Buscar

Prova DP Online Cinemática dos Sólidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova DP Online Cinemática dos Sólidos
 NP 1 e NP 2 Questões Sorteada s no 1º semestre de 2016 NP 1 1 
Uma pequena roda de esmeril está presa ao eixo de u m motor cuja velocidade nominal é 1200 rpm. Quando se liga o motor, o conjunto alcança a velocidade de regime após 10s. Quando se desliga o motor, o sistema leva 50 segundos até para r. Qual a aceleração no momento d e movimento retardado? 
2,51 rad/s²
3  O rotor de um motor elétrico encontra -se inicial mente em repouso. Sabe -se que, 10 minutos após o motor ser liga do, o roto r executou 1600 voltas completas. Admita q ue se trate de movimento uniformemente varia do. A velocidade angu lar do rotor, em 15 minutos após o moto r ter sido ligado, vale aproximadamente, em rad/s:
50,26 rad /s
4 - O rotor de um motor elétrico encontra -se inicial mente em repou so. Sabe -se que, 10 minutos após o motor ser liga do, o roto r executou 1800 voltas comp letas. Admita que s e trate de movimento uniformemente variado. A velocidade angular do rotor, 18 minutos após o motor ter sido ligad o, vale aproximadamen te, em rad/s.
67,85 rad/s 
NP 2
1 - As engrenagens ilustrad as A e B tem resp ectivamente rai os 0,32 m e 0,24 m. A engrenagem A tem eixo fixo e gira no sentido horário com velocidade a ngular A = 16 rad /s. A haste AB, gira no sentido horá rio com velocidade angular AB = 13 rad/s. A velocidade no po nto B, em m/s, é aproximadam ente:
B) 7,3
2 - Três engrenagen s D, E e F, estão conectadas con forme ilu strado . A engrenagem D é fixa. A bar ra ABC gira com velocidad e angular AB = 30 rad/s, no sen tido horário. As dimensõ es indicadas estão e m m. Para o instan te ilustrado, a velocidad e do ponto da engrenagem F, que faz con tato com a engrenagem E, em m/s, é aproximad amente
V = -41,28. j/ m/s
C) 41,3
3 - No instante ilustrado , a barra AB gira com velocidade angu lar AB = 7 rad/s, no sentido horário, e aceleração angu lar nula. O cursor C tem seus movi mentos limitado s por haste fixa. Pa ra o instante ilustrado, a aceleração do p onto B, em m/s², é aproximadamente:
D) 4,9
4 - As engrenagens ilustrad as A e B tem resp ectivamente rai os RA = 0,32 m e RB = 0,24 m. A engrenage m A é fixa (imóve l). A haste AB, gira no sentid o horário com velocidad e angular AB = 13 rad/s. A velocidade d o ponto da engrenagem B, que faz contato com a engrenagem A, em m/ s, é aproximadamente :
 E) zero
5- A s bar ras AB, BC e CD, são articuladas entre si, con forme ilustrado. A barra AB, tem velocidade an gular constante AB = 3 rad/s, no sentido horá rio. Para o instante ilustrad o, e ncontre a veloc idade angular d a barra CD, em rad/s.
R : BC = 1,35 rad/s CD = 2,7 rad/s 
6 - As engrenagens ilustrad as A e B tem resp ectivamente rai os RA = 0,3 2 m e RB = 0,24 m. A engrenagem A te m eixo fixo e gira no sentido horário com v elocidade angu lar wA constante . A haste AB, gira no s entido horário com v elocidade angular AB = 13 rad/s. A engrenagem B não gira e m torno d e si mesma, ou seja, ap resenta -se em tran slação. A aceleração do p onto de conta to entre as engrenagens, e qu e pertence à engrenag em B, em m/s 2, é aproximadament e:
D) 94,6
8 - As engrenagens i lustradas A e B tem r espectivamente rai os 0,32 m e 0,24 m. A engrenagem A tem ei xo fixo e gira no sentido horário com velocidade a ngular A = 16 rad /s. A haste AB, gira no sentido horá rio com velocidade angular AB = 13 rad/s. A velocidade angu lar da engrenagem B, em rad/s, é aproxima damente:
B = 9,00 rad/s 
D) 9,0
9  As barras AB, BC e CD, são articulad as entre si conforme ilustrado. A bar ra AB gira com velocidade angu lar constan te AB = 6 rad/s, no sentido horá rio. Para o instante ilustrad o, a velocidad e angular da bar ra BC, em rad/s, é aproximadamente: 
6,0
10  Um automóvel ap resenta rod as traseiras com diâmetr o 0,75m, e tem movimento acelerado com ac eleração a = 6, 5 m/s². No instante ilustrado, a velocidade do a uto é v = 140 km/h. Sab endo -se que n ão ocorre escorregamento en tre o pneu e o piso, a velocidade do p onto A, em km/h, é ap roximadamente:
Va = 77,78 m/s = 280 k m/h
E) 280
12) As barras AB, BC e CD, são articulad as entre si, conforme ilustrad o. A barra AB, tem velocidade angular con stante  = 3 rad/s, no sentido horá rio. Para o instante ilustrad o, a velocidad e angular da bar ra BC, em rad/s, é aproximadamente:
D) 1,4 (N É CERTEZA)
13) Três engrenagens D, E e F, estão conectad as conforme il ustrado. A engrenage m F não gira sobre si me sma. A barra ABC gira com velocidade angular ABC = 30 rad/s, n o sentido horári o. As dimensões estão i ndicadas em m. Para o in stante ilustrado, a velocidade angular d a engrenagem D, em rad/s, é aproxi madamente:
D = -49,97.k
50,0

Outros materiais