Buscar

EXERCÍCIOS DIREITO CONSTITUCIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS DE REVISÃO
1) (Esaf – ARFR - 2002) A exigência, erigida pelo Supremo Tribunal Federal, de “pertinência temática” para a propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade habilita as seguintes pessoas e entidades para essa atividade, sem quaisquer limitações, ou seja com legitimidade universal.
Assinale a resposta CORRETA:
A) I - o Presidente da República; II – a Mesa do Senado Federal; III – a Mesa da Câmara dos Deputados; IV – a Mesa de Assembléia Legislativa; V – o Governador de Estado; VI – o Procurador-Geral da República; VII – o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII – partido político com representação no Congresso Nacional; IX – confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
B) I – Presidente da República; II – a Mesa do Senado Federal; III – a Mesa da Câmara dos Deputados; IV – o Procurador-Geral da República.
C) I – o Presidente da República; II – a Mesa do Senado Federal; III – a Mesa da Câmara dos Deputados; IV – o Procurador-Geral da República; V – o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; IV – o partido político com representação no Congresso Nacional.
D) I – o Presidente da República; II – a Mesa de Assembléia Legislativa; III – o Governador de Estado; IV – o Procurador-Geral da República; V- partido político com representação no Congresso Nacional; VI – confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
Gabarito: C
2) (OAB/MS – 65) Conforme a Constituição brasileira e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, dentre os atos sujeitos ao controle concentrado de constitucionalidade no Brasil incluem-se:
A) somente as leis e as atos normativos federais;.
B) as leis anteriores à Constituição, fulminadas pelo vício da inconstitucionalidade superveniente e os decretos normativos regulamentares;
C) as leis municipais e os atos normativos municipais e estaduais;
D) as medidas provisórias e as Emendas à Constituição.
Gabarito: D
3) (OAB Unificada - 2011) As alternativas a seguir apontam diferenças entre a ADI e a ADC, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a. 
A) Rol de legitimados para a propositura da ação. 
B) Objeto da ação.
C) Exigência de controvérsia judicial relevante.
D) Manifestação do Advogado-Geral da União.
Gabarito: A
4) (OAB/SP 124) A decisão em Ação Direta de Inconstitucionalidade, processada perante o Supremo Tribunal Federal, que declara inconstitucional a Lei “B”, revogadora da Lei “A”, produz efeito
A) ex tunc, restaura a eficácia da Lei “A” e vincula os órgãos do Poder Judiciário e a Administração Pública.
B) ex nunc, mantém revogada a Lei “A” e vincula somente os órgãos do Poder Judiciário.
C) ex nunc, restaura a eficácia da Lei “A” e vincula somente os órgãos do Poder Judiciário.
D) ex tunc, mantém revogada a Lei “A” e vincula somente a Administração Pública
Gabarito: A
5) (OAB/SP 120)A decisão do Supremo Tribunal Federal que, em Ação Direta de Inconstitucionalidade, declara a inconstitucionalidade parcial sem redução de texto de determinado dispositivo de lei, implica
A) nulidade do dispositivo, não sendo mais permitida sua aplicação integral.
B) nulidade de parte do texto do dispositivo, sendo permitida a aplicação da parte restante.
C) manutenção parcial do texto do dispositivo, não sendo mais permitida a aplicação da interpretação incompatível com a Constituição Federal.
D) manutenção integral do texto do dispositivo, não sendo mais permitida a aplicação da interpretação incompatível com a Constituição Federal.
Gabarito: D
6) (OAB/RJ - 2007) A Lei n.º 6.538/1978 institui monopólio público das atividades postais, a ser explorado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Apesar disso, diversas empresas privadas, com o tempo, passam a atuar no setor. Para ver definitivamente reconhecida essa possibilidade, a entidade de classe que congrega tais empresas impugnou perante o STF o mencionado diploma legal. Alegou, fundamentalmente, que monopólios públicos não podem ser instituídos mediante lei ordinária, mas apenas por meio de emenda, razão pela qual a Lei n.º 6.538/1978 não teria sido recepcionada pela Constituição de 1988. O instrumento jurídico-processual disponível no sistema brasileiro para se obter provimento jurisdicional, com efeitos erga omnes, que fulmine em abstrato a Lei n.º 6.538/1978, é o(a) 
A) argüição de descumprimento de preceito fundamental. 
B) ação direta de inconstitucionalidade. 
C) ação declaratória de constitucionalidade. 
D) mandado de segurança coletivo.
Gabarito: A
7) (OAB/SP - 110) Ação Declaratória de Constitucionalidade visando declarar a constitucionalidade de determinada Emenda à Constituição Federal não poderá ser proposta pelo Procurador-Geral da República no dia seguinte à promulgação da referida lei porque
A)   Emenda à Constituição Federal não pode ser objeto de Ação Declaratória de Constitucionalidade, uma vez que é produzida pelo Poder Constituinte Reformador. 
B)  o Procurador-Geral da República não é parte legítima para propor Ação Declaratória de Constitucionalidade, atuando no processo, apenas, como "fiscal da lei". 
C) não existiria controvérsia judicial, requisito indispensável à propositura de Ação Declaratória de Constitucionalidade. 
D) somente atos infraconstitucionais podem ser objeto de Ação Declaratória de Constitucionalidade, deles excluída, portanto, a Emenda à Constituição Federal.
Gabarito: C
8) (FUNRIO - 2013 - MPOG - Analista de Tecnologia da Informação) Em face do contido na Constituição da República, é correto afirmar que o tema da erradicação da pobreza
a) constitui um direito social
b) constitui um objetivo fundamental
c) constitui um direito e garantia individual
d) não se encontra explicitada na norma constitucional
e) constitui um princípio decorrente da nacionalidade
Gabarito: B
9) (FUNCAB - 2012 - PC-RJ - Delegado de Polícia) Quanto aos Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil, elencados na Constituição Federal, é correto afirmar como fundamento e objetivo, respectivamente:
A) pluralismo político e promoção do bem de todos.
B) independência nacional e construção de uma sociedade livre, justa e solidária
C) defesa da paz e igualdade entre os Estados.
D) soberania da União e garantia do desenvolvimento nacional.
E) livre-iniciativa e eliminação das desigualdades sociais e econômicas
Gabarito: A
10) (CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Oficial de Justiça) Os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil incluem
a) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluripartidarismo e a soberania;
b) a cidadania, a promoção do bem de todos e o duplo grau de jurisdição;
c) a República, os princípios sensíveis e a prevalência dos direitos humanos;
d) a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, a independência nacional e a dignidade da pessoa humana;
e) o desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e a inviolabilidade do direito à vida;
Gabarito: D
11) (FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Área Administrativa) A Constituição Federal de 1988 é conhecida como “cidadã”, uma vez que estabeleceu grandes avanços no que diz respeito às relações sociais. Nessa lei maior, os valores sociais do trabalho são considerados para a República Federativa do Brasil um 
a) fundamento;
b) objetivo fundamental;
c) princípio de relação internacional;
d) direito supranacional;
Gabarito: A
12) (OAB/DF - 2007 – CESPE) O descaso para com os problemas sociais, que veio a caracterizar o État Gendarme, associado às pressões decorrentes da industrialização em marcha, o impacto do crescimento demográfico e o agravamento das disparidades no interior da sociedade, tudo isso gerou novas reivindicações, impondo ao Estado um papel ativo na realização da justiça social. O ideal absenteísta do Estado liberal não respondia, satisfatoriamente, às exigências do momento. Uma nova compreensão do relacionamento Estado/sociedade levou os poderes públicos a assumir o dever de operar para que a sociedade lograsse
superar as suas angústias estruturais. Daí o progressivo estabelecimento pelos Estados de seguros sociais variados, importando intervenção intensa na vida econômica e a orientação das ações estatais por objetivos de justiça social.
(Gilmar Ferreira Mendes et al. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 223 - com adaptações). Esse texto caracteriza, em seu contexto histórico, o surgimento da:
A) primeira geração de direitos fundamentais.
B) segunda geração de direitos fundamentais.
C) terceira geração de direitos fundamentais.
D) quarta geração de direitos fundamentais.
Gabarito: B
13) (Concurso Auxiliar Administrativo Municipal – Instituto Mais) Em abril, depois de julgamento no Supremo Tribunal Federal, foi aprovada a interrupção da gravidez no caso de fetos sem cérebros, conhecidos como anencéfalos. Sobre esse assunto, foi decidido que 
A) todas as mulheres que estiverem gerando fetos anencéfalos são obrigadas a realizar o aborto, pois não há vida possível para o feto. 
B) as mulheres que estiverem gerando fetos anencéfalos devem pedir na justiça autorização para interromper a gravidez, podendo ter o pedido aceito ou negado. 
C) somente casos de gravidez decorrentes de estupro ou gravidez de risco à gestante podem ter o direito ao aborto. 
D) as mulheres que estiverem grávidas de um feto com anencefalia têm o direito de decidir se querem interromper a gravidez ou não, podendo realizar o aborto de forma legal e sem recorrer à justiça.
Gabarito: D
14) (Simulado Bioética – 2014) Um paciente idoso está internado na UTI há mais de 30 dias. Está entubado, em ventilação mecânica invasiva e dependente de drogas e sedação. Não há perspectivas de sobrevida. De acordo com esse caso hipotético, o procedimento assegurado no Brasil, por meio do Conselho Federal de Medicina, que orienta a suspensão de medicação para esse paciente, é a
a) eutanásia.
b) distanásia.
c) suicídio assistido.
d) ortotanásia.
Gabarito: D
15) (VUNESP - 2015 - TJPA - Juiz Substituto - adaptada)“X” é negro e jogador de futebol profissional. Durante uma partida é chamado pelos torcedores do time adversário de macaco e lhe são atiradas bananas no meio do gramado. Caso sejam identificados os torcedores, é correto afirmar que, em tese,
A) não responderão pela prática de crime de preconceito de raça ou de cor, mas poderão ser responsabilizados na esfera cível por reparação de danos morais;
B) responderão pelo crime de racismo, nos termos da Lei n.º 7.716/89.
C) não responderão por crime algum, tendo em vista que esse tipo de rivalidade entre as torcidas é própria dos jogos de futebol, restando apenas a punição na esfera administrativa.
D) responderão pelo crime de injúria racial, nos termos do art. 140, § 3.º do Código Penal.
Gabarito: D
16) (Concurso Delegado Polícia – SC/2008) Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
A) O crime de injúria qualificada pelo preconceito de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, por se assemelhar aos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, é de ação penal pública incondicionada e imprescritível.
B) Constitui crime de racismo a conduta de constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial.
C) A Lei n. 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, não prevê figuras típicas que incriminem o preconceito em razão de sexo, estado civil e opção sexual.
D) Se o indivíduo é impedido ou obstado de exercer algum direito seu em função de sua religião, o crime será de constrangimento ilegal e não de racismo, pois não há preceito na Lei n. 7.716/89 incriminando este tipo de discriminação.
Gabarito: C 
17) (MPT - 2012 - Procurador) NÃO constitui crime previsto na Lei nº 7.716/1989, que tipifica os ilícitos resultantes de preconceito:
AParte superior do formulário
) Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
B) Ofender ou ameaçar alguém, por palavra, gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar- lhe mal injusto e grave, em virtude de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
C) Impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao público.
D) Impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou escada de acesso aos mesmos.
Gabarito: B
18) (FUNCAB – Escrivão da Polícia Civil/PA – 2016) Qual, dentre as condutas a seguir enumeradas, ocorre a incidência de crime diverso daqueles tipificados como crime de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, conforme previsto na Lei n° 7.716, de 1989?
a) Impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, pensão, estalagem , ou qualquer estabelecimento similar, por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência racional
b) Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador, por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência racional
c) Injuriar alguém, utilizando elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro
d) Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau, por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência racional
e) Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos, por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência racional
Gabarito: C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais