Buscar

Questões AV, AVS e Simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo – TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL
A Política Cambial é um conjunto de medidas regulamentadoras destinadas a agilizar e modernizar o mercado cambial, cujos objetivos são: (Marque a única opção correta): Atender ao desenvolvimento do comércio exterior que caminha em paralelo com a política monetária.
Os efeitos da desvalorização ou valorização cambial vão muito além do comércio internacional, chegando a ter impacto sobre a: Inflação.
A doutrina da "mão invisível" saiu abalada com a crise e hoje se fala em reconstrução do papel do Estado na economia global. O problema dessa história é que os Estados, neste sentido, estão contraindo dívidas que podem ser o germe da próxima depressão. Quais as principais características de uma depressão econômica? (Marque a única opção FORA do contexto): 	Consequências positivas para a economia mundial.
Nos últimos 50 anos, a crença dominante entre economistas era de um mercado autorregulado, aquilo que Adam Smith, pai da economia moderna, chamava de "mão invisível". Marque a única opção correta para conceituar "mão invisível": Mercado autorregulado com a intervenção mínima do Estado.
O sistema monetário bimetálico era representado por dois metais (ouro e prata), mas apresentava muitas falhas. Nas opções apresentadas, marque a única que representa uma das falhas deste sistema: 	Os preços de mercado dos dois metais oscilavam de forma diferente.
O sistema monetário bimetálico era representado por dois metais (ouro e prata). Nesse sistema era estabelecida uma relação legal de valor entre os metais que podia sofrer alterações de acordo com o país e a época. Este sistema não funcionava corretamente porque apresentava falhas no seu sistema operacional. Indique a falha mais comum do sistema: Os preços de mercado dos dois metais oscilavam de maneira diferente.
Os sistemas monometálicos são aqueles nos quais a garantia é representada por um único metal. Das opções apresentadas marque a única que representa um sistema monometálico. 	Padrão-ouro.
O que acontece nesta situação: não existe desvalorização cambial (nominal) e a taxa de inflação interna foi de 20% no ano. A inflação externa também foi 20% no ano. Marque a única opção correta. A desvalorização real será nula.
Considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta: I. Taxa de Compra é o preço que o operador de câmbio paga quando lhe vendemos moeda estrangeira; II. Taxa de Venda é o preço que o operador de câmbio recebe pela venda de moeda estrangeira; III. Spread é a diferença entre a taxa de venda e de compra, que representa o lucro do operador de câmbio; IV. Spread é uma comissão cobrada pelo operador de câmbio em cada transação. R: 	I, II e III estão corretas.
Considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta: I- Exportações com cobertura cambial implicam em recebimento de divisas estrangeiras; II- Importações sem cobertura cambial não implicam em pagamento em moeda ou divisas; III- Exportações sem cobertura cambial não implicam em recebimento de divisas estrangeiras; R: I, II e III estão corretas.
A burocracia brasileira compromete o desempenho da exportação brasileira. Para compensar os custos derivados da intervenção governamental, o setor privado adota determinadas medidas que comprometem: 	O crescimento econômico e a melhoria do bem-estar social do país.
A taxa cambial está relacionada aos preços dos produtos exportados e importados e, consequentemente, ao resultado da Balança Comercial e do Balanço de Pagamentos do País. Neste contexto a valorização do real, tende a estimular as: (marque a única opção correta). R: Importações. 
A Taxa Cambial está relacionada aos preços dos produtos exportados e importados e, consequentemente, ao resultado da Balança Comercial e ao Balanço de Pagamentos do País No Brasil, a taxa de câmbio é determinada por: (Marque a única resposta correta) R: A taxa de câmbio é determinada pelo mercado.
A vantagem do regime de câmbio flutuante na determinação do preço da moeda estrangeiro é: A utilização do critério do mercado, reduzindo a casos específicos a necessidade da intervenção do Banco Central.
Durante e após as crises econômicas os países entram em um período de recessão, quando deixam de crescer e acumulam perdas no Produto Interno Bruto (PIB). Marque abaixo a única resposta para o conceito de PIB: A soma de riquezas de uma nação.
A economia e o mercado financeiro tendem a manter certa estabilidade quando a alavancagem tem baixos índices. Qual das opções sugeridas apresenta o conceito de ALAVANCAGEM? 	Termo usado quando uma empresa investe mais do que a sua situação financeira permite.
São moedas conversíveis: Aquelas livremente aceitas em qualquer mercado, não havendo restrição para a ¿troca¿ da mesma.
Quais das situações abaixo descrevem corretamente a influência da taxa de juros sobre a taxa de câmbio? I - A taxa de juros maior em determinado mercado atrai capitais levando a uma valorização da moeda local; II - A taxa de juros maior em determinado mercado atrai capitais levando a uma desvalorização da moeda local; III - A taxa de juros menor em determinado mercado atrai capitais levando a uma valorização da moeda local; IV - A taxa de juros menor em determinado mercado provoca uma evasão de capitais levando a uma desvalorização da moeda local. Assinale a alternativa correta: I e IV estão corretas 
Podemos considerar como fatores determinantes do comportamento das importações agregadas, considerando o dólar como moeda estrangeira, as seguintes variáveis: (Assinale a única opção errada): 	O aumento dos preços dos produtos produzidos externamente incentiva à compra dos similares no mercado interno, elevando as importações.
Os custos tributários têm um forte impacto no preço dos produtos importados e, direta e indiretamente, têm impacto financeiro sobre o caixa das empresas. Marque a única opção que não diz respeito aos impostos na importação: CSLL.
Os custos tributários, chamados custos internos ocultos, têm impacto financeiro, tanto direta quanto indiretamente, no caixa das empresas, o que leva os exportadores brasileiros a pedirem a desvalorização cambial, no intuito de uma compensação. Dos tributos mencionados, assinale o que não impacta diretamente a exportação de mercadorias. R: ISS.
No sistema de câmbio flutuante, quando o Real se valoriza tende a favorecer as ________________e a ________________as _______________. Quando o Real se desvaloriza, a tendência é favorecer as __________________ e desestimular as _______________. Sinalize a única opção que preenche as lacunas corretamente. R: Importações/desestimular /exportações/exportações/importações.
Câmbio Flutuante é a utilização do critério do mercado, na determinação do ______________ da moeda estrangeira, não havendo necessidade da intervenção do _________________, a não ser em casos específicos. O risco do regime de câmbio _____________ é a sua volatilidade, por estar sujeito às alterações do mercado financeiro nacional e internacional, inclusive a _______________. Sinalize a única opção cujo conteúdo preenche todas as lacunas desta questão. R: valor/Banco Central/flutuante/especulações
Sabemos que um dos fatores que mais influenciou a chamada crise de 2008 foi a "Bolha Imobiliária". Quais os fatores que devem ser atribuídos a ela? (Marque a única fora do contexto) Intervenção do Estado.
A doutrina da ______________ saiu abalada com a crise e hoje se fala em reconstrução do papel do ________ na economia _________. O problema dessa história é que o Estado está fazendo isso contraindo dívidas que podem ser o germe da próxima depressão. R: "mão invisível"/Estado/global.
O Sistema de Moeda Representativa permitia que as notas fossem apresentadas pelos seus portadores às autoridades monetárias e convertidas em metal precioso depositado nos cofres dos Bancos Centrais ou do Tesouro, a qualquer momento. Este sistema é denominado moeda-papel. Assinale a única alternativa que não reflete uma das vantagens do sistema: A coberturado sistema não era de 100%; o valor da moeda-papel era inferior ao do metal precioso.
O papel-moeda ou moeda fiduciária, também conhecida como "moeda inconversível", representa: (Marque a única opção correta) 	O curso forçado das notas estabelecido, temporariamente, pelo governo.
O aumento do nível de preços internos - ocorrência da inflação - provoca uma redução da taxa real de câmbio, ou seja, a taxa nominal permanece a mesma, mas com a inflação, gera-se, internamente, uma queda no poder aquisitivo da moeda. Dentre as opções abaixo, assinale a única que se encontra fora do contexto. 	A inflação dos custos internos aumenta as importações, diminui as exportações bem como o preço dos produtos no mercado interno.
Considerando que as exportações brasileiras estão vinculadas ao dólar, quais os principais fatores determinantes que influenciam o seu comportamento? Marque a única opção FORA do contexto: Se os preços de nossos produtos se elevarem no exterior, as importações nacionais deverão se elevar.
Assinale a alternativa que indique uma consequência da desvalorização do Real: Tendência de elevação do superávit na balança comercial 
As reservas internacionais são os depósitos em moeda estrangeira dos bancos centrais e autoridades monetárias mantidos em diferentes reservas, como o dólar americano, o euro ou o iene, utilizados no cumprimento dos seus compromissos financeiros: emissão de moeda e garantir as diversas reservas bancárias mantidas nos bancos centrais por governos ou instituições financeiras. Assim podemos dizer que estas reservas dão aos bancos centrais um meio adicional para: (marque a única opção errada em relação ao contexto acima) Permitir que especuladores provoquem turbulências econômicas.
O mundo globalizado sofreu uma crise econômica que mudou o seu panorama geopolítico e deixou uma dívida que pode resultar em novos abalos no sistema financeiro. Que medidas devem ser tomadas para evitar este fato no futuro? Criar mecanismos mais eficientes para regulamentar a especulação com capitais de risco.
No Brasil e em outros países periféricos, o sistema "padrão-ouro" não foi adotado por acharem que a presença dos países que o haviam adotado e seus problemas de financiamento desestabilizariam o sistema. Dessa forma, a circulação de papéis-moedas foi feita pelo chamado sistema: "Curso forçado" 
De modo geral, os exportadores não aceitam vendas com cobrança documentária, em operações: Com clientes novos.
As políticas comerciais estão sujeitas às normas estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Uma das funções deste órgão é tentar coibir: Políticas protecionistas e práticas de dumping no comércio internacional.
Os custos internos afetam a competitividade do preço brasileiro no exterior através dos custos tributários, que exercem grande impacto financeiro sobre o caixa das empresas. Quais os IMPOSTOS que direta ou indiretamente afetam a competitividade dos produtos brasileiros no exterior? (Assinale a única opção errada) R: AFRMM.
Os fatores determinantes do comportamento das exportações agregadas encontram-se mencionados nas opções de resposta. Assinale o único que se encontra fora do contexto: Medidas Antidumping.
Antes de buscar uma lei da física para explicar exportação e apreciação cambial no momento presente é preciso compreender que 90% do êxito da exportação repousa nos fatores abaixo mencionados. Marque a única opção errada: O fato do Real estar supervalorizado em relação ao Dólar americano.
Desde a implantação do Plano real em 1994, a preocupação, tanto do governo como das entidades empresariais é a: valorização ou desvalorização da moeda brasileira frente às conversíveis, particularmente dólar americano e Euro.
A posição de câmbio é realizada: Pelas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado de câmbio.
No Brasil temos linhas de crédito muito usadas pelos exportadores, que são conhecidas como: ACC e ACE, obtida através do meio bancário.
A valorização cambial permite ancorar os preços internos e reduzir a taxa de inflação. Esta prática é denominada como âncora cambial e apresenta alguns efeitos: (Sinalize a única opção errada). R: Tendência de superávit na balança comercial.
Alguns países de economias emergentes saíram mais fortalecidos da crise de 2008, com maior poder político e com atração para os investimentos estrangeiros. Este grupo é chamado BRIC. Assinale a única alternativa correta que menciona os países que dele fazem parte. R: Brasil, China, Rússia e Índia.
Os EUA e os membros da União Europeia fazem parte dos países que foram abalados com a última crise financeira que se abateu sobre o mundo, a chamada crise de 2008. Todavia, alguns países ou grupos de países conseguiram sobrepor-se à crise e cresceram com ela. Marque a única opção que correspondente a esta realidade: BRICS.
A Política Cambial é um conjunto de medidas regulamentadoras destinadas a agilizar e modernizar o mercado cambial, que tem com responsável pela sua execução: (Marque a única opção correta) R: O Banco Central do Brasil.
A chamada crise econômica mundial de 2008 mudou o panorama geopolítico do mundo globalizado e deixou uma dívida que, no futuro, pode resultar em novos abalos no sistema financeiro. Para evitar isso, é preciso criar mecanismos mais eficientes para regulamentar a especulação com capitais de risco. Este controle é a maior preocupação do G-20. Nas opções abaixo marque a única que corresponde à constituição do G 20. R: Grupo dos países ricos e emergentes.
Os sistemas monetários são classificados quanto ao tipo de garantia ou quanto à conversibilidade. Quanto ao tipo de garantia podem ser monometálicos e bimetálicos. Aponte a única opção que identifica a falha do sistema bimetálico. R: Os preços de mercado dos dois metais oscilavam de maneira diferente, fazendo com que a relação de valor no mercado fosse diferente daquela relação legal determinada pelas autoridades monetárias.
Segundo Rossetti (1998), o padrão-ouro é, parcialmente, representativo e a sua base monetária formada por peças de ouro, onde a aceitação se fundamenta no valor intrínseco do ouro, como mercadoria. Neste contexto podemos afirmar: (Marque a única opção fora deste contexto). R: A inconversibilidade da moeda não alterava a confiança nos sistemas financeiros dos países que adotavam o padrão-ouro.
E, pela primeira vez, a China ultrapassou a Alemanha e se tornou o principal país exportador no mundo, provocando uma mudança no fluxo de capitais entre Estados Unidos e Europa. Em que crise este fato aconteceu? R: 2008.
Considerando que as importações bra sileiras estão vinculadas ao dólar, quais os principais fatores determinantes que influenciam o seu comportamento? Marque a única opção FORA do contexto: O aumento da produção e da renda nacional significa que o país está crescendo e que exportará mais produtos, seja na forma de matérias-primas, bens de capital ou bens de consumo.
Os países, de tempos em tempos, atravessam períodos de recessão. Qual das opções sugeridas, indica o conceito de RECESSÃO? Um país pára de crescer e passa a acumular perdas no Produto Interno Bruto (PIB).
A política adotada pela maior parte dos países em desenvolvimento até aos anos 70, visava proteger a produção interna, como por exemplo, o Processo de Substituição de Importações - PSI. Esta proteção é feita através da elevação do imposto de importação e de outros tributos e taxas sobre os produtos importados, considerada uma das Políticas Comerciais Externas, chamada: (Marque a única opção correta) R: Alterações das Tarifas Sobre Importações.
O mundo pós-crise trouxe um novo rearranjo no tabuleiro da geopolítica mundial. Que grupo de países saiu fortalecido da crise, com maior poder político e de atração de investimentos? R: BRIC. 
Nos últimos 50 anos, a crença dominante entre economistas era de um mercado autorregulado, aquilo que Adam Smith, pai da economia moderna, chamava de "mão invisível". Marque a única opção corretapara conceituar "mão invisível": Mercado autorregulado com a intervenção mínima do Estado.
No "Sistema de Moeda Representativa" o valor das notas em circulação é igual ao valor: (marque a única opção correta) R: Depositado nos cofres dos Bancos Centrais ou do Tesouro em ouro. 
O governo pode atuar através da política cambial ou da política comercial. A política cambial diz respeito a alterações na taxa de câmbio, enquanto a política comercial constitui-se de mecanismos que interferem no fluxo de mercadorias e serviços. As políticas cambiais mais frequentes são as abaixo mencionadas. Dentre estas, R: Regime de flutuação livre
As reservas internacionais são os depósitos em moeda estrangeira dos bancos centrais e autoridades monetárias. São ativos dos bancos centrais mantidos em diferentes reservas, como o dólar americano, o euro ou o iene e que são utilizados no cumprimento dos seus compromissos financeiros, relacionados a seguir: (Marque a única opção correta) R: Emissão de moeda.
O G-20 é formado por um grupo de países que, entre outras preocupações, consta a de criar mecanismos mais eficientes para regulamentar a especulação com capitais de risco. Quais os países que fazem parte deste grupo? Assinale a única opção correta: Países ricos e países emergentes.
O padrão-ouro foi um sistema internacional de taxas de câmbio fixas, cujo surgimento e operação muito deveram às condições históricas da época de sua implantação e também a várias decisões autônomas dos governos nacionais. Dentre os países abaixo, indique aquele que não aderiu a este sistema logo após a Segunda Revolução Industrial. R: Brasil.
Uma das preocupações das entidades empresariais vinculadas ao comércio exterior brasileiro é a relação do Real com as moedas estrangeiras, particularmente as conversíveis. Na relação abaixo, identifique o único grupo de moedas conversíveis. R: Dólar americano/Euro. 
Caracterizando o regime cambial brasileiro não pelo comportamento da taxa cambial, e sim pela intensidade das intervenções, desde janeiro de 2006 o Brasil vem praticando o regime cambial: (Marque a única alternativa correta) R: Câmbio Flutuante. 
O que é câmbio? É a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. 
Existem operações cambiais internacionais que têm o objetivo de facilitar o financiamento aos exportadores e importadores, principalmente quando se trata de operações de alto valor, elas são conhecidas como: Export Notes, Commercial Papers, Eurobônus, Derivativos e outras similares.
A política monetária de um país regula o nível da moeda ou da liquidez na economia, com a finalidade de obter os objetivos por ela determinados. Sinalize a única opção que NÃO corresponde a nenhum dos objetivos da política monetária. R: Aumentar a taxa cambial.
O mundo pós-crise trouxe um novo rearranjo no tabuleiro da geopolítica mundial. Que grupo de países saiu fortalecido da crise, com maior poder político e de atração de investimentos? R: BRIC. 
De modo geral, os exportadores não aceitam vendas com cobrança documentária, em operações: Com clientes novos. 
As políticas comerciais estão sujeitas às normas estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Uma das funções deste órgão é tentar coibir: Políticas protecionistas e práticas de dumping no comércio internacional.
Os custos tributários têm um forte impacto no preço dos produtos importados e, direta e indiretamente, têm impacto financeiro sobre o caixa das empresas. Marque a única opção que não diz respeito aos impostos na importação: CSLL.
Para que a atividade importadora seja competitiva, assinale quais os dois fatores fundamentais: a taxa de câmbio valorizada e a carga tributária dos impostos de importação reduzida 
A desvalorização da moeda chinesa é também verificada nas declarações do próprio Fundo Monetário Internacional (FMI) de que o yuan estaria R: "substancialmente desvalorizado". 
Quando a moeda está desvalorizada, ela: Estimula a exportação, pois os produtos se tornam baratos e ao mesmo tempo prejudicam as importações. 
Operação cambial pronta R: É uma operação cambial à vista, liquidação em até 2 dias úteis.
O que significa a sigla ACE? Adiantamento de Cambiais Entregues.
O que significa a sigla ACC? Adiantamento sobre Contrato de Câmbio.
Compra de divisas no Brasil. R: Qualquer pessoa física ou jurídica pode comprar ou vender divisas no Brasil.
Não basta ter um bom produto, qualidade, logística, facilidade de pagamento. O ponto determinante é o preço. Se o preço é alto ou baixo no mercado externo é porque? Sofre a interferência direta da taxa de câmbio valorizada ou desvalorizada. 
O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo: Banco Central do Brasil.
A teoria cambial é um conjunto de medidas regulamentadoras destinadas a agilizar e modernizar o mercado cambial com a finalidade de Atender ao desenvolvimento do comércio exterior que caminha em paralelo com a política monetária. Qual dos órgãos abaixo é responsável pela execução da política cambial no Brasil? R: Banco Central do Brasil. 
Um dos critérios mais evidentes para se verificar a influência da variável cambial no comércio internacional é a: Performance das exportações. Isso ocorre porque o câmbio pode deixar o preço das mercadorias muito mais competitivo na comparação com os dos demais exportadores. 
Quanto a oferta e a demanda cambial, podemos dizer: Se a oferta é superior à demanda, a taxa de câmbio desce.
Algumas empresas de grande porte, com alto poder de financiamento, recorrem ao mercado internacional para se capitalizarem, emitindo títulos que garantem aos investidores e ao sistema bancário os juros prometidos e a devolução do principal. São as chamadas operações cambiais internacionais. Marque a única alternativa fora do conceito: Adiantamento de Cambiais Entregues.
	
DISCURSIVAS
Nos países em desenvolvimento, normalmente, faz-se necessária a intervenção do governo no mercado de divisas, dada a instabilidade do balanço de pagamentos nestas economias. O governo pode atuar através da política cambial com a adoção de alguns regimes cambiais específicos. Quais as características do regime cambial de taxas flutuantes ou flexíveis? A principal característica deste regime cambial é a taxa de câmbio ser determinada pelo mercado, através da oferta e da demanda de moeda estrangeira, ou seja, o Banco Central não deve interferir na taxa de câmbio. Quando o Banco Central interfere no mercado, o fato é chamado de flutuação suja, ou dirty floating.
Defina o que é Mercado de Câmbio e explique como se organiza no Brasil. R: No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde realizam-se as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio dos seus correspondentes.
Que comportamento do câmbio, de alta ou de baixa da moeda local, compensaria, para o importador, uma elevação do imposto de importação. Para a importação compense para o importador, ainda que haja uma elevação do imposto de importação, a taxa de cambio deve estar valorizada (alta), logo Real mais valorizado frente a moeda americana (dólar). Caso ao contrario haverá uma retratação da importação e aumento da exportação.
Defina o que é Mercado de Câmbio e explique como se organiza no Brasil. No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde realizam-se as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio dos seus correspondentes.
Descreva os Eurobonus quanto a seus objetivos e características operacionais. São títulos financeiros de longo prazo, públicos ou privados, emitidos por países ou empresas para a captação de recursos em moedas diversas, em geral dólar americano, e ofertados no chamado euromercado. O euromercado designa o dinheiro mantido em depósito s de moedas nacionais fora de seus países de origem. Os Eurobonus, em geral, preveem o pagamento periódico de juros e o resgate do principal novencimento do título.
O sistema monetário bimetálico era representado por dois metais (ouro e prata). Nesse sistema era estabelecida uma relação legal de valor entre os metais que podia sofrer alterações de acordo com o país e a época. O sistema bimetálico não funcionava corretamente porque apresentava falhas no seu sistema operacional. Qual a falha mais comum apresentada para este sistema? Os preços de mercado dos dois metais oscilavam de forma diferente, fazendo com que a relação de valor no mercado fosse diferente da relação legal determinada pelas autoridades monetárias.
Qual a situação que, podemos dizer, gera a chamada “guerra cambial”? Alguns países mantêm sua moeda artificialmente desvalorizada, exatamente para invadir o mundo com seus produtos baratos. Diante desse ataque comercial, os países atingidos se protegem com medidas de defesa comercial, como antidumping, salvaguardas ou medidas compensatórias, devidamente autorizada pela Organização Mundial de Comércio – OMC.
Descreva o tratamento dado, do ponto de vista cambial, às operações de exportação e importação. Exemplifique cada caso. Ambas operações podem possuir cobertura cambial (que é o pagamento da mercadoria mediante contratação de câmbio) ou não. Na importação sem cobertura cambial não implica o pagamento em moeda ou divisas, como as remessas para testes ou doações; na importação com cobertura cambial é feito o pagamento da mercadoria via remessa de moeda estrangeira. A exportação com cobertura cambial implica em recebimento de divisas estrangeiras mediante contrato de câmbio vinculado ao SISCOMEX, exemplo exportação de mercadorias para consumo no exterior; as exportações sem cobertura cambial não implicam em recebimento de divisas estrangeiras, como nas doações.

Outros materiais