Buscar

MODULO III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O plano de negócio
Escolha o negócio apropriado ao seu perfil
A seleção de uma oportunidade de negócio é uma etapa muito importante que merece bastante atenção, análise, reflexão e até discussão.
A seleção de uma oportunidade de negócio é uma etapa muito importante que merece bastante atenção, análise, reflexão e até discussão.
A seleção de uma oportunidade de negócio é uma etapa muito importante que merece bastante atenção, análise, reflexão e até discussão.
Afinidade, motivação.
Conhecimento, habilidades.
Necessidades de mercado.
Disponibilidade de recursos.
O plano de negócio
Afinidade e motivação
Você já deve ter escutado alguém dizer que as pessoas que trabalham em atividades da qual gostam e sentem prazer naquilo que fazem, têm muito mais chances de ter sucesso que outras que apenas "suportam" seu dia a dia profissional.
Pesquisas garantem que para tais pessoas quase não há separação entre o trabalho e o lazer, elas "nem percebem que estão trabalhando"!
Se você está pensando em escolher uma nova atividade, por que não levar esse princípio a sério tentando de fato identificar algo que você verdadeiramente goste muito de fazer?
Conhecimento e habilidades
Se você fosse iniciar uma atividade, qual escolheria? Aquela para a qual você tem uma habilidade acima da média ou outra em que você é apenas regular?
Essa questão diz respeito aos "pontos fortes" de cada um, ou seja, às coisas que você sabe fazer com um desempenho, e ou de que tem conhecimento, acima da média.
Esse aspecto deve ser a base da escolha, pois pressupõe que você já possui "diferencial competitivo" que o destaca dos eventuais "concorrentes" que possam existir.
Necessidades de mercado
Além de afinidade e de habilidades, é fundamental descobrir uma atividade ou uma ideia de negócio que seja reconhecida pelo mercado como algo de valor, algo que as pessoas estariam dispostas a pagar para tê-lo.
Em geral, as necessidades de mercado surgem pela insatisfação dos clientes, os serviços ou os produtos deficientes, as mudanças de comportamento ou as mudanças tecnológicas.
Esses aspectos são a "fonte de inspiração" para o empreendedor.
Disponibilidade de recursos
A disponibilidade de recursos também "seleciona" alternativa de negócios. Você pode ter afinidade para lidar com pessoas, ter conhecimento de hotelaria e detectar a necessidade de um hotel na cidade em que você mora.
Porém, talvez um hotel seja um passo um pouco grande.
Que tal começar com uma pousada?
O que é e para que serve
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Hoje é comum encontrarmos softwares ou aplicativos que são utilizados para a elaboração e execução do plano de negócios.
O Sebrae apresenta, em seu guia para elaboração de um plano de negócios, sugestões para a Elaboração e a Construção de um plano de negócios.
O que diferencia um do outro? É mesmo necessário fazer os dois?
A etapa de elaboração irá auxiliá-lo a construir passo a passo o plano de negócio do seu empreendimento. Ao terminar sua elaboração, analise e reflita sobre as estratégias que está adotando e, se necessário, defina quais correções deverão ser feitas.
A construção do plano nada mais é do que um formulário modelo a ser preenchido com as informações pesquisadas.
Elaboração do plano de negócio
1 - Sumário Executivo
É um resumo dos pontos principais do plano de negócios, tais como: informações dos empreendedores, do empreendimento, missão da empresa, setores de atividades, forma jurídica ideal, enquadramento tributário, fontes de recursos etc.
Elaboração do plano de negócio
2- Análise de mercado
2.1- Estudo dos clientes
Identifique seus clientes de forma criteriosa, pois sem clientes não há negócios.
Procure identificar se enquadram em pessoa física ou jurídica, qual o interesse deles em seu produto ou serviço, se compram e com que frequência compram, se valorizam prazos de entrega ou quais são os requisitos de qualidade que valorizam.
2.2- Estudo dos concorrentes
Identifique seus principais concorrentes. Lembre-se de que concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes. Simule comparações entre o que você vai oferecer e o que o concorrente oferece.
2.3- Estudo dos fornecedores
Fornecedores são todas as pessoas e empresas que irão fornecer as matérias-primas e os equipamentos utilizados para a fabricação ou venda de bens e serviços.
Inicie o estudo dos fornecedores identificando quem serão seus fornecedores de equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matérias-primas, embalagens, mercadorias e serviços.
3- Plano de Marketing
3.1- Descrição dos principais produtos e serviços
Descreva os itens que serão fabricados, vendidos ou os serviços que serão prestados. Informe quais as linhas de produtos, especificando detalhes como tamanho, modelo, cor, sabores, embalagem, apresentação, rótulo, marca, etc. Se for preciso, fotografe os produtos e use as fotos como documentação de apoio ao final do seu plano de negócio.
Para empresas de serviço, informe quais serviços serão prestados, suas características e as garantias oferecidas.
3.2- Preço
A formação do preço deve incluir os custos do produto ou serviço e ainda proporcionar o retorno desejado.
Ao avaliar o quanto o cliente está disposto a pagar, você pode verificar se seu preço será compatível com aquele praticado no mercado pelos concorrentes diretos.
3.3- Estratégias promocionais
Promoção são ações que você irá tomar para lembrar ao cliente que ele deve comprar o seu produto ou serviço e não o do concorrente.
Exemplos: propaganda, amostra grátis, carros de som, faixas, internet, cupons de descontos, brindes, descontos por comprar em maior quantidade, fidelização do cliente.
Elaboração do plano de negócio
3- Plano de Marketing
3.4- Estrutura de comercialização
A estrutura de comercialização diz respeito aos canais de distribuição, isto é, como seus produtos e/ou serviços chegarão até os seus clientes.
A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes etc.
3.5- Localização do negócio
Procure identificar a melhor localização para a instalação de seu negócio e justifique a escolha desse local.
A definição do ponto está diretamente relacionada com o ramo de atividades. Um bom ponto comercial é aquele que gera um volume razoável de vendas.
4- Operacional
4.1- Layout ou arranjo físico
É através do layout ou arranjo físico que serão definidos os setores da empresa e de alguns recursos como mercadorias, estantes, vitrines, estoques e pessoas.
Um bom arranjo físico aumenta a produtividade, permite ao cliente melhor acesso ao produto e facilita a comunicação entre as pessoas da equipe.
4.2-Capacidade produtiva/comercial/serviços
É importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente.
Com isso, é possível diminuir a ociosidade e o desperdício.
4.3- Processos operacionais
É o momento de pensar como serão feitas as várias atividades, descrevendo, etapa por etapa, como será a fabricação dos produtos, a venda de mercadorias, a prestação dos serviços e, até mesmo, as rotinas administrativas.
Identifique que trabalhos serão realizados, quem serão os responsáveis, assim como todos os recursos necessários.
5- Plano financeiro definindo os investimentos totais referentes a :
5.1- Investimentos fixos
São todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar bem.
5.2- Capital de giro
5.2- Capital de giro Todos os recursos necessários para o funcionamento normal da empresa, considerando compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das
5.3- Investimentos
pré operacionais
São os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender.
Por exemplo: despesas com reforma (pintura, instalação elétrica, troca de piso etc.) ou mesmo as taxas de registro da empresa.
5- Plano financeiro definindo os investimentos totais referentes a:
5.4- Estimativa do faturamento mensal
Esta pode ser uma tarefa bem difícil, considerando que a empresa ou o negócio ainda não começou a funcionar.
Mas você vai estimar o quanto a empresa poderá faturar mensalmente considerando o preço praticado pelos concorrentes diretos e quanto seus clientes potenciais estariam dispostos a pagar.
5.5- Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações
O custo com materiais (matéria-prima + embalagem) para cada unidade fabricada, no caso de indústria.
Os gastos com matéria-prima e embalagem são classificados como custos variáveis numa indústria , assim como as mercadorias em um comércio, pois aumentam ou diminuem de acordo com o volume produzido ou vendido.
5.6- Estimativa dos custos de comercialização
Estes são os gastos com impostos e comissões de vendedores ou representantes. Esse tipo de despesa reflete diretamente sobre as vendas e, assim como o custo com materiais diretos ou mercadorias vendidas, é classificado como um custo variável.
O cálculo é feito aplicando sobre o total das vendas previstas o percentual dos impostos e de comissões.
5- Plano financeiro
5.7- Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas
O custo dos materiais diretos (CMD) ou das mercadorias vendidas (CMV) representa o valor que deverá ser baixado dos estoques pela sua venda efetiva.
Calcule multiplicando a quantidade estimada de vendas pelo seu custo de fabricação ou aquisição. Esse custo é classificado como um custo variável, aumentando ou diminuindo em função do volume de produção ou de vendas.
5.8- Estimativa dos custos de depreciação
Máquinas, equipamentos e ferramentas vão se desgastar ou tornam-se ultrapassados com o passar dos anos, sendo necessária sua reposição. A perda do valor dos bens pelo uso é denominada de depreciação.
O exemplo a seguir demonstra como calcular a depreciação de um equipamento.
Elaboração do plano de negócio
Exemplo
Isso quer dizer que, a cada mês, a máquina de costura vale R$83,33 menos, ou seja, possivelmente, ao final de cinco anos, será preciso adquirir um nova máquina de costura, mais moderna e eficiente.
5.10- Estimativa dos custos fixos operacionais mensais
Os custos fixos são todos os gastos que não mudam em função do volume de produção ou da quantidade vendida em um determinado período. Por exemplo: aluguel, energia, salários. Por isso são chamados de custos fixos.
5.11 - Demonstrativo de resultados
Após reunir as informações sobre as estimativas de faturamento e os custos totais, aqueles que são fixos e os variáveis, é possível prever o resultado da empresa, verificando se ela é viável e se possivelmente irá operar com lucro ou prejuízo.
Mas a medida da viabilidade é feita através dos indicadores, e é o que veremos a seguir.
5.12- Indicadores de viabilidade.
5.12.1- Ponto de equilíbrio
Mas como saber qual é o Índice da Margem de Contribuição?
Utilizando a seguinte fórmula:
Índice da Margem de Contribuição =
(Receita Total - o Custo Variável Total) / Receita Total
Elaboração do plano de negócio
5.12.2- Lucratividade
É calculada utilizando os seguintes dados:
Lucratividade = (Lucro Líquido x 100) / Receita Total
Esse indicador mede o lucro líquido em relação às vendas. É importante, pois está relacionado a sua competitividade.
5.12.1- Ponto de equilíbrio
No Demonstrativo de Resultado são encontrados os valores da Margem de Contribuição, dos custos fixos e da receita total.
Exemplo:
Demonstrativo de Resultado
Receita Total: R$ 100.000,00
Custo Variável Total: R$ 70.000,00
Custo Fixo Total: R$ 19.500,00
E agora poderemos realizar os cálculos.
Índice da Margem de Contribuição
(R$ 100.000,00 - R$ 70.000,00) / R$ 100.000,00 = 0,30
PE ( Ponto de Equilíbrio)
R$ 19.500,00 / 0,30 = R$ 65.000,00
5.12.2- Lucratividade
Exemplo:
Receita Total: R$ 100.000,00/ano
Lucro Líquido: R$ 8.000,00/ano
Lucratividade = (R$ 8.000,00 / R$ 100.000,00) x 100 = 8%
Isso quer dizer que sob os R$ 100.000,00 de receita total "sobram" R$ 8.000,00 na forma de lucro, depois de pagas todas as despesas e os impostos, o que indica uma lucratividade de 8% ao ano.
5.12.3- Rentabilidade
É calculada pela relação entre o lucro líquido e o investimento total , em percentuais, e indica a atratividade dos negócios.
Rentabilidade = Lucro Líquido / Investimento total X 100.
Exemplo : Lucro líquido = R$ 8.000,00
Investimento total = R$ 32.000,00
Rentabilidade = 25%
Isso significa que, a cada ano, o empresário recupera 25% do valor investido através dos lucros obtidos no negócio.
5.12.4- Prazo de Retorno do Investimento
Indica o tempo necessário para que o empreendedor recupere o que investiu em seu negócio. Pode ser calculado da seguinte forma:
Se o lucro líquido foi de R$ 8.000,00/ano, e o investimento total de R$ 32.000,00, basta dividir R$ 32.000,00 por R$ 8.000,00, encontrando o resultado que quatro anos após o início das atividades da empresa, o empreendedor terá recuperado, sob a forma de lucro, tudo o que gastou com a montagem do negócio.
Construção de cenários - A matriz F.O.F.A
Ao finalizar o seu plano de negócio, simule valores e situações diversas para a empresa. Prepare cenários em que o negócio obtenha resultados pessimistas (queda nas vendas e/ou aumento dos custos) ou otimistas (crescimento do faturamento e diminuição de despesas).
A partir daí, pense em ações para evitar e prevenir-se frente às adversidades ou então para potencializar situações favoráveis. Faça quantas simulações julgar necessário e tenha sempre alternativas de ações (plano B).
A Matriz F.O.F.A. é um instrumento de análise simples e valioso.
Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. F.O.F.A. é um acróstico para:
A análise F.O.F.A. levará você a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos seus proprietários e do mercado.
Avaliação do plano de negócios
Empreender é sempre um risco, mas é um risco que pode ser evitado, com o planejamento proposto no Plano de Negócios e apesar de não ser a garantia de sucesso, irá auxiliá-lo a tomar decisões mais acertadas, assim como a não se desviar de seus objetivos.
O mundo dos negócios está sujeito a mudanças, a cada dia surgem novas oportunidades e ameaças. Assim sendo, procure adaptar seu planejamento às novas realidades.
Identificando oportunidades
O empreendedor deve ficar atento às oportunidades de negócios, para isso ele pode seguir algumas dicas.
a) Observação da realidade: é um conjunto de ações que tem como objetivo a identificação de oportunidades. Essas ações podem se dividir em procurar e identificar insatisfações - Quais os fatores que levariam as pessoas a terem insatisfações com um determinado negócio? Por exemplo, problemas de funcionamento, complexidade de operação, dificuldade de manutenção, tempo de resposta maior que o aceitável, velocidade baixa, custo elevado.
b) Identificar as inadequações: elas são causadas pela desconformidade de uma parte em relação ao todo, como:
operação: maior complexidade que as outras partes.
Custo: proporcionalmente maior que as outras partes.
prazo de execução: desproporcional aos demais.
Entendendo ambientes e captando oportunidades
Compreender um ambiente é, antes de tudo, transformar a atitude distraída em curiosa e atenta, que se ocupa em ver e compreender como funciona cada sistema que está no ambiente, quais os seus pontos essenciais, quais os elementos que compõem o ambiente e como funcionam.
Captar oportunidades não é levar vantagem, mas entender melhor os desafios e ter mais informações para decidir. É compreender o que pode ser
melhorado e o que pode ser substituído, caminhando para a inovação.
Viabilizando um empreendimento
Primeiramente é importante transformar uma ideia em plano que viabilize o empreendimento.
Lembre-se então de construir o Plano de Negócios, contemplando todas as etapas estabelecidas no documento de referência.
Estabeleça os recursos disponíveis, mesmo que se refiram a bens familiares que foram colocados à disposição do novo negócio. Busque recursos em fontes de financiamentos como:
Finep, Financiadora de Estudos e Projetos, do governo federal;
FAPS, fundações de Amparo à Pesquisa;
bancos de investimentos governamentais, e outros.
Empreendimentos segundo idade e estágio de desenvolvimento
Empreendimento nascente (Start Up)
É o período em que é considerada uma empresa nascente que vai da data de sua fundação até quando consegue ter produtos e serviços, clientes, equipe de empregados, e um faturamento anual que pode chegar a 1 milhão, no caso de empresas de alta tecnologia.
Em outros segmentos, o faturamento anual pode cair a menos da metade desse valor. Exige pouco capital para iniciar sua operação, mas muito trabalho dos empreendedores.
Empreendimento emergente ou empreendimento novo (seed)
É a situação de uma empresa que já fatura mais de R$ 1 milhão (se for da área tecnológica) por ano e tem produtos e serviços com aceitação de um grupo ainda pequeno de clientes.
É chamada de seed, pois precisa de capital como uma semente para o seu desenvolvimento.
Empreendimento consolidado ou estabelecido
É aquele que já possui um histórico de vários anos, produzindo e prestando seus serviços para um portfólio de clientes bem variado, tendo um faturamento expressivo, preferencialmente uma sociedade anônima, eventualmente com ações negociadas em bolsa de valores, o que significa que o público em geral pode ter acesso a elas.
Também são denominadas assim empresas que já atingiram o ponto de perpetuidade, quando sua receita é previsível, assim como seus clientes, produtos e serviços.
Simulador
Indisponível
O Simulador está disponível apenas para a versão para PC e Tablet.
Revisão
Introdução
A importância do significado para conceitos de empreendedorismo, e outros que possuem alguma relação com o assunto , como por exemplo Inovação. Empreender não inclui somente a criação de novas empresas, mas também, em desenvolver o espírito engenhoso do ser humano.
O intraempreendedor
A realidade que as empresas enfrentam hoje é um cenário em que o mercado é extremamente concorrido, e as margens de lucro apertadas tanto para e execução de produtos quanto de serviços. A necessidade de promover inovação e diferenciais competitivos somente será possível a partir da cultura do intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo.
O empreendedor
A definição das principais características do empreendedor, exemplos práticos e os tipos mais comuns como o empreendedor nato, o inesperado e o serial.
Como os países em desenvolvimento apresentam muitas iniciativas de empreendimentos sociais. A necessidade pode motivar um empreendedor tanto quando se tratar de desemprego, ou de dar continuidade aos negócios da família.
Cenário nacional
Com crescimento significativo na última década, o setor de Micros e pequenas empresas influencia de forma direta na geração de recursos e já representa 25% do PIB nacional. Em 2012, foram responsáveis pela geração de 891,7 mil empregos.
Uma em cada duas empresas é do segmento comercial e já participam intensamente como fornecedoras de bens e serviços para setores governamentais.
De 2000 até 2011, o aumento real de salário nas grandes e médias empresas variou 9%, nas micros e pequenas empresas o aumento foi de 18%.
O plano de negócio
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
O plano de negócios está dividido em duas etapas , a primeira denominada elaboração contendo todas as informações do que fazer e como fazer.
Já a segunda etapa se refere à construção do seu plano de negócios que será um mapa do percurso a ser trilhado pelo empreendedor.
1. Dentre os empreendedores um se destaca pela questão idealizadora que dirige seus recursos com intuito de ações voltadas a transformações de cunho social. Que empreendedor se enquadra neste perfil?
Empreendedor planejado
O empreendedor corporativo
O empreendedor por necessidade
Nenhuma das alternativas acima
O empreendedor serial
2. Analise a afirmativa abaixo e assinale Verdadeiro ou Falso:
O empreendedorismo se torna importante somente para as pessoas que possuem vontade de empreender por motivos econômicos, visando ao lucro, não possuindo interesse de outras áreas como a social.
Falso
Verdadeiro
3. Assinale a alternativa que não se enquadra nas características de um empreendedor serial?
Possui habilidade de montar e motivar equipes, captar recursos para o início do negócio e colocar a empresa em funcionamento.
É aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender.
Este tipo de empreendedor por necessidade cria o próprio negócio devido ao desemprego ou não possui acesso ao mercado de trabalho.
As vezes se envolve em vários negócios ao mesmo tempo e não é incomum possuir muitas histórias de fracasso, mas estas servem de estímulo para a superação do próximo desafio.
4. Qual das áreas abaixo não é ligada ao empreendedorismo?
Empreendedores sociais
Sociedades empresariais
Empresas públicas
Empresa do terceiro setor - ONGS
Franquias
5. Dentre os tópicos abaixo, qual não se enquadra no perfil de empreendedor social?
Produz para consumo
Tem foco no mercado
Foco no cliente
Visa ao impacto social
Visa ao lucro
6. Quando se afirma que o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o nosso século tão importante quanto a revolução industrial foi para o século XIX. O autor da frase destaca as transformações, que podem ser desencadeadas pelo processo do empreendedorismo em nosso século atual quanto às transformações ocorridas com a revolução industrial no sentido de processo de produção e relações da sociedade.
Falso
Verdadeiro
7. As atitudes empreendedoras, são características necessárias ao empreendedor para que os empreendimentos por eles desenvolvidos cheguem ao sucesso. Dentre elas podemos relacionar as abaixo listadas exceto:
Tomar iniciativa
Estabelecimento de metas
Saber escolher
Ser corajoso
Ser indeterminado
8. Estratégia é o caminho para ir de um ponto a outro, obedecendo a restrições e respeitando determinado prazo. Para se definir uma estratégia é necessário, exceto: [múltipla escolha]
Não definir forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, nas quais a empresa está inserida.
Caracterizar o ponto final: onde queremos estar, contemplando vários aspectos e metas.
Caracterizar um ponto inicial: onde estamos ou onde a empresa está.
Definir o prazo ou horizonte de planejamento. Quando se planeja, é preciso definir qual é o horizonte de planejamento, isto é , para qual período o plano é válido ou precisa ser executado.
Estabelecer as restrições de recursos: financeiros,humanos e logísticos.
9. Dentre as áreas a serem abordadas em um plano de negócio, que tem intuito de relacionar os recursos típicos que uma organização costuma podemos relacionar: 
I - Financeiros: é o recurso necessário para romper a inércia quando é constituída e depois para ser o que ela precisa ganhar com seus contratos, operações e encomendas, como resultado de sua atuação.
II - Humanos: em muitas empresas, são a base da produção, necessitam ser modernos e bem atualizados para que possam gerar produtividade pretendida ara ser competitiva.
III - Equipamentos: é o que a empresa tem para realizar seus objetivos e, por isso mesmo, recebe um tratamento especial da organização. Em algumas empresas,
o setor que cuida das pessoas é denominado área dos talentos, dada a sua importância.
IV - Matérias-primas
Das questões acima relacionadas:
I e IV estão corretas
I e II estão corretas
Apenas III está correta
II e IV estão corretas
Nenhuma das alternativas
10. Algumas informações podem ajudar a encontrar a melhor ideia e a maneira mais adequada de configurar um empreendimento. As abaixo relacionadas são verdadeiras exceto:
Levantamento de informações sobre o funcionamento da área de negócios ou da área de negócios do empreendimento.
Reunião de observações feitas quando descobriu a realidade, e junto com o conhecimento da área de atuação, analisa o que seria importante fazer para evoluir a situação identificada.
Buscar áreas com pouca ou nenhuma inovação e com retorno financeiro reduzido.
Construção e avaliação de ideias, analisando quais trazem melhorias, e identificando aquela que provoque maior impacto para as pessoas que a usam.
	Iniciado em
	quarta, 23 Ago 2017, 20:36
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 23 Ago 2017, 20:37
	Tempo empregado
	1 minuto 16 segundos
	Avaliar
	100 de um máximo de 100
	Comentários
	Parabéns, você foi aprovado. Realize o download do seu Certificado.
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 20 de 20
Marcar questão
Texto da questão
Dentre os empreendedores um se destaca pela questão idealizadora que dirige seus recursos com intuito de ações voltadas a transformações de cunho social. Que empreendedor se enquadra neste perfil
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas acima
b. O empreendedor corporativo
c. O empreendedor por necessidade
d. O empreendedor serial
e. Empreendedor planejado
Questão 2
Completo
Atingiu 20 de 20
Marcar questão
Texto da questão
Analise a afirmativa abaixo e assinale Verdadeiro ou Falso:
O empreendedorismo se torna importante somente para as pessoas que possuem vontade de empreender por motivos econômicos, visando ao lucro, não possuindo interesse de outras áreas como a social.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 3
Completo
Atingiu 20 de 20
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que não se enquadra nas características de um empreendedor serial?
Escolha uma:
a. Possui habilidade de montar e motivar equipes, captar recursos para o início do negócio e colocar a empresa em funcionamento.
b. Este tipo de empreendedor por necessidade cria o próprio negócio devido ao desemprego ou não possui acesso ao mercado de trabalho
 
c. As vezes se envolve em vários negócios ao mesmo tempo e não é incomum possuir muitas histórias de fracasso, mas estas servem de estímulo para a superação do próximo desafio
d. É aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender.
Questão 4
Completo
Atingiu 20 de 20
Marcar questão
Texto da questão
Dentre os tópicos abaixo, qual não se enquadra no perfil de empreendedor social?
Escolha uma:
a. Visa ao lucro
b. Produz para consumo
c. Visa ao impacto social
d. Tem foco no mercado
e. Foco no cliente
Questão 5
Completo
Atingiu 20 de 20
Marcar questão
Texto da questão
Quando se afirma que o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o nosso século tão importante quanto a revolução industrial foi para o século XIX. O autor da frase destaca as transformações, que podem ser desencadeadas pelo processo do empreendedorismo em nosso século atual quanto às transformações ocorridas com a revolução industrial no sentido de processo de produção e relações da sociedade
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais