Buscar

Avaliação sobre Dilatação dos Líquidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa com consulta sobre Dilatação dos Líquidos
1 – Sabemos que a dilatação térmica é um fenômeno que acontece quando o material recebe determinada quantidade de calor, assim aumentando a agitação das moléculas e consequentemente aumentando seu volume, comprimento ou área do material aquecido, tanto dos sólidos quanto dos líquidos. Para determinar a dilatação real de um líquido explique através de uma dissertação como podemos proceder? 
2 – O líquido não possui forma geométrica e necessita de um recipiente para que fique armazenado, tomando a forma do recipiente em que se encontra, assim quando o líquido é aquecido consequentemente o recipiente é aquecido também. Na dilatação dos líquidos podemos considerar que ocorre uma variação do:
Volume do líquido b) Comprimento do líquido c) Área do líquido d) Ambiente
3 – Um recipiente retangular possui as dimensões de 1x1,5x2 metros, o mesmo está cheio de um líquido que ao ser aquecido tem sua temperatura alterada em 15 °C. O recipiente é feito de cobre e o α cobre = 1,7x10-5 °C-1 e o tem seu γ líquido = 1,5x10-4 °C-1. Sabendo isso determine:
A variação da dilatação aparente do líquido;
A variação da dilatação volumétrica do recipiente.
4 – Um caminhão tanque possui uma capacidade de armazenamento igual a 3,5x103 litros, sendo utilizado 50% da capacidade para o transporte de um determinado tipo de combustível, o mesmo saiu de uma cidade onde a temperatura era de 20°C e chegando no destino o termômetro do veículo acusou 35 °C de temperatura local. Sabendo que o γ combustível = 9x10-4 °C-1 e desprezando a dilatação do tanque de combustível. Determine a variação da dilatação do combustível.
5 – Um recipiente de alumínio tem 100 ml de óleo que o preenche totalmente, esse conjunto foi aquecido sendo alterada sua temperatura em 30 °C, sabendo que γ óleo = 1,7x10-4 °C-1 e γ alumínio = 6,6x10-5 °C-1. Sabendo isso determine:
A variação da dilatação aparente do líquido;
A variação da dilatação real do líquido.

Outros materiais