC).
	
	C
	1. OpenManage Deployment Toolkit (ODT);
2. System Build (SMT);
3. System Build and Update Utility (SBUU);